sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

IMPRENSA - Universal perde mais uma ação

Em mais um processo movido contra a Folha de S. Paulo, a Igreja Universal do Reino de Deus terá que recorrer de decisão do juiz Anderson Cortez Mendez, do Tribunal de Justiça de São Paulo, que julgou improcedente ação de indenização movida contra o jornal e o colunista Fernando Barros e Silva. A Universal questiona o artigo “Fé do Bilhão”, publicado em 17 de dezembro de 2007, que, segundo ela, tem “cunho tendencioso e ostensivo”, além de estar “eivado de inverdades”.
A notícia é do site Comunique-se (www.comunique-se.com.br), de acordo com o qual o juiz entendeu que “não há que se falar em lesão à honra”. Para ele, a Universal “teve um notável desenvolvimento empresarial desde a sua formação, que somado a diversificada rede de negócios empreendidos, provoca grande interesse da mídia”.
A Folha argumentou que o texto “consiste em exercício da liberdade de expressão do pensamento e da opinião, não havendo qualquer abuso ou ilegalidade”. O colunista, segundo o jornal, deu sua opinião sobre os fatos apontados pela jornalista Elvira Lobato na reportagem “Universal chega aos 30 anos com império empresarial”, alvo de mais de 100 ações.
A repórter, como acentua a notícia do Comunique-se, revelou que a Igreja Universal, além de controlar 23 emissoras de TV e 40 de rádio, mantinha 19 empresas registradas em nome de seus membros, entre elas, dois jornais diários, duas gráficas, uma agência de turismo, quatro empresas de participações, uma imobiliária, uma empresa de seguro saúde e uma de táxi aéreo.
A Universal terá que pagar as despesas processuais e os honorários advocatícios, acrescenta a notícia do Comunique-se.

Nenhum comentário :