segunda-feira, 22 de junho de 2009

SINFÔNICA – Músicos com os salários atrasados

É de ebulição o clima na Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. E não sem razão, diga-se.
Revoltados, os músicos da orquestra estão com os salários atrasados há quase três meses e continuam à espera, além do pagamento que lhes é devido, do cumprimento da promessa feita publicamente pela governadora Ana Júlia Carepa de mandar assinar a carteira profissional deles.

37 comentários :

Carlos Marcelo da Silva disse...

Existem prestadores de serviços como Assistentes Administrativos da Perícia Médica da SEAD no interior do Estado, que trabalham precariamente em prédios precários do IASEP, que estão há 6 meses sem receber o salário de seus serviços. PARÁ TERRA DE DIREITOS VIOLADOS. E pensar que pensei que com o PT os direitos dos trabalhadores seriam respeitados. TODA NOSSA SOLIDARIEDADE AOS MÚSICOS E ASSISTENTES ADMINISTRATIVOS "SEM SALÁRIO" DO ESTADO DO PARÁ. Oh. DONANA não vemos a hora da Srª sair.

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKKK!!!
PIOR E O SECRETARIO!!! COMEMORA O SEU NIVER COM DERRAME DE GELADA NA POROROCA...ME DIZ UMA COISA MEU QUERIDO BARATA, SERA QUE FOI DINHEIRO DO CHEQUE ESPECIAL DELE OU ELE GANHOU NO BICHO..FORA PT!!!!

Anônimo disse...

Querido Barata!

Eu e meus colegas atores Paraenses estamos costernados com tratamento dado a cultura por este senhor!O Secretario acovarda-se da cultura popular a Erudita...ontem esperamos por ele para prestigiar os Passaros juninos que ficam numa espectativa o ano inteiro para este momento e ele nada... Assim e muito facil ser Secretario de CULTURA...quanta decepçao!

Anônimo disse...

Sucateiem seus PETISTAS de meia tigela!!!!

Estao mandando os bons profissionais embora...Daria tudo pra saber qual o paradeiro dessa grana...pq no bolso dos musicos e que num e!

Anônimo disse...

O Pará tornou-se TERRA DE DIREITOS VIOLADOS. Estão tirando todos os direitos dos servidores efetivos, todos os meses tem contra cheque errado não cumprem o que estabelece a LEI 5.810 (RJU), fora bando de incomPeTentes. Só sabem fazer festa até aniversário de boneca é comemorado com o nosso dinheiro. fora PT!!!!

Anônimo disse...

HOHOHOHO!O secretario quase nos faz chorar falando o quanto estava magoadinho com as declaraçoes do Maestro!!!Tadinho!!!FARINHA DO MESMO SACO!Diria que ainda es pior Edilson Moura porque utilizas da maquina pra comemorar ate teus compelanos!!!me poupe!!!quer enganar quem...

Anônimo disse...

gente,
temos que admitir que o sr.secretario tomou uma atitute energica na demissao do maestro santinho,embora essa medida venha com um atraso demasiado.
aqui temos que admitir tambem que o PT foi tolerante mantendo mateus-herança maldita da tucanalha.
Isso temos que reconhecer,o secretario nao foi sectário enao perseguiu os "profissionais" da música.
Ocorre que quando acabou a era tucana o maestro corria para quem o segurasse no cargo e assim ele foi ficando ,ate porque nenhuma orquestra no País o quer,uma vez que ele é afeito a desavenças.
TODOS aqui lembram como é o tratamento chulo e inadequado para quem ocupa um cargo de chefia,ao que o coitadinho do mateuzinho diz nao ser psicólogo para tratar bem as pessoas,o que revela um total despreparo ja que para se tratar bem as pessoas so precisamos de uma boa dose de EDUCAÇAO DOMESTICA que ele demonstra nao ter.

Anônimo disse...

Viva Getúlio e a CLT!!! Agora todo mundo vai estudar e ninguém vai faltar, nem vai precisar de um maestro pentelho pra cobrar a gente. Sai fora jacarééé....

