segunda-feira, 25 de julho de 2011

ALEPA – O estelionato dos Maiorana

Como o plágio acaba por ser uma forma de lisonja, não surpreende-me, nem tampouco afeta-me, pessoal ou profissionalmente, o recorrente estelionato jornalístico protagonizado pelo grupo de comunicação da família Maiorana na cobertura do escândalo da Alepa, a Assembleia Legislativa do Pará. Lamento, porém, pelo desrespeito aos leitores de O Liberal, o segundo jornal em vendagem do Estado - depois de ter sido superado pelo Diário do Pará, do grupo de comunicação da família do ex-governador Jader Barbalho, inimigo figadal dos Maiorana - e pelos telespectadores da TV Liberal, afiliada da Rede Globo de Televisão, pela insistência com que sugerem revelar com exclusividade, ou pura e simplesmente trombeteiam como suas as denúncias, supostamente em primeira mão, sobre as falcatruas registradas no Palácio Cabanagem.
O Blog do Barata, antes mesmo dos jornalões e dos demais blogs, foi o primeiro a denunciar, por exemplo, a existência de corrupção sistêmica no Palácio Cabanagem (como ilustra a reprodução da postagem que deflagrou o escândalo da Alepa). Como foi também o blog o primeiro a denunciar o escândalo de Ana Mayra Mendes Leite Cavalcante, servidora comissionada, que recebia regulamentes seus vencimentos, embora residindo em Lisboa, Portugal. De resto, coube ainda ao Blog do Barata antecipar-se ao anúncio do próprio MPE, o Ministério Público Estadual, e revelar a denúncia de improbidade administrativa, com pedido de ressarcimento ao erário, contra o ex-presidente da Alepa, o ex-deputado Domingos Juvenil (PMDB), e os membros da Comissão Permanente de Licitação da Assembléia Legislativa, para compra de materiais, presidida por Maria de Nazaré Rodrigues Nogueira, a Naná, do quadro de procuradores da Assembléia Legislativa, e da qual faziam parte Débora Jaques e Paulina do Socorro Nascimento. Também foram denunciados pelo MPE os sócios das empresas Ice House e Marfrio. Na ação civil, o MPE pede que os envolvidos devolvam ao erário público R$ 155.200,00 - valor a ser atualizado - relativo aos contratos celebrados com as empresas Ice House e Marfrio, respectivamente, para a manutenção do parque de refrigeração do Palácio Cabanagem, sem cobertura de peças.
Lamento, muito, repito, pelo embuste imposto desrespeitosamente aos leitores de O Liberal e aos telespectadores da TV Liberal. Como lamento que perdure, entre os barões da comunicação do Pará e seus prepostos, a mentalidade provinciana que os torna capazes de mesquinharias que definem seu jaez. Deles dispenso créditos, porque estes me são conferidos pelos que para mim importam, que são os que prestigiam-me com a leitura do blog, ainda que eventualmente discordando, às vezes até de forma ácida, das posturas que assumo.

13 comentários :

Anônimo disse...

Prezadíssimo Barata, coloque também na sua brilhante conta, o caso Duboc, as denúncias do DETRAN ligadas a ele, o filho Bruno que ainda é mantido por Pioneiro na Coordenação da Consultoria e, OS POLPUDOS CONTRACHEQUES dos safados que não aplicam o redutor constitucional e também o excesso de gratificações a título de participação em comissões que eram para ser provisórias e se tronaram permanentes. Um exemplo, só para lembrar, é a do PCS que ainda tinha servidor recebendo após 1 anos de encerrada. Por aí vai meu caro. PARABÉNS mais uma vez.

Anônimo disse...

Barata, até os postes desta terra já sabem que os jornalões de Belém só fazem jornalismo de ocasião.
Portanto, não espere comportamento ético por parde deles.
O Liberal está virando piada nas rodadas de bate-papo.

Anônimo disse...

Barata, a camara de maraba segui o mesmo exemplo da alepa.
Os presidentes atual e anterior contrataram uma figura conhecida no estado pelos seus conhecimento em desviar dinheiro publico.O sr. Luís Fernando ,auditor do TCM que foi preso pela PF por envolvimento com os negócios do assassino Chico Ferreira.
O cara ta fazendo a festa com contratos e licitações maquiadas com empresas de belém.
Infelizmente o mPe e a justiça fecharam os olhos para qualquer tipo de corrupção aqui na cidade.

Anônimo disse...

O Liberal é pior do que papel higienico, não serve nem para limpar as partes íntimas, porque suja de lama e odor fétido quem o manuseia. Ele só faz copiar suas reportagens e a TV Liberal chupa e reproduz com a cara de pau da "exclusividade". Égua!!!

Anônimo disse...

O tal do TCM não tem jeito, só algema nele.

Anônimo disse...

O tal do TCM...
dizem a boca pequena que mesmo depois da prisão e dos processos o cara ainda controla muita gente dentro do tribunal.
So sei de uma coisa, ele continua atuando no interior, dando apoio aos prefeitos e vereadores corruptos.
É a garantia que não serão perturbados por auditores.

Anônimo disse...

"ATUANDO NO INTERIOR" É PÉSSIMO PARA O ERÁRIO, PARA O BOLSÃO DELE É ÓTIMO. CADÊ A JUSTIÇA, TÁ CEGA?

Anônimo disse...

Aqui em maraba, Luís Fernando manda no executivo e no legislativo.
A prefeitura, manda os projetos de lei para câmara com vários erros, pois os assessores e secretários do prefeito são todos incompetentes, ai o sabichão vai arrumar conforme manda o figurino , e claro ganhando uma boa grana.

Mas a grande esperteza e que ele mexe no projeto na camara sem devolver pro executivo, e o projeto é aprovado sem nenhuma emenda.
Sacaram a mal do gatuno, o cara ganha pela camara e pelo executivo.
Para nossa tristeza com a anuência de todos os vereadores, promotores e os juristas.

Anônimo disse...

Barata, seria um comportamento infantil se não fosse mesmo um expediente desnecessario e desrespeitoso, não com voce, mas com o povão que não acessa seu blog.Isso, lembra de um episodio do em que a propria Globo, desrespeitosamente, mostrou um furo como se seu fosse, desconhendo o trabalho de um jornalista de outra emissora.É recorrente.Reflexo do nosso atraso e do estigma de país de explorados.

Anônimo disse...

A conta do Liberal contigo da grande, Barata! se eles te pagassem cada pauta que voce oferece de graça...Paga o Barata, Meninos, papai não ensinou assim!

Anônimo disse...

Barata, o Liberal está especialista em encontrar pessoas desaparecidas.Eles um dia conseguirão reencontrar a boa e velha postura profissional do "seu" Rômulo? o que ele diria vendo esses meninos mandando trabalhador dele mentir na frente da tv? pena ele nao poder responder com "exclusividade".

Anônimo disse...

Eu ouvi a noticia "exclusiva" e imediatamente lembrei do prefeito Patacio da novela Cordel Encantado que repete a ideia de seu auxiliar de serviços gerais, como se sua fosse.O cara de pau do Patacio age como se a ideia fosse sua.
Resumindo, virou piada...tem muitos Patacios por aí.

Anônimo disse...

ih Barata, te acostuma, como diz o bruno mazeo numa propaganda: eles nao vão parar!