terça-feira, 15 de dezembro de 2009

2010 – Seis por meia dúzia

Trocar seis por meia dúzia. Em um primeiro momento, esta parece ser a opção oferecida ao eleitorado paraense, diante do cenário agora posto, ainda que à espera de uma melhor definição. Candidata natural à reeleição, a governadora petista Ana Júlia Carepa já tem um adversário objetivo, que é o ex-governador tucano Simão Robison Jatene (foto), que neste último domingo, 13, foi ungido, ainda que informalmente, candidato a um segundo mandato pelo PSDB.
A dúvida, agora, é saber qual o movimento do ex-governador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará e cuja sagacidade política volta a fazer dele um eleitor privilegiado, a exemplo do que ocorreu em 2006. A ironia é que, ainda em passado recente, PSDB e PT malsinaram até a exaustão o ex-governador peemedebista, mas agora correm atrás dele, sôfrega e desesperadamente.

26 comentários :

Anônimo disse...

O próximo presidente da OAB nacional ficou empolgadíssimo com a pré-candidatura de Jatene ao governo do Estado do Pará.

Anônimo disse...

os analista de plantão que rodeia os politico com mandato não estuda o conportamento do eleitor pois como ele vai reeleger um politico cujo aliou-se aquele que o povo regeitou? depois quer ganhar eleição

Anônimo disse...

E agora, o que resta para nós? de um lado, os petralhas incompetentes e donos da verdade e do outro os tucanalhas canalhas e pseudo éticos. Um ou outro, será o governador desse pobre estado rico, dependendo do apoio do Maior corrupto e corruptor que o Pará já teve. Neste momento, já nem sei quem é o maior corrupto, já que os petralhas e os tucanalhas, estão mendigando seu apoio. Não podemos esquecer que a incompetente e medíocre Ana julia, foi eleita pelo apoio do dito cujo.
AI AI AI AI... dói muito, é uma dor quase física, sabermos que nada vai mudar, tudo vai ficar como está, ou pior ainda.Nossa gente vai continuar morrendo pela falência da segurança pública, da saúde pública, saneamento básico e educação.
Pior para nós Belenenses com um "enviado do mal" na prefeitura e um tucanalha/petralha como governador.

Anônimo disse...

Díficil mesmo escolher entre a incompetência dos petralhas e a hipocrisia e pseudo-ética dos tucanalhas, difícil mesmo...

Anônimo disse...

NAO É PORQUE VAMOS FICAR SEM OPÇÃO QUE AGORA VAMOS TECER LOAS E TROAS AO BARBALHÃO.
SE ANA NÃO CONSEGUIU FAZER NOS ESQUECERMOS DOS TUCANOS NÃO SERÁ COM JADER QUE IREMOS TER UMA VIDA MELHOR.
MAS NÃO SERÁ MESMO. ELE E SEUS ASSECLAS SÓ SABEM DILAPIDAR O ESTADO.

Anônimo disse...

Sinceramente chega a ser agoniante todo esse cenário. É lamentável, é triste. Não temos escapatória.

Anônimo disse...

Caro Barata, a análise reduzida sobre a melhor opção para o governo do Estado, leva o povo a atos equivocados,como foi o resultado da eleição de 2006 que ascendeu Ana Julia ao cargo de governadora, sem que tivesse competência e muito menos respeito por àqueles que a ela confiaram o destino deste nosso Pará. O dever de esclarecimento deve ser pautado na ética, sem nos permitirmos a passionalidade sobre nossas preferências individuais.
A mudança esperada nesses últimos 3 anos, onze meses e 15 dias nunca aconteceu (para melhor), mas sim agravando e mascarando nossa realidade. Período este em que a desmoralização da gestão pública ultrapassa a parâmetros de comparação com outros governos ditos democráticos.
O PSDB governou e resgatou o Pará do descrédito, do isolamento, deixando serviços e obras que hoje, não atendem a população por descaso, descompromisso e incompetência do atual governo.
Por tudo isso Barata, não dá pra dizer que são "seis por meia dúzia".
O governo do PT é incomparável na mediocridade e usurpação da administração pública e na mentira por eles propagada.

