terça-feira, 5 de julho de 2011

ALEPA – O risco que espreita Simone Morgado

Recebo e publico, com o destaque o tema merece, a notícia sobre uma decisão do STF, o Supremo Tribunal Federal, que ratificou a decisão determinando a perda do mandato e a cassação dos direitos políticos de um vereador - Amilton Batista de Faria (PTB) - que mantinha, na folha de pagamento da Câmara Municipal de Anápolis (GO), uma servidora que estuda no exterior. A deputada peemedebista Simone Morgado (foto), 1ª secretária da Alepa, a Assembléia Legislativa do Pará, abrigou em seu gabinete a jovem advogada Ana Mayra Leite, que até recentemente ocupava um cargo comissionado, embolsando regularmente seus vencimentos, com sua suposta freqüência mensal atestada pela parlamentar, embora fazendo mestrado em Portugal.
A tramóia, denunciada com exclusividade pelo Blog do Barata, compromete irremediavelmente Simone Morgado, cuja ascensão política é atribuída a um suposto affaire com o ex-governador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará. Ana Mayra, que após a denúncia do blog foi exonerada do cargo comissionado que ocupava, mesmo a uma distância oceânica do Palácio Cabanagem, é filha de Márcia e José Leite, ambos militantes históricos do PMDB. Ambos, marido e mulher, são servidores da Alepa, lotados na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, embora nos últimos anos José Leite, que é advogado, não tenha sido visto no Palácio Cabanagem, que voltou a freqüentar no rastro do imbróglio envolvendo sua filha.

31 comentários :

Anônimo disse...

Super Barata,

Se for pra moralizar, que moralize começando pela Prsidência da ALEPA.
É justa e pertinente sua colocação sobre o uso irregular dodinheiro público. Continue firme e forte prezado jornalista.
Saúde e fé na Nazinha.

Anônimo disse...

Essa deputada é do timinho que bate pé para mostrar "autoridade" como se fosse assim que a banda tocasse. Sua majest.. ops, otoridade é esfarinhada por elazinha própria, visto que, faz questão de se misturar com a escumalha. Como diz o ditado, quem se mistura com porcos farelo come ou leva.

Anônimo disse...

Baratinha, apesar de não ter acompanhado o caso de Anápolis, suponho que a diferença deve estar no fato de que lá o MP formalizou denúncia e aqui, pelo jeito, nem seu souza...

Anônimo disse...

E o ilícito cometido pela Deputada vai ficar por isso mesmo? Esse vereador cometeu o mesmo crime e teve que devolver o que roubou, o mesmo aconteceu com o Senador Arthur Vigílio, mas aqui nada acontece.

Anônimo disse...

Quero ver essa ação de improbidade administrativa ser ajuizada!!!

Essa deputada, que não vem de uma escola muito boa, deve ser condenada às sanções da Lei de Improbidade Administrativa.

Anônimo disse...

Ei Barata, essa Deputada só se elegeu porque também usou a corrupção na campanha dela, não é a toa que responde uma Representação por Captação Ilícita de Sufrágio, RP - 207045 TRE-PA, pelo fato de ter distribuído diversas cestas básicas no município de Augusto Corrêa-Pa e uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral, AIJE - 223155 TRE-PA, pelo fato de ter distribuído diversas carradas de areia na localidade do Perimirim, nesta mesma cidade, bem como por ter pago pelo uso do muro dos eleitores da localidade de São Luis do Apió, Augusto Corrêa-Pa.

Anônimo disse...

Meu Querido Augusto Barata, os abutres da corrupção comem carne podre. É o alimento deles.

Esses abutres da malversação do erário não são humanos, porque não têm consciência cidadã e tão-pouco se importam com a miséria humana.

Anônimo disse...

Barata:

PECULATO, PREVARICAÇÃO e ENRIQUECIMENTO ILÍCITO deveriam passar a ser CRIMES HEDIONDOS, porque são crimes mais graves, mais revoltantes, que causam maior aversão à coletividade, especialmente quando da sua prática resulta a sangria dos cofres públicos sem nenhum senso de compaixão ou misericórdia.

Crime hediondo diz respeito ao delito cuja lesividade é acentuadamente expressiva, ou seja, crime de extremo potencial ofensivo, ao qual denominamos crime “de gravidade acentuada”.