Anônimo disse...

hohoho!!!Tadinho do Mateus!!Eu vou sentir saudade das aulas dele!Porque ele perdia muito tempo no ensaio, principalmente com uma galera ae das cordas!!!ralaras sr substituto, ralaras!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

OHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!! DE RE PENTE OUVIMOS FALAR EM PRAZO DE PAGAMENTO, EM GARANTIAS...SERA MESMO TIO EDILSON, REI DA GELADA E O MERENGUE....SERA MESMO TIA DIONE RAINHA DO NEPOTISMO ESCANCARADO...

Anônimo disse...

Barata querido, estou vendo que esses seus topicos da orquestra repercutem na hora! Isso é porque existe muita lama na instituição do teatro, não é só salário atrasado... é muita mentira encoberta nesse governo e uma orquestra acomodada.

Anônimo disse...

O que mais teremos que ver alem desses pobres musicos com pires nas mãos...Secretario, quantas vaias aindas serão necessarias em pleno Theatro da Paz...ou sera que o senho ja esqueceu as vezes que foi VAIADO pela classe artsitica...APOIO DOS ATORES DE BELEM AO MAESTRO AMTEUS ARAUJO!!!

Anônimo disse...

Vamos fazer eh UM ABAIXO ASSINADO pra tirar essa DIRETORA desleixada!Ate deixar de avisar musicos acerca da audiçao seletiva ela deixou de avisar! A orquestra hoje esta capegenga por culpa de quem mesmo...DELA!!! POR CULPA DELA E DO SEU CONJUGE!INCOMPETENTES!!!FORA! E FAÇAM UMA OUTRA AUDIÇAO!JUSTIÇA!

Anônimo disse...

E o nível do conservatório, tá caindo mais do que manga no inverno!!!!!!

Anônimo disse...

Quer moralizar, paga que nem a Orquestra de Manaus, aí capaz até que o povo estude!!!

Anônimo disse...

Governadora:
Quando a senhora regulamentar a situaçao dos músicos e também dos assistentes administrativos da perícia médica da Sead, POR FAVOR APROVE O PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DA SESPA .Urgente..por que se a senhora não o fizer quem mais vai fazer? O tucanato reinou por 12 anos e nada de valorização dos servidores públicos,como a senhora apregoa,pelo contrário eles em 12 anos congelou os baixos salários e tivemos só perdas salariais.
POR FAVOR APROVE E IMPLANTE ESSE PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DOS TRABALHADORES DA SAÚDE . Com isso sua reeleiçao fica garantida e o Pará a terra de direitos!!!
Saúde e cultura!!

Anônimo disse...

O Professor Edilson exonerou o Careca-morte-lenta e ele ( com sua turma de amigos do violão e percussão)não está fazendo falta alguma, pelo contrário, se fosse antes teria sido melhor.
O mesmo se aplica a Mateus Araujo,que não vai fazer falta nenhuma, já vai tarde.

Anônimo disse...

Professor de que hem...ah tah de biritocologia!!! Valeu!!! uh, que pose hem! Onde vai ser A PROXIMA FARRA COM O DINHEIRO PUBLICO TEACHER!!!!!

Anônimo disse...

Anonimo anterior,

Fale por voce meu caro! O desafeto ao Maestro Mateus Araujo NAO E UNANIME haja vista a harmonia em que executamos nosso trabalho!seja homem ou mulher o suficiente e nao nos comprometa mais do que ja estamos!Ele ja saiu da orquestra infortunamente, fiquem satisfeitos!Agora cuidem das suas peles porque com essa adiministraçao o theatro e terra sem direitos...

Anônimo disse...

Sai o Careca da Fundação e entra outro careca que não está fazendo nada, aliás só tem feito besteira atrás de besteiras, até submeter os músicos a tocarem de graça no "Festival Internacional de Música" este senhor queria submeter e ainda manda os paus mandados dele convecerem os músicos a tocarem de graça, sem falar no apoio que não é prestado ao curso técnico de música e principalmente ao curso do bacharelado, outro dia fiquei observando a pobre da coordenadora do bacharelado de música tirar dinheiro do próprio bolso pra comprar material para ser usado nas aulas do bacharelado pelos professores. PARÁ TERRA SEM EDUCAÇÃO E CULTURA E COM UM GOVERNO INCOMPETENTE COM PESSOAS INCOMPETENTES E SEM EXPERIÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA.

Anônimo disse...

e a Amazonia jAzz band sumiu ne. pensei que a oruqestra tambem tinha sumido.

Anônimo disse...

