terça-feira, 2 de abril de 2013

ÉTICA – Lição de cidadania, na voz de Ana Carolina


        No vídeo acima, a cantora e compositora Ana Carolina declama o poema Só de Sacanagem, uma belíssima exortação ao rigor ético, de autoria de Elisa Lucinda, atriz que é também cantora, poetisa e jornalista. Comovente, o poema faz um emocionado apelo pelo resgate ético e embute a profissão de fé no poder de mobilização do povo, capaz de transformar sonhos em realidade. Valorizado pela belíssima voz de Ana Carolina, o arremate do poema de Elisa Lucinda é arrebatador:

 “Minha esperança é imortal.
"E eu repito: ouviram? Imortal.
"Sei que não dá pra mudar o começo.
"Mas, se a gente quiser,
"vai dar pra mudar o final.”

        Como, desgraçadamente, a corrupção que deu causa ao poema perdura atual, o Blog do Barata volta a publicá-lo, depois de tê-lo veiculado na edição de 21 de outubro de 2012.

5 comentários :

Anônimo disse...

TCM susta pagamentos do contrato entre Prefeitura e a CTR Guajará

O plenário do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) decidiu, ontem, por unanimidade, suspender o pagamento das parcelas, vencidas e vincendas, decorrentes do contrato entre a Prefeitura de Belém e a Central de Tratamento de Resíduos - CTR Guajará, da empresa SA Paulista Comércio e Construções Ltda. O contrato de 25 anos, no valor total de R$ 823 milhões, se destina aos serviços de desativação e recuperação ambiental do Lixão do Aurá e de implantação e operação do novo centro de tratamento de resíduos sólidos de Belém. O contrato foi assinado ao final da gestão do ex-prefeito Duciomar, contrariando liminar fundamentada em suspeitas de irregularidades na licitação. O TCM impôs multa diária de R$ 20 mil em caso de descumprimento da decisão pelo atual prefeito, Zenaldo Coutinho.
A cautelar foi apresentada pelo conselheiro Cezar Colares, anteontem, e aprovada. Pela decisão, deverão prestar informações ao TCM, no prazo de 30 dias, Zenaldo, Duciomar, o novo secretário municipal de Saneamento de Belém, Luiz Otávio Mota Pereira, e o antecessor dele, Ivan José dos Santos, além dos representantes da CTR Guajará e da S.A Paulista. Eles terão que explicar "as inconsistências apontadas na análise preliminar da comissão de servidores do TCM, bem como sobre a concessão da medida cautelar." A decisão será comunicada à Câmara de Belém, ao Ministério Público do Estado e aos demais prefeitos e presidentes de câmaras de Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara do Pará, Benevides e Santa Izabel.
A decisão levou em conta a indefinição quanto ao regime do contrato, se de concessão administrativa ou de concessão patrocinada; os demais municípios da Região Metropolitana de Belém não foram consultados, principalmente Ananindeua, na divisa do Aurá; as transgressões de dispositivos legais; e as falhas elencadas pela equipe técnica do TCM, que podem levar ao dano ao erário municipal, tendo como consequência direta prejuízos aos municípios da RMB.

Anônimo disse...

Boa idéia a dos deputados do Rio Grande do Sul em responsabilizar os membros do MP que assinaram um TAC com os donos de boates, mas nunca fiscalizaram a sua execução. Chega de instituições para embaralhar o meio de campo. Aponte a saída e também seja responsável pelas escolhas ou "recomendações". Fácil jogar pedras. Fazer acontecer nesse país são outros quinhentos! Poderia ficar aqui citando milhões de situações e expedir mais um meio de milhão de recomendações. E daí?!

Anônimo disse...

Reclamação ao SINJOR no dia dos Jornalistas:


Tem meus Parabéns todos os Jornalistas e Blogueiros Sérios, espalhados pelo Mundo.

Mas com todo respeito, mas nessa Profissão como nas demais, há muitos Covardes e Corruptíveis.

Alguns se escondem atrás de "grandes" Jornais da capital Paraense e de Jornais "Independentes", porém com dinheiro de Comerciantes e Políticos Corruptos, não é verdade.

Muitos Blogueiros e Jornalistas deixam de Divulgar Casos de Corrupção por "Medo", "Venda" da Matéria aos Acusados e/ou por "Ordens Superiores".

O Anonimato no momento é viável.

Anônimo disse...

Esse TCM é uma Graça mesmo, quando se mexe com LIXO, aí é com Eles, Suspendem, Cobram e querem pegar Um para Bode Expiatório.

Mas o que dizer dos Contratos e Convênios Liberados nas Administrações sob suspeita de Irregularidades, isso para Eles é normal sabem porque, por que o TCM manda Funcionários para as Prefeituras para participarem, até de Licitações, não é verdade Senhor ANAZILDO DE MORAES, que participa até hoje na Administração da Prefeitura de São João de Pirabas do Senhor Claudio Barroso/PMDB, afilhado Político de Jader BARBALHO e que teve sua Prestação de Contas de 2009 e 2010 sob suspeita de Irregularidades, comprovadas pelo próprio TCM, mas inexplicavelmente teve Suspenso o Julgamento pela Conselheira Mara BARBALHO e pelos Conselheiros Lavareda e José Guimarães, este ultimo indicado pelo Senhor Jader Barbalho.

Esse TCM quer fazer Graça, querem melhorar seus Desempenhos, então coloquem em Pauta todos os Processos de Prefeitos sob investigação para serem Julgados pela Corte.

o Anonimato é Obvio.

Anônimo disse...

Falta ao MP do Pará o essencial: isenção e penalizar pelas ações não realizadas pelo governo. Reuniões, palavras bonitas, planos a serem realizados, TACs e fica por isso mesmo. Basta ver o que ocorre na saúde. Cadê os concursos, a regulação de leitos estadual funcionando, acompanhamento do que o incompetente secretário de saúde estadual está fazendo? Nossos indicadores piorando, gente morrendo e o Hélio Franco só com discursos. Esse cara faz mal para a saúde dos paraenses. Quanto ao seu chefe, não está nem aí para a saúde pública. O que é evidente, já quando precisa vai para fora do estado.