quarta-feira, 14 de julho de 2010

CNJ – A matéria sobre o curso

Segue abaixo, na íntegra, a notícia da Agência CNJ sobre o curso destinado a aperfeiçoar o atendimento aos usuários de drogas.

Curso vai capacitar profissionais do Judiciário para melhorar atendimento a usuários de drogas

Quarta, 16 de Junho de 2010

Um total de 15.000 pessoas em todo o Brasil, entre juízes, servidores e colaboradores do Poder Judiciário serão capacitados para aprimorar o atendimento da Justiça a usuários e dependentes de drogas envolvidos em processos criminais ou relacionados à área de infância e juventude. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), vinculada ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Presidência da República. A idéia é aperfeiçoar o processamento dessas questões no Judiciário. A previsão é de que o curso tenha início a partir de agosto.
As inscrições estarão abertas a partir de julho, mas como as vagas são limitadas serão realizadas pré-inscrições que poderão ser feitas até o próximo dia 09 de julho, pelo endereço: www.cnj.jus.br/cursosobredrogas . Com o objetivo de iniciar a mobilização dos magistrados e servidores, a Corregedoria do CNJ encaminhou ofício a todos os Tribunais de Justiça do Brasil informando sobre a capacitação (clique aqui para ver o ofício). O projeto também conta com a parceria da Universidade de São Paulo (USP), que ficará responsável pelos cursos por meio das Faculdades de Medicina e Direito. A idéia é contribuir para o cumprimento do Provimento 4, publicado no dia 26 de abril pela Corregedoria Nacional de Justiça, que contém medidas que buscam aperfeiçoar o trabalho dos Juizados Especiais no atendimento a usuários e dependentes de drogas, visando a sua reinserção social.
O curso é destinado a magistrados, servidores, conciliadores, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e outros colaboradores do Poder Judiciário para treiná-los sobre como deverão encaminhar os usuários de drogas aos tratamentos adequados, locais de internação e, inclusive como acionar o Estado em caso de omissão. "Queremos que surja uma força capaz de instruir de forma profissional os usuários de drogas no país", explicou o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça Ricardo Chimenti. Segundo ele, a parceria com a Senad e a USP está dentro das iniciativas da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e da Corregedoria Nacional de Justiça.
A idéia é criar uma equipe multidisciplinar nos fóruns que esteja preparada para realizar o primeiro contato com os usuários e dependentes de drogas, após a passagem pela polícia. Além de conhecer os problemas dessas pessoas é possível sugerir as medidas necessárias à reinserção social dos necessitados, conforme decisão final do juiz responsável. O curso de capacitação será à distância, com 120 horas/aula e deverá ser ministrado em no máximo três meses. O treinamento será feito em horário disponível pelo interessado desde que não interfira nas suas atividades normais. Cada grupo de 50 pessoas terá um monitor para garantir que o inscrito esteja participando efetivamente das aulas e para esclarecimentos de dúvidas. Os participantes receberão certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade de São Paulo.

EF/MB

Agência CNJ de Notícias

Um comentário :

Anônimo disse...

Barata:

Já está se tornando praxe, entre jovens viciados que praticam assaltos com reféns em Belém, pedir ao Major Neil - o outro negociador da PM, que lhes forneça cigarros acesos para "darem uma relaxada" enquanto rola a negociação.

Em pelo menos duas ocasiões, como na negociação dentro de uma rede de farmácia na Cremação e numa rua do bairro de Canudos, os meliantes eram simplesmente os mesmos: jovens da assim chamada baixada da Pedreira.

Pergunta-se: muito se fala neste país em "maioridade penal aos 16 anos", mas... há necessidade disto? Será que se um jovem de 15 anos cumprisse os três anos de reclusão num abrigo de segurança para menores haveriam tantas repetições de suas ações criminosas como menor? Matematicamente não!

Os assaltantes menores desta cidade simplesmente não estão passando nem uma semana detidos. Voltam ao crime nas ruas e começam a demonstrar suas "gostos". Não demora muito o major vai estar servindo aos sequestradores alguns refrigerantes, bombons, salgadinhos, quem sabe uma cervejinha gelada, etc. A PM terá que adaptar um box com o "kit do serviço de bordo dos sequestradores".