É mas a Amazonia Jazz Band ainda ganha da Secult seu salário todo mes, mesmo que atrasado, sem trabalhar.

Anônimo disse...

Mano, se dependesse do Edilson Moura, o Careca morte-lenta que nem ele, ficaria até o próximo milênio. O motivo real da exoneração dele foi o fim do namoro com a psicologa amiga da Donana.
O Edilson não tá nem aí, vejam o caso do Curro Velho, que não é nem a sombra do que já foi e ele não faz nada.

Anônimo disse...

A Amazônia Jazz Band tá correndo em busca de gestão própria para que não dependa mais de governo nenhum.

Anônimo disse...

Ah, é mesmo anônimo das 15:50, enquanto isso continua ganhando sem trabalhar. Só com esse secretário morte-lenta mesmo e com essa Diretora do Teatro da Paz, que só pensa em cantar, dirigir o teatro mesmo pra quê não É?

Anônimo disse...

Este governo acabou com o "Festival Internacional de Música".
Primeiro foi o insípido e incompetente Careca Brega, que não cumpria nem suas obrigações de professor, como poderia gerir uma Fundação de música?
Sem projetos, a verba desaparecia; mas ele liberava para seus amigos da música na praça.
Este senhor AFUNDOU a Fundação e acabou com o Festival que se transformou em Festival da Música Popular para alimentar seus amigos do jazz.
O substituto, o Careca-cantor segue a mesma cartilha, e piorou pois queria que os músicos ( que precisam trabalhar para sobreviver, comer e pagar suas contas),tocassem de graça.
Vejam a que nível caiu,depois resolveu pagar a miséria de 300,00.
Um verdadeiro desrespeito aos músicos, porém ele pagou muito bem para sua colega cantora Nazaré Pereira: a bagatela de OITO MIL REAIS, explorando a todos.

Anônimo disse...

Barata,

Eu não sei como a Dione cheia dos Colares ainda tem coragem de continuar nessa diretoria...tinha que levar o farelo tb!Incompetentezinha, acomodada...a PIOR direçao que o da Paz ja teve...daqui a pouco ate o gato, o papagaio e cachorro dela estão em pregados por la...sai fora!!!

Anônimo disse...

Mas é a Cheia do Colares e seu Coelho que mandam no TP e na OSTP, mas nada fazem para melhorar ostp uma vez que pagam para os músicos convidados muito mais que os músicos locais e eles so fazem dois ensaios enquanto os tupiniquins daqui ensaiam muito mais e ganham muito menos.
Tudo isso com o aval da Dercy,outra que não faz nada.
Que discriminação!
Por igualdade nos cachês e ensaios!

Pedro Santos disse...

. Na condição de assíduo freqüentador de eventos culturais de Belém, tenho observado com tristeza e indignação uma notável ineficiência e incompetência da atuação governamental nessa área, a despeito de algumas ações louváveis na área de cultura popular. Na edição do jornal “Diário do Pará” de 19.06.2009, o Sr. Edilson Moura, secretário de Estado de Cultura, declara que a Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz “não tem ligação nenhuma com a Secult”, o que é muito difícil de entender e aceitar já que a citada orquestra é vinculada ao Teatro da Paz e este é administrado pela Secult, como o secretário pode tentar se isentar da responsabilidade sobre a OSTP? Naquele mesmo dia estive no Teatro da Paz para assistir a primeira apresentação no ano da OSTP e pude constatar o que já havia observado anteriormente como claros sinais de decadência no funcionamento daquele templo de cultura: as pessoas que operam o sistema de áudio e vídeo demonstram imperícia no uso dos equipamentos (a mensagem gravada que antecede cada espetáculo foi apresentada pela metade e em altíssimo volume e má qualidade de som, o que dificulta ou impossibilita o entendimento do teor da mensagem e é incompatível com a tradição e destinação daquele teatro), as cadeiras já apresentam defeitos e desgastes, o piso próximo a entrada do toalete masculino está quebrado, e isso é só o que observei nas áreas de acesso do público; num prédio de mais de 130 anos já dá para imaginar que há muitos outros sinais de deterioração física por falta de tempestivas manutenções preventiva e corretiva; a impressão do programa do espetáculo era de uma má qualidade tal que dificultava a leitura. O Festival Internacional de Música do Pará deste ano foi muito limitado e, até agora a Secult não definiu se haverá o Festival de Ópera. No sítio da Secult na internet a programação de eventos exibida está sempre com uma defasagem de até três meses de atraso. Se a secretaria não está em condições de pagar tempestivamente e dignamente seus artistas e arcar com as demais despesas inerentes a sua área, que encontre alternativas viáveis de solução, como a busca por convênios com entidades de fomento a cultura; o que não se pode aceitar é esse descaso e desrespeito aos artistas e ao público consumidor de arte e cultura.

