segunda-feira, 29 de abril de 2013

FEIRA PAN-AMAZÔNICA – A gênese do evento


        As novas gerações de leitores não têm obrigação de saber, pois são parcos os registros a respeito. Por isso convém revelar-lhes os primórdios desse suntuoso evento no qual se transformou a Feira Pan-Amazônica do Livro. E conhecer os personagens da saga que foi realizar as primeiras feiras do livro em Belém.
        Em pleno auge da ditadura militar, no início dos anos 70 do século XX, os chamados anos de chumbo, quando - subvertendo o princípio jurídico da inocência presumida - qualquer suspeito era culpado até prova em contrário, Raimundo Antônio Jinkings, livreiro e lendário comunista de Belém, aproveitava o vazio do Grande Hotel, já à espera da demolição para a construção do modernoso Hilton, para realizar, no cômodo térreo localizado na esquina da rua Carlos Gomes, uma incipiente feira, com os livros vendidos a preços populares e dispostos desordenadamente nas prateleiras improvisadas.

2 comentários :

Luiz Otávio disse...

Na Feira do Livro instalada no térreo do Grande Hotel comprei "Boa-noite, Professor", de Eneida de Moraes, contos, escritos no cárcere, onde também estava Graciliano Ramos, que fez leitura dos originais da obra literária.

carlinhos disse...

Você ainda tem esse livro?