Anônimo disse...

Realmente caro Barata, não é possível comparar, o governo de Simão Jatene foi muito superior ao atual. Pergunte aos servidores públicos que estão todos arrependidos.

Anônimo disse...

O Estado está desgovernado e as secretarias falidas. Até o Abdom fará, se eleito, governo melhor do que dessa Ana Júlia.

Anônimo disse...

Anômino do dia 15 de dezembro de 2009 19:30, até parece que um governo, digamos com avaliação positiva, deve única e exclusivamente oferecer mordonias aos servidores públicos. Acho que vc esqueceu do povo!!!
Servidor público deve mostrar trabalho e depois exigir regalias, como ar condicionado e aumento do R$ ...infelizmente para o povo que sofre o que resta é obsevar as grevfes de servidores..que só querem saber de regalias trabalhr que é bom nada!!!!

Anônimo disse...

Nós brasileiros criticamos tanto os corruptos e a impunidade, mas somos nós os responsáveis por colocar-lhes no poder. Eu como paraense me envergonho de ouvir que o Jáder Barbalho é o político mais influente do nosso Estado. Influente só se for para mostrar aos seus comparsas os caminhos para se desviar dinheiro, de como corromper, mentir, enganar e depois sair impune. É por tudo isso que ele é disputado para coligações, pois ele sabe como fazer o jogo sujo!!!!
Eu lamento que essa criatura ainda tenha um eleitorado tão grande. Para mim é um sinal claro de que os paraenses que o elegem são iguais aos que elegem o Sarney, O Genuino, o Arruda, o Severino e todos esses tipos que enchem de lama o nosso país. Acordem seus analfabetos funcionais! Vamos mostrar que nós podemos começar a limpar essa sujeira!

Anônimo disse...

Afinal, quem é o próximo presidente da OAB nacional?

Anônimo disse...

Anônimo das 21:30, o que o Servidor Público esperava deste governo éra respeito e mudança e não a velha prática de empreguismo de parentes, apaiguados e todo tipo de incompetente que possa imaginar, nos cargos que deveriam ser ocupados por técnicos. Hoje grande parte do governo está inoperante sem conseguir dar respostas efetivas para as políticas básicas de saúde pública, segurança e educação. Os escandalos de corrupção (KITs) e incompetência (Santa Casa) são a prova do desastre administrativo deste governo que virou as costas para os servidores efetivos que são os verdadeiros executores das políticas. Essa arrogância e inabilidade com a gestão pública aliadas a entrega de Secretarias para verdadeiras quadrilhas travestidas de partidos políticos é o que mais desiludiu e entristece os Servidores. É claro que as mentiras de implantar o PCCR este ano também.
Só nos resta opinar nas urnas nosso descontentamento e PT NUNCA MAIS!

Anônimo disse...

Governo de Simão Jatene apenas deixou várias portas defeituosas destrancadas as quais foram abertas no Governo de Don'Ana, ou seja, um agravamento do que já estava ruim. Obras megalomaníacas são até legais quando são úteis (Metropolitano foi uma decepção se formos comparar a ideologia do mesmo apresentada pela mídia Tucana), mas de nada adiantam quando a infra-estrutura do Estado está corroída e ameaçando desabar. Em minha opinião, é 6 por meia dúzia sim. E quanto ao servidores públicos, quando será que pararão de se vender ao candidato que prometer mais benefícios? Nepotismo sempre houve, em qualquer governo e pelo visto não deixará de haver tão cedo.

Anônimo disse...

Vamos com calma companheiros...se o PMDB tem um grande numero de eleitores é porque eles fizeram algo pelos mais pobres.Algo que os faz agradecer até hoje à familia Barbalho.
Roubou eh?
Conta aí quem não rouba?
Na realidade os politicos pegam a nossa grana para fazerem campanhas eleitorais com visibilidade na mídia.Isso está erradissimo e todo mundo sabe.Temos que fazer uma reforma política neste país.
O futuro presidente da OAB se chama Ofir Cavalcante Junior ,pessoa muito competente.

Anônimo disse...

