quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

UFPA – Sindicância se arrasta em ritmo lento

Não evoluiu significativamente a sindicância interna da UFPA, a Universidade Federal do Pará, destinada a apurar o imbróglio que determinou a anulação da primeira fase do PSS, o Processo Seletivo Seriado 2010. Esta, pelo menos, é a versão oferecida por uma fonte da própria UFPA, com acesso privilegiado aos gabinetes muito próximos ao do novo reitor, professor Carlos Maneschy (foto).
Segundo essa fonte, de mais objetivo só foi apurado, até aqui, que um dos integrantes da banca encarregada de elaborar a prova de geografia, professor Ednaldo Duarte, admitiu que clonou algumas questões de um teste do cursinho Universo. “Ele admite que copiou algumas questões, mas não o vazamento da prova”, assinala a fonte.

15 comentários :

Anônimo disse...

Meu santo deus!!! Isso é muito pior do que ter se vendido. Revela um laço de gratidão?? Até que ponto isso é generalizado?????

Prof. Basílio Gama disse...

Barata!
Agora o teu foco é o probo reitor Maneschy?
Qual foi o reitor que teve coragem de publicamente denunciar um exame vestibular e solicitar apuração?
Que é essa tua fonte de xeretagem.
Queres fazer jornalismo sério ou responder a mais um processo?

Anônimo disse...

Tua fonte está equivocada, sabemos que a Comissão de SINDICÂNCIA é de alto nível e avança em seus trabalhos a passos firmes e com determinação. Claro que todos os emvolvidos terão o direito constitucional ao contraditório e ampla defesa no processo. Mas não se pode falar de forma leviana e açodadamente prezado Barata.

Anônimo disse...

Que Maneschy agiu melhor do que acho faria Alex, não resta dúvida. Isso apenas porque Alex é o tipo mais reles de docente que há no Brasil: ingressou sem concurso, nomeado pro decreto apenas por ser serviçal e capacho da ditatura. Porém, Maneschy nada fez por princípio, apenas por pressão das ruas, mesmo estando diante de uma das maiores imoralidades. E, reconheço, esse caso apenas é diferente do que sempre aconteceu por deixar provas materias robustas. E isso porque um pouco esperto resolveu fazer revisão de pré-vestibular colocando no papel, coisa nunca antes registrado, posto que, é muito fácil advinhar o que vão fazer um bando de copiadores vorazes e os mais medídocres possíveis. Note que surgiu o pior: se o professor de geografia copiou do material de revisão, isso significa que a prova foi feita, no máximo, uma semana antes do vestibular. Porquanto, as provas foram feitas nas carreiras.

Anônimo disse...

Anonimo,15:32, enquando espero que mande só um exemplo de sindicÂncia da UFPA que deu em algum coisa, vou provar porque não pode mesmo e exemplificar. Não pode por uma razão simples: professor não tem formação para investigar nada. Depois, esse não tem poder de nada: quebrar um sigilo telefônico que seja. A das última que soube foi para o caso de alunos do curso de física/2007 que se formaram fraudando conceito. Isso foi denunciado pelo seguinte: normalmente nas colações de grau de tal curso são como 10 estourando. Nesse dia tinha mais de 40 de beca. HAvia docente na platieia que sabia, por se o único que ministra certas disciplinas, que alguns não tinha sido aprovado por ele. Dizem que ainda não foi por isso, já que esses até cantaram o Hino Nacional como os caras, mas apenas pelo fato de um becudos ter feito questão de chamar no boca de ferro um deles para subir ao palco e vir beija o anel de um deles, mas que não melasse muito durante a beijação. Pois bem!! O mais penalizado dessa história pela sindicãncia o vir nos corredores do bloco N, posto que, a sindicância pediu para ele refazer alguma disciplinas. Esse chamas a todos dos piores palavrões possíveis e ainda prometia encher de pancada qualquer docente que falasse alguma coisa. Além disso, imagine o que pode fazer um professor ante um cara que confessa que fraudou, mas que se ele tiver o diploma anulado, como já trabalha numa escola pública da periferia, uma montanha de jovems pobres e desgraçados ficram o resto do ano sem professor de física? Isso é de partir o coração de qualquer docente.

