quarta-feira, 8 de junho de 2016

UFPA – Compromisso com os fatos

Cabe reiterar que não tenho vínculos, pessoais ou políticos, com nenhum dos candidatos a reitor. Sou agradecido, indistintamente, aos professores Edson Ortiz, Emmanuel Tourinho e João Weyl, que se dispuseram a falar ao Blog do Barata, contribuindo para o debate democrático em torno de propostas de gestão para a UFPA. Com cada um deles tenho, em matéria de mapas de crenças, pontos de convergências e divergências, porém sempre na perspectiva de que as interpretações são livres, mas os fatos são sagrados.
Essa postura crítica, à margem de matizes ideológicos e político-partidários, certamente desagrada segmentos engajados nas campanhas de alguns dos candidatos a reitor, o que não surpreende diante do clima de vale-tudo eleitoral, no qual medra com vigor a leviandade no trato com a honra alheia. Não surpreende sequer a aparente má vontade recente em relação ao Blog do Barata de Tourinho, que recalcitra em admitir-se beneficiário da máquina administrativa, na contramão das evidências dos fatos.
O Blog do Barata permanece onde sempre esteve - comprometido com a notícia. Por isso não abro espaço às baixarias que tentam impingir contra os candidatos de oposição, particularmente contra Edson Ortiz e João Weyl. Da mesma forma como rejeitei a tentativa de permitir a utilização do blog contra Simone Neno, diretora da editora da UFPA, com o claro objetivo de atingir Emmanuel Tourinho, do qual ela é esposa. Simone Neno só será notícia se eventualmente interferir no processo eleitoral para além dos limites de eleitora, ainda que uma eleitora privilegiada, pelo próprio cargo que ocupa, para o qual foi nomeada pelo ex-reitor Carlos Maneschy, patrono da candidatura de Tourinho.

De resto, mantenho a determinação de acatar a crítica democrática, aos candidatos e até a mim, mas de repelir, peremptoriamente, as tentativas de desmentido pelo desmentido, sem amparo em fatos e, por isso mesmo, anônimas. Como foi o caso do noticiário sobre o simulacro de debate ocorrido no Hospital Universitário João de Barros Barreto, em postagem que um comentário anônimo, com as digitais dos áulicos de aluguel, pretendeu desmentir graciosamente. Ignorei a investida porque anônima, sem o aval de nenhum dos candidatos que participaram do debate, e também porque o relato feito ao blog foi corroborado por duas fontes distintas, que confirmaram a denúncia da fonte da notícia.

Nenhum comentário :