sábado, 30 de junho de 2012

TCE – As tramóias de Cipriano Sabido

Célebre pela desfaçatez com que costuma consumar suas tramóias, o que justifica o epíteto de Cipriano Sabido que o acompanha desde os tempos de deputado, como presidente do Tribunal de Contas do Estado Cipriano Sabino se notabilizou pela lassidão ética e a suspeita de ter feito migrar, da Alepa para o TCE, um expressivo elenco de fantasmas, supostas fontes de um caixa dois. No tribunal ele patrocinou também a ignomínia de nomear diretor administrativo Augusto Gambôa (foto), procurador janelado da Assembleia Legislativa do Pará, apontado como mentor de boa parte das falcatruas registradas no Palácio Cabanagem e que é réu em uma ação cível pública, por improbidade administrativa, movida pelo Ministério Público Estadual. Dentre outras estripulias, Gambôa, a exemplo dos demais procuradores e outras cabeças coroadas da Alepa, ignorava solenemente o redutor constitucional, chegando a embolsar vencimentos mensais de cerca de R$ 83 mil.
No escracho em que se constitui sua administração como presidente do TCE, Sabino mandou os escrúpulos às favas e protagonizou o deboche de nomear como assessora Lena Conceição Ribeiro Ferreira, uma notória alpinista social, da qual é dito ser capaz de sofrer uma convulsão cerebral, na possibilidade de ter duas idéias concomitantes. Lena, que já foi a preferida de 11 entre 10 prefeitos do interior, ganhou visibilidade ao tornar teúda e manteúda e depois esposa do deputado federal tucano Nilson Pinto, o Nilsinho, secretário especial de Promoção Social do governador Simão Jatene, o Simão Preguiça. Na passagem de Nilsinho pela Seduc, a Secretaria de Estado de Educação, antes dele tornar-se secretário especial, Lena Conceição Ribeiro Ferreira movimentava-se com a desenvoltura de um secretário sem pasta e, pelo deslumbramento, ficou conhecida como Lady Kate, a personagem célebre pelo bordão “Dinheiro eu tenho, só me falta-me o gramour!”
Outro ato de necessidade discutível de Sabino foi a contratação, como assessor especial, do cartorário Zeno Valoso, também um ex-deputado, de porte inversamente proporcional à sua continental arrogância e que fez fama como constitucionalista. Detalhe: Zeno é pai do fotógrafo profissional Guy Bechimol Veloso, apontado como um ilustre fantasma do Ministério Público junto ao TCE. Um homem culto, porém espalhafatoso, Zeno notabilizou-se, contudo, pelos saltos dos sapatos, com os quais tenta minimizar a baixa estatura.

Nenhum comentário :