sábado, 6 de outubro de 2012

ELEIÇÕES – Edmilson e Zenaldo no segundo turno

        Segundo o Acertar, instituto de Belém célebre pela margem de acerto de suas projeções e constituído por uma equipe de competência, experiência e probidade comprovadas, a mais recente pesquisa sobre intenção de voto para prefeito de Belém sinaliza a realização de segundo turno, a ser disputado entre o ex-prefeito e atual deputado estadual Edmilson Rodrigues (foto), do PSol, e o deputado federal Zenaldo Coutinho, do PSDB. Realizada entre 2 e 5 de outubro, com um total de 816 entrevistados, com uma margem de erro de 3,5 %, para mais ou para menos, a pesquisa foi registrada no TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, e figura no site do Instituto Acertar, cujo endereço eletrônico é http://www.acertarcoop.com.br/ .A pesquisa foi encomendada pela Bacana Comunicação, Publicações e Vídeos, de Marcelo Marques, jornalista do grupo de comunicação da família do senador e ex-governador Jader Barbalho,o morubixaba do PMDB no Pará.
        Os votos válidos, aqueles conferidos aos candidatos, excluidos os votos em branco e nulos e que são contabilizados para o resultado final da eleição pelo TSE, apontam para a realização de segundo turno. Edmilson Rodrigues, do PSol, tem 38,0% das intenções de voto, contra 62,0% da soma dos demais candidatos. Zenaldo Coutinho, do PSDB, figura em segundo lugar, com 23,2% das intenções de voto. Jefferson Lima, do PP, e José Priante, do PMDB, surgem empatados em terceiro lugar: o candidato do PP tem 13,0% dos votos válidos e o peemedebista 10,9%, configurando-se um empate técnico, diante da margem de erro da pesquisa, que é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
        Abaixo de Edmilson Rodrigues, do PSol, e Zenaldo Coutinho, do PSDB, seguem-se Anivaldo Vale, do PR, com 6,2%, contra 5,3% de Arnaldo Jordy, do PPS; 2,8% de Alfredo Costa, do PT; 0,3% de Marcos Rêgo, do PRTB; 0,2% de Leny Campelo, do PPL; e 0,1% de Sérgio Pimentel, do PSL.

17 comentários :

Anônimo disse...

Tudo a ver:

” Davi Batalha disse…

TV Liberal: o vexame das Eleições Municipais 2012.
Pela 1ª vez na história da capital paraense há uma eleição tão disputada para a Prefeitura de Belém. Nada menos do que 10 candidatos disputam o comando de Belém, sendo a campanha por si só um espetáculo de democracia. Apesar disso, a democracia e a isonomia, o tratamento igualitário que as leis do país exigem dos meios de comunicação para com os candidatos, não parecem fazer parte dos princípios das ORM.
A TV Liberal, afiliada da TV Globo no Pará e em Belém, se traduziu neste 1º Turno como a pior cobertura das Eleições 2012, o que se traduziu em erros grosseiros, no desrespeito às leis eleitorais e à Constituição Federal e no fiasco de uma proposta de debate obscura e confusa, que foi marcado, remarcado e depois cancelado por culpa da irresponsabilidade da própria TV Liberal. Vamos aos fatos que se seguiram:
1. Logo no inicio da campanha, a TV Liberal apresentou uma proposta de cobertura a todos os candidatos, que impunha a todos estes a assinatura de um Termo no qual esses candidatos abririam mão de participar do debate na TV – neste, só participariam os 05 primeiros colocados na pesquisa do IBOPE; os demais ganhariam uma entrevista no Jornal Liberal.
2. No entanto, o acordo proposto pela TV Liberal exigia unanimidade, o que não foi alcançado, pois os candidatos Alfredo Costa, do PT, Sérgio Pimentel, do PSL, e Marcos Rêgo, do PRTB, entraram e ganharam na justiça o direito constitucional de participarem do debate – diante da negativa da justiça para suas regras absurdas, a TV Liberal cancela o debate.
3. No lugar do debate a TV Liberal transmitiu o programa humorístico “A Grande Família”, pois suas regras arbitrárias – opostas e mesmo transgressoras às determinações da Justiça Eleitoral – não foram acatadas por candidatos nem pela Justiça. Porém, as trapalhadas da TV Liberal não parariam por aí, fazendo ruborizar até um Agostinho Carrara, personagem do humorístico transmitido que sempre quer se dar bem e acaba se atrapalhando e aos outros.
4. Já no último dia da Propaganda Eleitoral Gratuita na televisão, a TV Liberal simplesmente – e de forma inexplicável – cortou (isso mesmo: CORTOU!) parte do programa de Anivaldo Vale e Priante, coincidentemente os candidatos que disputam diretamente uma vaga no 2º Turno eleitoral com Zenaldo Coutinho, candidato oficial das ORM e da TV Liberal.
5. O constrangimento acintoso obrigou juízes a sentenciarem a TV Liberal a abrir espaço em sua grade, que transmitiu em rede – pois as TVs SBT, Cultura e TV Nazaré fizeram seu trabalho profissionalmente, porém terão de retransmitir em rede o erro exclusivo da TV Liberal – os 54 segundos roubados do programa de Anivaldo Vale nesta quinta-feira, e nesta sexta-feira, véspera da eleição, terá de transmitir os programas de Anivaldo Vale e Priante.
6. Porém, o prejuízo causado na transmissão dos programas de Anivaldo Vale e Priante não pode ser mensurado e reparado, apenas minimizado, o que já constituiu beneficio direto para o candidato oficial da TV Liberal, o tucano Zenaldo Coutinho.
Como diria Boris Casoy, isso é uma vergonha, tanto para a TV paraense quanto para a população de Belém, que não via uma manipulação tão grosseira desde a época da ditadura, quando tentou fraudar os resultados das Eleições1982 para prejudicar Leonel Brizola, e das Eleições 1989, quando houve a manipulação da edição do debate entre Collor e Lula, beneficiando o primeiro. Os eleitores não mereciam nem precisavam estar diante de tamanho desrespeito às leis, às regras eleitorais e, principalmente, aos telespectadores.”