Do ponto de vista semântico, o termo hediondo significa ato profundamente repugnante, imundo, horrendo, sórdido, ou seja, um ato indiscutivelmente nojento, segundo os padrões da moral vigente. O crime hediondo é o crime que causa profunda e consensual repugnância por ofender, de forma acentuadamente grave, valores morais de indiscutível legitimidade, como o sentimento comum de piedade, de fraternidade, de solidariedade e de respeito à dignidade da pessoa humana. Ontologicamente, o conceito de crime hediondo repousa na idéia de que existem condutas que se revelam como a antítese extrema dos padrões éticos de comportamento social, de que seus autores são portadores de extremo grau de perversidade, de perniciosa ou de periculosidade e que, por isso, merecem sempre o grau máximo de reprovação ética por parte do grupo social e, em consequência, do próprio sistema de controle.

Anônimo disse...

De RUI BARBOSA, com as necessárias adequações:

"A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ não é a sócia de clube, de jogo e de pândega dos vivedores, que se apoderaram da sua fortuna, e a querem tratar como a libertinagem trata as companheiras momentâneas da sua luxúria. Não! A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ não é esse ajuntamento de criaturas taradas, sobre que se possa correr, sem a menor impressão, o sopro das aspirações, que nesta hora agitam a humanidade toda. Não! A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ não é essa instituição fria, deliqüescente, cadaverizada, que receba na testa, sem estremecer, o carimbo de uma camarilha, como a messalina recebe no braço a tatuagem do amante, ou a calceta, no dorso, a flor-de-lis do verdugo. Não! A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ não aceita a cova, que lhes estão cavando os cavadores do tesouro, a cova onde o acabariam de roer até os ossos os tatus-canastras da politicalha."

Anônimo disse...

Toda essa roubalheira já foi inserida nos ANAIS da história do poder legislativo paraense. E nos do povo, nem se fala. Agora, será que vai sobrar para algum ex ou atual paralamentar?

Anônimo disse...

Acho que esse mar de lama já merecia uma super reportagem do Fantástico.Quem sabe assim alguns peixões seriam presos?

Anônimo disse...

CASSAÇÃO JÁ.

Anônimo disse...

Com todo o respeito prezado jornalista, mas o nome do STF é, Supremo Tribunal Federal. Esse equivoco não é o primeiro nem o centésimo, pois os jornais e revistas comumente trocam o Supremo por Superior, que é a denominalçao do STJ, Superior Tribunal de Justiça.

Anônimo disse...

Barata;

Acho que esta questão merecia um tratamento diferenciado, quanto mais formos capazes de aceitar certas circunstâncias:

1. Nos recentes concursos públicos promovidos pelos governos Ana Júlia e simão Jatene, servidores antigos levaram enorme desvantagem e... acabaram sendo demitidos, em consequência da falta de graus acadêmicos de pós-graduação, os quais somados conferem ao possuidor - de antemão - 30% da prova. É portanto uma concorrência desigual.

2. O estado não tem nenhum interesse em investir em recursos humanos, fazendo da Escola de Governo mais um valhacouto de politicagem do que um centro de apoio profissional aos servidores.

3. Servidores mais antigos, com família e outros compromissos, não podem desistir do salário do governo em troca de uma bolsa que mal consegue sustentar um estudante à base de sanduíche com refrigerante.

4. Quando for implantado o tão esperado "Plano de Cargos e Salários", certamente que, por influência do tempo e de algumas pessoas que tiveram o privilégio de fazer um pós-graduação completo, o estado vai novamente ser injusto com os antigos, premiando essencialmente os portadores de títulos.

5. O que os pais desta moça estão fazendo, portanto é extremamente válido e a deputada faz muito bem em apoiar o desenvolvimento profissional da servidora. Errado está o Jatene que não quer fazer o mesmo.

Anônimo disse...

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ, guardião da lei, da ética, da moralidade e da probidade administrativa no âmbito da administração pública estadual:

O povo paraense confia que essa gravíssima malfeitoria ao erário perpetrada e executada pela Deputada SIMONE MORGADO não passará desapercebida pela diligente, impoluta e implacável atuação institucional dos ilibados PROMOTORES DE JUSTIÇA que investigam o escândalo de corrupção que saqueou os cofres da Assembleia Legislativa do Estado do Pará e sangrou impiedosamente o orçamento daquela Casa.

QUE O PARQUET ATUE, COMO ATUANDO ESTÁ, PARA QUE SEJAM RECOMPOSTOS OS DANOS AO ERÁRIO E RESTABELECIDA A DIGNIDADE DA GESTÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ!

O contribuinte clama e confia na responsabilização pelo surrupiamento aos cofres da Assembleia Legislativa no caso da "fantasminha", protegida da Deputada SIMONE MORGADO, que, pela Parlamentar, foi autorizada a cursar o Mestrado em Portugal recebendo vultosa remuneração paga por aquela Casa.

Anônimo disse...

O fato criminoso fica impune quando ninguém quer molestar-se a mover a investigação. Desgraçadamente isso é muito menos raro do que se pode supor.