Profa. Jane Neves disse...

Ei Barata, num confudi... O Maneschy era da Executiva do PPS, mas o Vestibular da UFPA atende por PSS. entendeu, mano?!

Anônimo disse...

O fato concreto é que só com essa confissão o Pré-vestibular pode processar a UFPA por plágio, danos materias e lucros cessantes, em função da exposição negativa. Algo em torno de ... R$ 5 milhões. Ficando no barato

Anônimo disse...

O corporativismo prevaleceu mais uma vez. Esses caras incompetentes diviam ser exonerados, pois pra elaborar umas cinco questões possuem a maior dificuldade, que é isso?

Anônimo disse...

E as tranbicagens nas bancas para seleção de professor, essas mesmo que não dão em nada. Parece até arrial junino, é cumpadre e cumadre pra todo lado. Em uma hora dessas dá até vergonha dizer que estudei nesta instituição. Falam tão mal das particulares, mais as vezes sãp até pior, por incompetencia e por dinheiro. Valha minha Nossa Senhora de Nazaré de Belém do Grão Pará.

Anônimo disse...

Agora esse negócio de compadrio anônimo das 10:00 deve ser denunciado.Se até a polícia tem número pras denuncias sigilosas
porque a Ufpa não pode apurar?

Anônimo disse...

É fato que Maneschy agiu da melhor maneira possível, porém, esperava que dessem nomes aos bois... É mais fácil dizer que plagiou as questões de uma apostila de cursinho (sendo que os elaboradores da prova possuem quase 1 ano para elaborar as questões, eita tarefa difícil hein?) do que dizer que deixou as mesmas "vazarem". Lastimável. Estou vendo que isso não dará em nada.

Anônimo disse...

O interessante que essa Administração ainda não deu uma dentro:

1. Morreu um estudante de História afogado, em frente a UFPA;
2. Morreu um homem, no banheiro do Vadião, com overdose;
3. Vazou a prova do PSS.

Como a UFPA não sai arranhada????
Sendo o PSS a entrada dos alunos dessa instituição???

Já houveram tempos melhores! Pobre UFPA!

Anônimo disse...

Queridos, amigos leitores do BLOG

Daquela Comissão de Sindicândia não sai nada!!!!!
Imaginem que professor vai cassar professor, eles são corporativistas
Enfim, tem que ser trocada TODA A EQUIPE DESSA UNIDADE "CEPS" ISSO SIM

Anônimo disse...

O que muita gente não quer considerar é que a UFPA é um patrimônio do povo, o qual sustenta até com sua miséria para que essa tenha os melhores cientísitas da amazônia e que não pode ser tratado desse jeito, quando é normal sempre haver um ou outro que não faz as coisas como gostaríamos, mas foi dentro do possível e dentro do mais profundo respeito por esse povo.

Anônimo disse...

Anônimo, 10:11. Tais por fora do que é a UFPA, e universidade pública em geral. Não adianta denunciar, qualquer investigação só pode ser feita se antes oficiar o reitor e esse concordar. Acontece que quando o ofício bate na sua mesa, a rádio cipó, assim como tudo que acontece por lá, coloca no ar e vai até o nome do denunciante. Se fores mais espertto, e da UFPA, cruza os nomes de todos conselheiros da UFPA dos últimos 5 anos com o pessoal do MPF-Pa. O mais provábvel é protocolares denûncia no MPF e quando voltar à UFPa já haver gente te esperando no corredor para encher o seu pescoço de manchas. Sem falar que, caso for docente, vai ministrar aulas só nos últimos horários da noite, uma no básico e dez minutos depois no profissional, tendo que sair correndo pelos corredores escuros. Isso sem falar em perseguições outras, todas das mais cruéis.