Estamos esquecendo de algumas coisas:
1 – É certo que a Ana Júlia foi eleita, com o apoio do Sr Jader Barbalho, mas só foi isso? Não foi também o descontentamento pelos 12 anos do governo dos tucanalhas?
2 – A segurança já vinha fenecendo, lembram do que disse Almir Gabriel a cerca da segurança pública, quando começamos a sentir na pele a insegurança, - que era apenas uma “sensação de insegurança.”, a Insegurança que temos hoje, foi também falta de investimento na Segurança Pública do governo passado e a total incompetência do governo atual.
3 – alguém falou que os tucanalhas fizeram obras e serviços, concordo, mas vocês não acham que deveriam ter feito muito mais, já que foram 12 anos de governo. E que obra o atual governo fez? Ah! Sim, estão fazendo a Ação Metrópole, que talvez, nem fique pronta nesse governo.
4 – Na gestão dos Tucanalhas, nossos interiores, quase todos, ficaram esquecidos, a não ser aqueles que eram administrados por eles, mesmo assim, só aqueles, que lhes rendessem, visibilidade e espaço na mídia. E o governo atual está fazendo alguma coisa?, desconheço.... Não é para menos, que queiram a separação do Estado do Pará.
5 – Alguém pode me dizer, qual foi o investimento no Social, na educação, e na Saúde,que os tucanalhas fizeram? Ah! Na saúde, eu me lembro, que foi a construção do hospital metropolitano, mas vocês não acham que é muito pouco para tanto tempo? E esse governo está fazendo alguma coisa? Desconheço....
6 – E que investimento os tucanalhas fizeram em prol da nossa população mais carente, em que foi atendida? Desconheço.. assim como tambem desconheco desse atual governo.
Na verdade, é de conhecimento geral que os tucanalhas, governaram apenas para uma parcela da população, que eu não preciso dizer qual.
8 – E o massacre dos sem terra, alguém duvida que tenha acontecido?

Concluindo: O nosso maior problema, é que não pensamos coletivamente, pensamos no “EU”
O servidor público diz: isto é que é governo bom, - aumentou meu salário.
O colega do trabalho diz: Este é o “governo”, deu um emprego para minha mulher.
O vizinho diz: que maravilha de governo, custeou o tratamento de saúde da minha mãe.

E assim vai por aí afora..... e a maioria fica F......

E também não cobramos, elegemos e pronto, como não há fiscalização, eles se locupletam, locupletam os seus familiares e amigos. Tanto no governo dos Petralhas e tucanalhas, há um desmando sem precedentes.

E o pior de tudo é pensarmos assim: foi feita essa, aquela e aquela outra obra, e eles poderiam até não ter feito(como se tivessem fazendo um grande favor), mas lembrem-se ao fazer uma boa administração, o governo não está prestando nenhum favor a nós, eles foram eleitos para isso, e estão sendo pagos. E o principal, as obras ou serviços que estão ou deveriam ser feitos, são realizadas com o nosso dinheiro.

Anônimo disse...

É muita cara de pau dos tucanos quererem se achar melhor do que os outros. São farinha do mesmo saco, um bando de ladrões, roubaram muito mais do que o Jáder, só fizeram obras prá turista, deixaram o estado do Pará com os piores indicadores sociais de sua história, não investiram nada em educação e saúde, saquearam o estado em vários escândalos, vide projeto Alvorada, Cerpasa e principalmente a venda fraudulenta da Celpa, cujo dinheiro nunca apareceu. Têm a cara de pau de se acharem as virgens no bordel, portanto têm lugar garantido na lata de lixo da história de nosso pobre estado

Anônimo disse...

Diante desse governozinho de M... que aí está, tenho saudades, muitas saudades do Jatene.

Anônimo disse...

BEM VERDADE MAS TROCAR SEIS POR MEIA DUZIA, MUITAS DAS VEZES NÃO É UM MAL NEGOCIO!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Jatene governador do Pará
Ophir C. Jr presidente da OAB do Brasil.
Então é isto que nós mortais podemos entender...Governo parense tucano e OAB nacional tucana.
Arriverderci Jader.