Averiguar fatos criminosos de que se tem notícia, evita que os criminosos fiquem impunes.

"O maior contra-estímulo ao crime é a certeza da punição: a esperança da impunidade é o acicate do criminoso; ela o açula para o delito. Quanto mais essa esperança é fundada na observação e na experiência, mais frouxos são os laços que prendem o braço criminoso. E, por outro lado, esse relaxamento da repressão traz a insegurança para os bons, que têm de contar com a possibilidade de molestá-los assegurada aos malfeitores." (HÉLIO TORNAGHI).

Anônimo disse...

A DAPutada Simone Morgando (e andando pra não fazer montinho) está muito enrolada mesmo. Se fosse um país sério, por muito menos, ela já estaria arrumando sua nécessaire pra ir pra cadeia.

Anônimo disse...

O País não está preparado para prender as ortoridades que tem direito a prisão especial.
Quem sabe agora com a prisão domiciliar suas excelências poderiam ficar em casa, longe do povo.

Anônimo disse...

Das 09:21, do dia 07 de julho de 2011, o patrocínio a custa do erário, sem qualquer amparo legal, de favorecimentos, privilégios e benesses a apaniguados políticos, além de pilhar os cofres públicos, se constitui uma prática safardana, vil, imoral, cujo ato de saqueamento do erário mancha, de forma desavergonhada, descarada e inescrupulosa a dignidade do interesse público e a moral pública, sendo, portanto, uma indignidade e pelintrice ignominiosa para com o zelo da gestão pública. Ressalte-se que a "fantasminha" da Deputada SIMONE MORGADO, servidora comissionada e da confiança daquela Parlamentar, mereceria justas homenagens pela pós-graduação desde que custeada com recursos próprios, jamais com pilhagem ao tesouro. Não se trata de servidora concursada pertencente ao Quadro Institucional do Poder Legislativo, mas, de servidora comissionada e da confiança pessoal daquela Deputada, cujo vínculo funcional precário, por si só, já evidencia um desigual e politiqueiro favorecimento, cuja essência é o vulgar e eleitoreiro empreguismo, que ignora o mérito e os valores morais e intelectuais.

Anônimo disse...

Esse fato "fantasmagórico" empreendido por iniciativa da Deputada SIMONE MORGADO, serve à pulhice dos seus imorais interesses, ao mesmo tempo que debocha da honradez, da ética e da dignidade, que devem nortear a aplicação do dinheiro público e o exercício da gestão pública. Se trata, antes de tudo, de um ato de corrupção patológica. O mais inacreditável, nisto tudo, é que a Deputada SIMONE MORGADO age com absoluta naturalidade como se nenhuma malfeitoria houvera praticado. A pelintrice, nesse caso concreto, não tem limites, porque a dita Parlamentar, mesmo diante de tão gravíssima pilhagem ao erário, ainda se permite expender valorações sobre o comportamento dos outros. Como diria o Jurista Paraense ZENO VELOSO: "É O ABSURDO DA ABSURDEZ".

O PARÁ E SUA GENTE CONFIA NO MINISTÉRIO PÚBLICO!

Anônimo disse...

12:20, tá na cara e salta os olhos que essa postagem imoral do 09:21 é do pai ou da mãe da estudante SORTUDA PRA CARAMBA que estuda fora com o nosso dinheiro.
Pena que as pessoas tentem nos fazer de idiotas e que se achem acima da lei dos homens e quiçá de DEUS. Cuidado gente fina, um dia vocês verão que são piores do que acham que os outros são.

Anônimo disse...

Eu escrevi salto os olhos ao invés de salta aos olhos. Desculpem a minha falha. rererere

Anônimo disse...

Salta aos olhos que essa Deputada SIMONE MORGADO carece de autoridade ética e moral pra apresentar juízo de valor sobre a conduta de quem quer que seja.

SIMONE MORGADO é uma Parlamentar egocêntrica e egoísta, que só pensa em si. Tudo tem que girar em torno dela. Tem que ser o centro das atenções. Deslumbrada, a Deputada em questão é obcecada em manipular tudo apenas para benefício próprio. Acha, literalmente, que é a "rainha da cocada preta", expressão que se aplica na cultura popular para definir alguém que se acha muito importante. Quanta presunção! Quanto devaneio! Quanta fantasia!

Essa Deputada precisa cair em si e sair do seu obscuro “mundinho de obsessão", que turva o espírito e embriaga a inteligência, cujo desvario produz, além do deslumbramento sem causa, teimosia, insistência e obstinação em persistir no erro.

