segunda-feira, 18 de julho de 2011

OAB – Do Carmo e o arremedo do ardil stalinista

Como o saber, mal digerido, acaba por pavimentar o caminho para gafes colossais, Jarbas Vasconcelos do Carmo, o Do Carmo, recorre ao arremedo do ardil stalinista, ao pretender destinar todos os seus eventuais adversários e/ou críticos à mesma vala comum. Nada mais previsível, convém observar, para quem exibe a profundidade intelectual de um livro de auto-ajuda, já antecipado pelo estigma que carrega desde a sua época de universitário, quando ficou conhecido como Sovaco Ilustrado, por fazer questão de tornar visível suas leituras extracurriculares, carregando-as debaixo dos braços. Como o uso do cachimbo torna a boca torta, como previne a sabedoria popular, ele investe na farsa de tenta associar a indignação diante da falcatrua abortada a uma suposta retaliação por cobrar a punição dos envolvidos nas fraudes da Alepa, em uma pretensa vendeta supostamente inspirada pelo ex-governador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará, historicamente estigmatizado por sua súbita e inexplicável evolução patrimonial e avalista do ex-presidente da Assembléia Legislativa do Pará, o ex-deputado peemedebista Domingos Juvenil. Com isso, ganhou espaço em O Liberal, o principal jornal do grupo de comunicação da família Maiorana, cujo presidente executivo, Romulo Maiorana Júnior, o Rominho, juntamente com o irmão, Ronaldo Maiorana, é réu confesso em processo por crime contra o sistema financeiro nacional. Os irmãos Maiorana são acusados de fraudes para receber benefícios financeiros da Sudam, a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia. Mais patético, só a tentativa, de seus sequazes, de imaginar as denúncias, sobre a negociata abortada, como uma campanha contra a categoria dos advogados.
O discurso de Do Carmo e seus prepostos acaba por soar ao vociferar próprio dos tiranetes de província, para os quais os fins justificam os meios. Estes costumam esquecer, convenientemente, que os meios definem os fins. A categoria dos advogados merece do conjunto da sociedade todo o respeito, até pela importância da OAB como porta-voz da sociedade civil organizada, nos anos de chumbo da ditadura militar. Sobre as eventuais conveniências de Jader Barbalho, tanto quanto as de Romulo Maiorana Júnior, o Rominho, elas só podem prosperar junto aos quais lhes dão causa, como parece ser o caso de Jarbas Vasconcelos do Carmo, o Do Carmo, no imbróglio da venda do terreno de Altamira, por ele claramente coonestado. Lamentavelmente, como fez questão de sublinhar ao jornalista Paulo Bemerguy, do blog Espaço Aberto, o presidente da OAB/PA parece obcecado pelas pompas e circunstâncias do cargo, mandando às favas os escrúpulos, com aquele deslumbramento próprio de quem migra da senzala para a casa grande, ainda que em sentido figurado A despeito da sua situação ser moralmente insustentável, ele rechaça, peremptoriamente, a idéia de renúncia. E a OAB? A OAB que se dane, parece ser o raciocínio de Do Carmo. Devidamente coonestado pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, o Ophirzinho, que mais do que nunca faz jus ao diminutivo pelo qual se tornou conhecido.

19 comentários :

Anônimo disse...

Barata, eu deploro alguns ranços do teu texto que revelam um quê de "orleans e bragança" da tua personalidade. Isso: "com aquele deslumbramento próprio de quem migra da senzala para a casa grande, ainda que em sentido figurado." Deplorável tanto quanto o Jarbas é na condução da OAB. Vcs estão empatados!

Anônimo disse...

CARO JORNALISTA SUA MATERIA E EXCLARECEDORA CONTRA PROVAS NÃO HÁ ARGUMENTOS A ASSINATURA E FALSA A VENDA FOI ARQUITETADA DE MANEIRA INFANTIL O CONSELHO DE TODOS OS MEMBROS DA CHAPA DE JARBAS NÃO TEM CREDIBILIDADE PARA CONTINUAR NO CARGO ESPERO QUE RAPIDAMENTE PARA O BEM DA INSTITUIÇÃO PECAM PARA SAIR. ESTOU AQUARDANDO?

Anônimo disse...

PARABENS BARATA PELO RELEVANTE PAPEL QUE VEM PRESTANDO A SOCIEDADE PARAENSE, POIS SEM SUAS MATERIAS AS FALCATRUAS NÃO SERIAM PUBLICADAS PELOS JORNAIS DE MANEIRA IMPARCIAL,O QUE ESTA ACONTECENDO NA OAB/PA E CASO INEDITO NA HISTORIA DEVENDO SER APURADO PELO CONSELHO FEDERAL, QUE ME PARECE NÃO TER DADO A MENOR ATENÇÃO AO FATO GRAVISSIMO QUE ABALA A ESTRUTURA DA OAB/PA, E MACULA TODOS OS ADVOGADOS MILITANTES NO PARÀ, QUE SERÃO JOGADOS NA VALA COMUM COMO CRIMINOSOS. O ADV MERECEM RESPEITO.