Servidor da Sema disse...

MIL VEZES O JATENE EM VEZ DA "BRAÇO DE TACACAZEIRA"!

Anônimo disse...

Eleições, governos e partidos:

Comparar Jatene com Ana Júlia é uma tarefa para cada cidadão deste estado - principalmente o que vota. Da somatória destas opiniões individuais sairá o vencedor da eleição de 2.010.

O compromisso partidário, a empatia, a gratidão, a opinião orientada por propaganda séria e/ou enganosa, tudo enfim vai corroborar para esta decisão.

Vitorioso em muitas prefeituras no pleito de 2.008, o PMDB de Jáder Barbalho estará ainda mais forte. Nos dois últimos governos teve participação coadjuvante e acabou que não fez nada.

A coligação PSDB-DEM (apoiada pelo PMDB) governou o Pará por 12 anos, fez muitas obras, mas pouco contribuiu para a elevação do IDH - Índice de Desenvolvimento Humano no estado. A coligação PT-PMDB governou nos últimos 4 anos, fez pouquíssimas obras e tam,bém pouco contribuiu para o IDH.

O funcionalismo público estadual, se julgar apenas pela questão salarial, deverá ser favorável ao PT-PMDB, que mais reposições concedeu (inclusive cobrindo parte das prerdas deixadas pelos tucanos); porém os temporários demitidos serão contra e muitos concursados novos não se sentirão obrigados a votar no PT. Além disso tem muitas questões pontuais provocadas por chefinhos do PT que só fizeram perseguir servidores públicos.

Durante as duas últimas décadas a área metropolitana de Belém passou por um inchaço populacional e teve como maior "empregador dos pobres e migrantes" o tráfico de drogas, a indústria da invasão, o latrocídio banal nas ruas, etc. Nenhum governo tomou nenhuma medida séria para tratar do problema.

Enquanto discutem se a melhor maneira de amenizar o problema é aumentar os benefícios sociais (amarrar cachorro com linguiça), fazendo o jogo das esquerdas; ou se é investir em infra-estrutura dos meios de produção (enriquecer os mais ricos), fazendo o jogo neo-liberal, a população vai sofrendo com a perda da qualidade de vida.

As áreas verdes e os espaços de esporte e lazer estão diminuindo, graças a ação do pior prefeito da história de Belém, o nefasto Duciomar Costa, o colecionador de processos judiciais por improbidade administrativa e desvio de verbas, que também sonha com a oportunidade de infelicitar o Pará nas próximas eleições.

A saúde pública se transformou - tanto a nivel estadual como municipal - num caos inimaginável, que começou a se formar ainda na gestão do Dr. Fernando Dourado, autor de inúmeros incidentes de superfaturamento, para oxigenar o projeto político "Presença VIVA" (VI de Vic e VA de Valéria) em detrimento dos hospitais e serviços de média e alta complexidade.

A energia elétrica falta todo dia, a água é de má qualidade e também sofre dezenas de interrupções/mês.

Pergunta-se: será que o PMDB vai se contentar em ser um coadjuvante da continuidade deste cenário, ou vai trazer uma proposta diferente? Se achar que é melhor a vaga de senador, estará mais que endossando tudo este passado recente de tragédias no estado.

Anônimo disse...

Não é só a tucanalha que critica, existem os falsos que adoooooram paparicar os petitas e no anonimato tome chumbo, olhem só a expresão, velha conhecida do blog, "braço de tcacazeira", é dela podem crer.

Anônimo disse...

Peraí, já vi essa aqui "braço de tacacazeira", prá outra pessoa...

Anônimo disse...

Querer a volta de corsários é pura decadência.Vcs não querem o Marcelinho Gabriel pra pendurá-lo nos seus pescoços?

Anônimo disse...

Os funcionários tem mesmo que se unir e votar em JATENE!
Na SEAD, também tem uma Donana, a nora do Wilson Figueiredo, sem classe, sem educação, sem modos, coisa mais horrivel no gabinete do Secretário. Manda mais que o adjunto. Quando o Secretário viaja quem "responde" é ela.