Essa Deputada SIMONE MORGADO deveria se curvar ao bom senso e à razão e “deixar de olhar para o próprio umbigo”, além de "retirar a máscara e lavar a cara”, enfim, “não usar mais as pessoas pela utilidade”.

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer." (Albert Einstein).

Anônimo disse...

De fato, a Deputada SIMONE MORGADO alardeia conhecimentos e qualidades muito superiores as que possui: vaidade exacerbada; medonha arrogância e repulsiva prepotênncia. O que ocorre, na verdade, é que está mergulhada num lamaçal de fétidas práticas políticas que desprezam os mais elementares fundamentos éticos imprescindíveis ao bom e legítimo exercício da administração pública, da gestão pública e da causa pública. O que se observa, da sua atuação, na corrente Legislatura, é que dedica uma obsessiva deferência e cega reverência ao mancebo rapazola MARCUS ALMEIDA, ex-Diretor do Departamento de Gestão de Pessoas da Assembleia Legislativa na gestão do ex-Presidente DOMINGOS JUVENIL. Marcus Almeida perpetrou e executou fraudes nas folhas de pagamentos superiores a seis milhões de reais no ano de 2010, segundo recentíssima auditoria do TCE-PA. O escroque não passa de um néscio de profundo déficit intelectual, moral e profissional, mas, que, após a exoneração do cargo que ocupava e cujo "mérito profissional" da nomeação resultou do fato de ser aparentado da esposa do então gestor, foi adotado como "eminência parda" da Deputada, e do qual SIMONE MORGADO se tornou "papagaio de pirata".

Anônimo disse...

FORA SIMONE MORGADO!ISSO MOSTRA O QUANTO VOCÊ É UMA PESSOA FEIA E QUE NÃO MERECE A CONFIANÇA DO QUERIDO POVO PARENSE!!!FORA CORRUPTA!!

Anônimo disse...

Anonimo das 7 de julho de 2011 09:21,

Eh por cause de pessoas como voce que este pais esta uma merda!

Anônimo disse...

Papagaio de Pirata apesar de falante, "é mudo" e apenas fica de ombro em ombro, de cabide em cabide repetindo incansavelmente aquilo que o pirata lhe diz, dando a falsa impressão que sua voz faz sentido, porém serve somente de graça aos que o cercam.

Anônimo disse...

7 de julho de 2011 12:20/.../8 de julho de 2011 09:30

Resposta:

O intelectual Jarbas Passarinho quando escrevia com frequência, costumava vez por outra criticar aquilo que denominava de "delírio acusatório"; que eu entendo como uma forma de disparar munição contra um alvo sem nenhuma reflexão ou julgamento mais criterioso.

Para mim não existe nada de errado em manter os vencimentos de um servidor público enquanto este frequenta um programa de aperfeiçoamento acadêmico. E é claro que todos tem direito a isto - inclusive a assessora da deputada. Por vários motivos alguns já citados no comentário feito por mim em 7 de julho de 2011 09:21.

Eu critico muita coisa: negociatas envolvendo protecionismo, superfaturamento, desvios de verbas, etc. Nepotismo também é errado, porém no poder legislativo há uma quota de assessores que podem ser admitidos de forma comissionada.

Anônimo disse...

O brasileiro, diz-se, já perdeu a capacidade de se indignar.
Embora escandaloso, o assunto não é novo, nem original.
Há bom tempo, e popr bom tempo, um Conselheiro do TCM mantinha a filha como funcionária, enquanto todos os servidores do Rtribunal sabiam perfeitamente onde ela residia. Também outro Conselheiro manteve por vários mêses a filha no Gabinete embora ela estivesse nos States...

Anônimo disse...

Anônimo das 09:08, de 12 de julho de 2011, nesse caso específico da "FANTASMINHA INTERNACIONAL" da antiética Deputada SIMONE MORGADO, a fraude foi grosseira, lesiva ao erário e danosa ao interesse público. Conduta transgressora que, além de ter desfalcado com repulsiva improbidade os cofres da Assembleia Legislativa, suscitou a inescrupulosa indignidade moral da prática da corrupção (sociológica e administrativa), que manchou a dignidade daquela Casa Legislativa.

Anônimo disse...

Nossa resposta ao mentecapto das 09:08 e à néscia SIMONE MORGADO:


Gonzaguinha
Composição: Gonzaguinha

(...)

É!
A gente não tem cara de panaca
A gente não tem jeito de babaca
A gente não está
Com a bunda exposta na janela
Prá passar a mão nela...

É!
A gente quer viver pleno direito
A gente quer viver todo respeito
A gente quer viver uma nação
A gente quer é ser um cidadão
A gente quer viver uma nação...

É! É! É! É! É! É! É!...

(...)."