Anônimo disse...

Era assim: EU EXIJO! ESTOU DETERMINANDO! VOU TE PROCESSAR! ÉS COVARDE! Era assim que esse arremedinho de ditador se comportava na Ordem e se dirigia aos que ousavam discordar dele.
Hoje a Dona Angela tá arrependida, mas foi ela que levou essa doença para lá e vai acabar sobrando pra ela a pecha de corrupta também, bem feito!

Anônimo disse...

A PF tá trabalhando, tá trabalhando....

Anônimo disse...

O/A anônimo/a das 10:43 tem razão. Foi a Ângela que fez esse ditador arrogante, prepotente e, agora se suspeita, também criminoso presidente da OAB, agora vamos ver se ela tem prestígio lá na Nacional pra corrigir a bosta que ela fez! Intervenção já!

Anônimo disse...

Ei Barata,

Tu falas dos Maiorana, tudo bem, eles merecem tuas críticas, mas cade as críticas à fortunaça, aça, aça, aça, do Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB, que, segundo a grande imprensa nacional, surrupiou nesses ultimos 25 anos algumas dezenas de milhões de dinheiro público?
E do Helder Barbalho também, que é conhecido em Ananindeua como "Barbalinho dez por cento".

Anônimo disse...

A ANGELA TÁ É COM VERGONHA DO QUE O JARBAS TÁ FAZENDO. E COM MAIS VERGONHA AINDA DE NÃO TER SE MANIFESTADO. NÃO SABE O QUE DIZER, PORQUE ERA AMIGUINHA DO JARBAS. E AGORA, DRA. ANGELA?

Anônimo disse...

Jarbas meteu a mão na lama!
FORA JÁ!!!!

Anônimo disse...

Tem uma nota de apoio rodando, tudo muito chocho. Vai ser uma manobra burra e melancólica. Lembra o Collor, qdo no desespero pediu para todos vestirem verde e amarelo e todos se vestiram de preto.

Anônimo disse...

lEITORES, vejam os comentários na matéria que tem os macaquinhos. Tá hilário!!!! A IMOBILIÁRIA VASCONCELOS está fervendo por lá!
Já tem amigo do Jarbas dando conselho a ele pelo blog!!!

Anônimo disse...

É MESMO, VALE A PENA LER OS COMENTÁRIOS QUE ESTÃO LÁ! MAS NEM STALIN SE ATREVEU A FAZER O QUE "DO CARMO" ESTÁ FAZENDO COM CONSELHEIROS E FUNCIONÁRIOS DA OAB. O HOMEM É UM DITADOR E AGORA FAZ CHANTAGEM EMOCIONAL.

Anônimo disse...

Esquizofrenia pura!!!!!

Anônimo disse...

Que o Jarbas é esquizofrênico os funcionários da ORDEM já sabiam, devido às reações estranhas que ele tem e às constantes gritarias com funcionários e advogados.
O que os funcionários não sabiam é que ele seria capaz de se sujar por tão pouco, perto da fortuna que ele tem.
Também não esperávamos que ele fosse fazer uma pobre funcionária confessar um crime até mesmo antes de ser chamada à POLÍCIA FEDERAL, e antes de ser orientada por bons e sérios advogados. Coitada da moça, vai pagar por um crime por ter confessado por orientação desse esquizofrênico que não pensa em ninguém, só em si mesmo.
agora s

Anônimo disse...

O ROMINHO SÓ ENGOLIU O DO CARMO DEPOIS QUE VIU QUE PODERIA USÁ-LO EM SUA GUERRA CONTRA OS BARBALHO! E O DO CARMO, DESLUMBRADO COM A IMPRENSA, TOPOU NA HORA ENTRAR NESSA GUERRA ENTRE OS DOIS GRUPOS. SE FERROU: QUERO VER ATÉ QUANDO ROMINHO VAI CONTINUAR AJUDANDO SEU NOVO ALIADO. ATÉ ELE CAIR DE PODRE, PROVAVELMENTE... DEPOIS VAI BAJULAR O PRÓXIMO PRESIDENTE QUE VEM AÍ.

Anônimo disse...

Os defensores do Jarbas não sabem mais o que dizer. Já até tiraram do site da OAB os dois audios, pois eles comprometeram mais ainda o chefe falante! Ô RAÇA

Anônimo disse...

Se o JARBAS não renunciar rapidinho, vai ser notícia em todo o Brasil e a intervenção sai! Ele não volta mais. Quem garante é quem entende de ORDEM e da força da mídia nacional.

Anônimo disse...

O DO CARMO perdeu vários amigos sérios que ele ainda tinha. Vai ficar sozinho com os cúmplices e omissos.

Anônimo disse...

Barata, é verdade, tem uma nota de apoio publicada inclusive no site da OAB/PA, e o mais interessante é que conta com o apoio da maioria de seus conselheiros.