domingo, 21 de outubro de 2012

ELEIÇÕES – As projeções do Ibope e do Ipespe

        As pesquisas do Ibope, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, e do Ipespe, o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, revelam Zenaldo Coutinho em vantagem, mas por uma margem abaixo daquela projetada pelo Vox Populi. O que levou a coordenação da campanha de Edmilson Rodrigues à ilação de que os números revelam uma ascensão do candidato do PSol e, por via de conseqüência, sinalizam a crescente redução da vantagem inicial de Zenaldo. Exatamente o que enfatiza o programa eleitoral de Edmilson que a TV Liberal deixou de levar ao ar na noite deste sábado, entregue à emissora dos Maiorana ainda na tarde de ontem, às 16h25, cinco minutos antes do prazo fatal – 16h30.
        Pelo Ibope, cuja sondagem foi publicada por O Liberal, na pesquisa estimulada Zenaldo Coutinho tem 51% das intenções de voto, contra 42% de Edmilson Rodrigues. Contabilizados somente os votos válidos - quando são excluídos os votos brancos, nulos e indecisos - Zenaldo tem 55% da preferência, contra 45% de Edmilson. Feita de 16 a 18 de outubro, com um total de602 entrevistados, a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
        Já o Diário do Pará - líder em vendagem e que integra o grupo de comunicação da família do senador e ex-governador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará e inimigo figadal dos Maiorana – publicou uma pesquisa de intenção de votos encomendada ao Ipespe. O instituto ouviu 800 entrevistados, entre 18 e 19 de outubro, e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. Pela pesquisa estimulada, Zenaldo tem 45% das intenções de voto, contra 39% de Edmilson. Na pesquisa espontânea, Zenaldo aparece com 44% das intenções de votos e Edmilson com 38%. Os brancos e nulos nesse caso são 7% e 11% não responderam.

Nenhum comentário :