quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ELEIÇÕES – Índices sociais pífios sepultam farsa

        Quando apresenta-se como o candidato das mudanças, Zenaldo Coutinho reprisa o estelionato eleitoral que se confunde com a ascensão da tucanalha no Pará. Ele reproduz, aparentemente por osmose, as balelas de seu atual patrono político, o governador tucano Simão Jatene (foto), o Simão Preguiça, patologicamente indolente e compulsivamente mentiroso. A farsa da tucanalha é sepultada pelos índices sociais pífios que o Pará exibe.
        Os 12 anos de sucessivos governos do PSDB no Pará foram marcados por índices sociais pífios e por uma política de austeridade salarial particularmente penosa para a grande massa de servidores públicos estadual. Nos oito anos de administração Almir Gabriel, eleito governador em 1994 e reeleito em 1998, a perda salarial média do funcionalismo público estadual chegou a 55%, de acordo com o Dieese, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Sócio-Econômicos. Um cenário que não se alterou no primeiro mandato do governador tucano Simão Jatene, de 2003 a 2006, um poste transformado em governador, no rastro de uma escandalosa utilização da máquina administrativa estadual, patrocinada por Almir Gabriel e coonestada por Zenaldo Coutinho.
        Ao mesmo tempo, o percentual de desemprego na população economicamente ativa no Pará, também de acordo com o mesmo Dieese, situava-se entre 16% e 18%. Segundo ainda o Dieese, 53,86% dos ocupados vivem hoje na faixa da pobreza, ganhando até, no máximo, dois salários mínimos. O Pará, que até 1994 tinha o terceiro melhor PIB, o Produto Interno Bruto, per capita da Amazônia, desabou para o quinto lugar, à frente apenas de Roraima e Tocantins, revelaram os insuspeitos números do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

8 comentários :

Anônimo disse...

sai daí seu maçon, esse grupo fechado só pensam neles!!.São todos bandidos.

Licínio Carvalho disse...

Caro Barata, nosso povo teima em manter no poder pessoas e modelos ultrapassados,não vemos nenhuma ação para incentivar a criação de empregos em nosso estado, o descaso com a educação é absoluto, os cargos nos órgãos públicos estão infestados dos filhos,parentes, e agregados dos políticos que mantém uma oligarquia de décadas no Pará.Nosso modelo energético está falido, nossa tarifa é uma das maiores do País,mesmo com a usina de Tucuruí, nosso sistema de água é precário,o IDH tem parametros africano,80% da população não tem saneamento básico,atingimos nível de violência equivalente com a baixada fluminense,e as vésperas das eleições corremos o risco de manter no poder o mesmo modelo anacrônico que escraviza nosso sofrido povo.

Anônimo disse...

É isso aí, infelizmente um povo desinformado, que aceita passivamente a roubalheira escandalosa do nosso dinheiro. É uma verdadeira quadrilha, infiltrada EM TODAS AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, articuladas entre sí prá se locupletarem (essa é palavra usada pelo judiciário, prá não chamarem de ladrão os excelentíssimos senhores) aos seus rebentos e apaniguados políticos.

Anônimo disse...

Enquanto o Cid Gomes consegue levar industria de laminados para o Cearás, o Eduardo Campos dando banho de governo em Pernambuco. Tudo quanto é governador trazendo indústria automobilística para seus estados, o Jatene está aí endividando o Estado, abandonando as regiões de Carajás e Tapajós. É o Simão Lorota mesmo. Mas nas próximas eleições vai ter o troco.

Anônimo disse...

Povo do Para criem vergonha na cara e não voten mais nesse governador preguiçoso e mentiroso e nem em seu candidato filhote da ditadura, que nunca trabalhou na vida.

Anônimo disse...

Barata, até votei no Jatene na eleição passada; porém a decepção com esta pessoa está sendo tremenda. Ele mente muito, para ele está tudo bem. A saúde está uma porcaria, a segurança pública nem se fala (tenho medo de sair à rua). GOVERNADOR O SR. DEVERIA SE ENVERGONHAR DA TUA PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO. 2014 está próximo, a resposta será dada nas urnas.

Anônimo disse...

Bbarata, o melhore, indice do Governo jatene, é o enriquecimento de parentes.Olha o caso Wing.

Anônimo disse...

E tudo isso APROVADO SEM RESSALVAS pelos tribunais da corrupção estadual e municipal. É muita roubalheira para um povo só.