sábado, 30 de março de 2013

ALEPA – Máfia legislativa volta a dar as cartas

        “Ou restaure-se a moralidade ou locupletemo-nos todos!” Cunhado por Sérgio Porto, o célebre Stanislaw Ponte Preta, um dos mais competentes jornalistas brasileiros da sua geração, o chiste acima é o que melhor define a corrupção sistêmica enraizada na Alepa, a Assembleia Legislativa do Pará. A concluir das denúncias feitas ao Blog do Barata, trata-se de uma situação absurdamente deletéria, acintosamente coonestada pelo deputado Márcio Miranda (DEM), o novo presidente da Alepa, que sucedeu o ex-deputado Manoel Pioneiro (PSDB), novamente eleito prefeito de Ananindeua, nas eleições municipais de 2012. A despeito de ostentar um discurso de austeridade, feito em tom melífluo e capaz de seduzir os incautos sobre suas reais e inconfessáveis intenções, é emblemático Miranda ter ressuscitado a máfia legislativa, cujas falcatruas, por décadas coonestadas pelo TCE, o Tribunal de Contas do Estado do Pará, também conhecido, por sua dolosa omissão diante dos malfeitos, como Tribunal da Corrupção Estadual. As patifarias institucionalizadas no Palácio Cabanagem, diga-se, só foram escancaradas e seus protagonistas transformados em réus devido as investigações do MPE, o Ministério Público Estadual, conduzidas, com admirável e comovente coragem moral, pelo promotor de Justiça Nelson Medrado, da 3ª Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais, da Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa.
        Segundo uma fonte do Blog do Barata, é revelador, do caráter da administração de Miranda como presidente da Alepa, o deputado do DEM ter como auxiliares de confiança servidores do jaez de Augusto José Alencar Gambôa, Jarbas Pinto de Souza Porto, o Jabota, e Max Fortunato da Silva Ribeiro. De acordo com as investigações promovidas pelo MPE, todos três estão envolvidos nas falcatruas registradas por décadas no Palácio Cabanagem. Eles figuram no elenco dos marajás da Alepa, constituído por aqueles sobre cujos vencimentos não era aplicado o redutor constitucional, o que sugere, dentre outros ilícitos, sonegação fiscal. Por isso, Gambôa, Porto e Ribeiro deverão figurar como réus em uma ação civil pública, por improbidade administrativa, a ser movida pelo MPE, pelas mãos do promotor de Justiça Nelson Medrado.

9 comentários :

Barroso disse...

Uma coisa me causa estranheza: será que não existem mais pessoas competentes e honestas? Por que os novos dirigentes teimam em recrutar os mesmos envolvidos em falcatruas? Acho que o esforço do ministério público estadual vai ser em vão, porque punições só após as aposentadorias dos espertos.

Anônimo disse...

Apenas o Jarbas (Joaquim Passarinho) e Max (Nicias Ribeiro)e não o Gamboa, que conjuntamente com Marta Bembom foram obrigados a escolherem se ficariam com o salario da Alepa ou do TCE ou apenas 80% do DAS como manda o RJU. A Marta ficou no TCE e o Gamboa lotado na Procuradoria da Alepa. Será que era dúplice esses salários? Segundo comentários: quem quiser funcionários a disposição que pague de seus cofres.

Anônimo disse...

e o Duboc, se aposentou do BC e caiu no ostracismo ou vai perder a aposentadoria?

Anônimo disse...

Dr. Medrado foi promovido na última sessão do Conselho e, em breve, será Procurador de Justiça, para a alegria de muitos, corruptos, é claro.

Anônimo disse...

Existe outra frase do Stanislaw Ponte Preta que se adequa, perfeitamente à ALEPA:
"A prosperidade de alguns homens públicos do Brasil é uma prova evidente de que eles vêm lutando pelo progresso do nosso subdesenvolvimento".

Anônimo disse...

alo anônimos além desta thurma agora tem a tal de DRa Tatiane Amaral que e a mulher da mala preta na era Ana Julia lá na sepof ela e da licitação e da auditoria ve se pode ela mesmo se audita kkkkkk

Anônimo disse...

esse PCCR e uma vergonha tem gente que tinha ate diploma falso e agora vai passar a nivel superior, tem ate gente que e tecnico que quer ser consultor, tem dentista querendo ser procurador e uma verdadeira vergonha cade a moralização que o novo presidente tanto fala

Anônimo disse...

Quer dizer que a Tati quebra barraco tá nas paradas de sucesso da ALEPRA? Mentiiiiira, jura? Só Jesus resucitado ontem nessa causa. Márcio pensa que engana quem com esses "açeçores"? Ui!

Anônimo disse...

Esperavam outra coisa desse cidadão? Esqueceram que ele é oriundo d pm? Então podem esperar todo tipo de safadeza.