Essa é a ditadura desses manipuladores e farsantes, pertencentes a esse desgoverno que se instalou no estado, com uma sede feroz pelo poder para que possam, novamente, cometer toda espécie de desmandos e desvios. Cuidado, seu destino, o nosso futuro, está em nossas mãos!

Anônimo disse...

Os tucanos ajudaram a eleger o Duciomal. Agora querem dar uma de bacana, de bons moços, de que são diferentes, mas antes tem que responder porque ajudaram o Nefasto? Por que não estavam do lado do povo? se brigaram com o esse cara de pau e depois não puderam destruir mais ainda coma cidade, não podem agora vir com a cara de santos querem administrar a cidade. Basta lembrar que os índices apresentados pelos órgãos publicos e privados quanto a segurança, economia, suaúde, saneamento, etc. são dados que revelam o desprezo destes Nesfastos que atestam não só contra o Nefastpo, mas contra quem governou o estado (e a cidade de Belém tb) por 12 anos. As deficiências e os índices africanos de miséria e angústia popular não surgiram do nada, não surgiram agora, não são percentuais (o índices) criados na véspera de campanha, como estas pesquisas que apontam a Valéria, digo, o Zeraldo com tantos porcentos de voto, são a realidade nu e crua, que evidencia o desprezo pelo povo de Belém, o demando e desgoverno. Se o Simão Preguiça consegue fazer isso com o Estado (incluindo Belém, por óbvio) imagina junto com o Zeraldo, que nega o que disse, que disse, mas não disse????

Anônimo disse...

Anonimo das 18:58, o Jatene e Zenaldo ajudaram a eleger o prefeito mais corrupto de Belem, Duciomar Costa, em troca da vaga no senado do multiprocessado Flexa Ribeiro. Esse e o PSDB que tem como unico interesse e objetivo roubar onde existe dinheiro publico. Mas oberve uma coisa, nos dois anos de governo Jatene nada foi feito? Por que? Porque o Estado nao tem dinheiro, e a verba federal esta sendo muito bem fiscalizada pelo TCU, CGU e MPF, logo, eles nao podem meter a mao, tem que recorrer a emprestimos de 2 bilhoes, para poderem meter a mao. Por enquanto, unica vantagem, alem de superfaturar cafezinho, e empregar a parentada no governo.

Anônimo disse...

Bom, esperava pelo segundo turno. Enfim o debate nacional e estadual renasce em Belém. Edmílson e seu forte chamado PSOL necessariamente precisam construir alianças para terem grandes chances vitória na única capital brasileira em que o partido tem essa possibilidade. Nesse caldeirão, que mistura ideologias e tendências, o PSOL deverá optar por algum parceiro. O da vitória sabe-se quem é. Mas será que as vaidades e o radicalismo conseguirão construir esse cenário. O futuro é bem próximo, daqui a menos de trinta dias. O bombardeio será ferrenho. A mídia que apoia descaradamente o candidato do governo do Estado (sendo ele do PSDB), como está acontecendo no resto do país, é mais um ingrediente nesse sopão. Porém, é um excelente momento para lavarmos a roupa de anos e anos de total falta de capacidade e interesse pela mudança. Será que DILMA e LULA desembarcam em Belém para rever o antigo partidário. Será que o PSOL perceberá o papel importante que o destino lhe reservou. Para aqueles de visão míope, Belém é o centro das atenções em âmbito nacional, junto com São Paulo. Aqui mais fácil do que lá. Afinal, o conservadorismo paulista é uma incógnita, ou melhor, um míssil sem direção. Vejamos as cenas dos próximos capítulos. Érico Borba, um esperançoso.

Anônimo disse...

Os problemas do jatene e seu psdb só estão começando. É o penúncio de uma fragorosa derrota na eleição de 2014.

Anônimo disse...

Muitos gestores públicos quando assumem funções públicas são dotados de boas intenções, não se pode generalizar que todos são corruptos ou corruptíveis. O grande diferencial de uma administração voltada para todos, ou seja, isonômica, e acima de tudo justa, é quando as pessoas que assessoram e/ou cercam os gestores são preparadas. Esse preparo não se restringem às condições técnica e de intelecto, vai além, essas pessoas devem possuir equilibro emocional, serenidade e atitudes transparentes, caso contrário, influenciam negativamente nas decisões dos gestores. Causa do desastre de muitas administrações que tudo tinham para ter dado certo.

No Parquet estadual muitos servidores já estão preocupadíssimos, o atual gestor Eduardo Barleta não pretende concorrer à reeleição, o que deixa muitos apreensivos, ele é mão de ferro, é, mas tem se portado com justiça e equilíbrio. É ele quem gerencia o Ministério Público Estadual, não deixou que a secretária Eliana Damasceno continuasse com o poder de mando, como fazia antes, na era Geraldo, esta se comportava como Procuradora-Geral de Justiça, mandava e desmandava na instituição, era ela quem dizia o que deveria ser feito e ele acatava. Resultado hoje ele responde a vários PAD's no CNMP.

A preocupação é que o novo sucessor venha ser influenciado, não pela nível médio Eliana que já pediu aposentadoria (proventos quando publicado no DOE vai deixar membros e técnicos com o cabelo em pé), mas pelas servidoras Alice (se porta como Subprocuradora Geral da área técnico-administrativo) e Anelice (maldosa e vingativa), ambas desprovidas de senso de justiça, adoram mostrar que são detentoras de poder e que influenciam nas decisões superiores.

Desejamos que o novo gestor do Ministério Público Estadual tenha a inteligência de procurar se cercar de pessoas com preparo técnico e emocional!

Anônimo disse...

Acho que o belemense deveria liquidar essa eleição logo no 1 turno.O Edmilson é o mais preparado,Principalmente agora que é do PSOL.

Antania Serafina disse...

Ao anômimo das 13:51
O PSOL é um partido recente. O Edimilsom fez sua história no PT. E Deve ao PT toda a sua tregetória política. Mas os partidos são feitos por pessoas, e pessoas mudam, ainda bem. Votei em Alfredo no primeiro turno e só vou votar no Edimilson por que ele vai com o Zeraldo, digo Zealcoo, que era na lista dos 10 a minha 11ª opção.

Anônimo disse...

o Edimilson tem descolar dos pulhas canetão e estefani. Este último estava abrigado num das governo do PT e depois que a pesada ana julia perdeu ele voltou pro PSOL. Um oportunista. Se não correm o risco de perder a eleição. E tem de ir pra ofensiva, pois tava com um discurso muito paz e amor.

Anônimo disse...

Concordo que o Edmilson Rodrigues deve ir pra ofensiva, pois tava com um discurso muito paz e amor. Se ele tivesse a postura do primeiro mandato, teria ganho, vai com td Edmilson nada de passar a mão na cabeça de ninguém, se te atacarem, ataca também, a prefeitura de Belém precisa de vc.

Anônimo disse...

Eu voto em Edmilson o melhor pra Belém, é pouco a ciclovia, escola bosque, bolça família, Banco do Povo, retirada das crianças do lixão. etc

Anônimo disse...




UMA NOVA BELÉM

Com uma correlação de forças a seu favor, por ser hábil aglutinador de alianças (haja visto o Plebiscito, que liderou a agregou várias lideranças)e com (bem)Menos Rejeição que seu oponente, ALÉM DA COMPETÊNCIA E EXPERIÊNCIA COMPROVADAS e + o "Plus" de estar alinhado com o Governador Simão Jatene, só uma pessoa com "miopia ideológica" pode afirmar que para o atual momento de Belém Zenaldo Coutinho não é a melhor opção! Chega de Bondinhos de 6 milhões de reais que não servem de nada, nem um "aborto da engenharia de tráfego" (adorei a expressão) que foi àquele viaduto do Edmilson que vai do nada a lugar nenhum!...Agora finalmente em uma NOVA BELÉM! Cidade com qualidade de vida, e sem as mazelas desses péssimos prefeitos dessas últimos décadas!

Anônimo disse...

Égua eu não queria nenhum dos dois, o que fazer Barata? Edmilson nem pensar, volta da indústria de multa.

Anônimo disse...

O edimilson ñ tem pulso pra ser prefeito de belem pois ele adora multar as pessoas e com uma crisse q este pais enfrenta muitos iram preferir ir pra clandestinidade.

Anônimo disse...

O q + me adimira e q este blog fala do edmilson como se ele fosse o cara + tenta bublicar algo contra ele, duvido q saia alguma coisa + sabem falar da tv liberal, isto sabem.

Anônimo disse...

Os tucanos são animas em extinção. Acho q só nas selvas paraenses, naquelas que ainda existem depois de 20 anos de desmatamentos, você vai encontrar um.

Anônimo disse...

O "viaduto" do Carlos Mariguela seria composto também de um túnel que passaria por baixo da Almirante, mas a Cosanpa, do Dr. Almir (PSDB na época) não deixou acontecer... na época o mesmo para os viadutos do Entroncamento, que a Cosanpa também inviabilizou... Vimos algo similar esse ano com o BRT.