Anônimo disse...

O sr Pedro tem toda razão. O programa da primeira apresentação da OSTP estava de quinta categoria, o papel vermelhão escuro ( péssimo gosto) não dava para ninguém ler,sem falar que no segundo dia não havia programa para ninguém.
Está tudo largado,abandonado.
O secretário diz publicamente que a orquestra não faz parte da Secult, porém qual é a origem do recurso financeiro que a secretaria de cultura repassa para a famigerada Associação Amigos do Teatro da Paz?
Com a palavra dona Cristina presindente da AMTP.
Preste contas.

Anônimo disse...

Ta tudo errado!tem que sair todo mundo!gente do povo e quem sabe o que e bom pro povo!

Anônimo disse...

Colegas Músicos da OSTP, todos nós sabemos que toda essa retaliação do governo contra os músicos da OSTP,inclua-se também Amazônia Jazz Band; pois esta é parte inclusa da folha de pagamento da OSTP(Apesar da Big Band Amazônia Jazz Band ter sido criada pela Fundação Carlos Gomes primeiro que a OSTP). Sofremos as consequencias de nossos atos de falta de inteligência e sensatez. Fomos todos atrás da conversa dos Senhores(as) Jonas Arraes, Thais Carneiro, Ricardo Aquino, Elielson Gomes, Marcus Vinicius Cardoso e os funcionários da ordem dos músicos, se nós não tivéssemos dado ouvidos a esse Bando e ao invés de termos ido em reunião lá no Teatro Waldemar Henrique e na Sede do Sindicato lá na Condor e procurássemos ficar estudando e procurando crescer musicalmente, com certeza eu não estaria com meu salário em atraso. Graças ao Bando é que eu fiquei sem salário e sem expectativa de vida, porque o ricardo aquino passa do meu lado e não me olha nos olhos pra dizer que ele como membro da diretoria da OMB sabia o que estava por acontecer, muito pelo contrário passa por mim e finge que nem me viu, é um covarde e não honra o que tem entre as pernas, ele e o Jonas Arraes dão certinho, se dizem filiados do PT e da DS, mas a verdade é que são dois medrosos e fogem do combate com medo, foi assim que o Sr Aquino agiu quando o Príamo teve problemas com a polícia, foi o primeiro a afirmar que não tinha nenhuma amizade com o Príamo e que sua relação era só profissional, chegou até a mudar de endereço pra polícia não ir bater na porta dele de tão covarde que é. Vocês podem me chingar do que quiserem mas prestem atenção no Aquino e Bando estão quietinhos, estamos nessa situação por culpa deles e só deles, foram eles e o pau mandado do Elielson que foram na OMB pra denunciar a ATP e agora estamos nessa situação graças a eles. Aí era o prato cheio que o secretário de cultura e o governo queriam para não nos pagarem, eu pergunto ao Aquino e Elielson, vocês sabiam que por causa de vcs a SECULT não vai nos pagar Maio e Junho?

Anônimo disse...

Concordo contigo colega músico, afinal não tem motivo para nossos "PATRÕES" não nos pagarem.
Se estamos nessa situação irregular há mais de 12 anos é por ineficiência e incompetência deles, afinal de contas estamos dispóníveis, aqui em Belém, sem fazer outra atividade, esperando para trabalhar na Orquestra.
Não somos responsáveis pela maracutaia que eles ( governo, secretários, e diretores armaram), portanto não aceitamos penalidade em relação a nossos salários que são devidos.Estamos disponíveis todos esses meses.
A Orquestra existe de fato ,reconhecidamente ,há mais de 12 anos,então eles que resolvam o problema da legalidade e que PAGUEM NOSSOS SALÀRIOS ATRASADOS DE ABRIL, MAIO E JUNHO.
PRECISAMOS nos manter, nos sustentar, pagar as nossas contas.
Se eles criaram o problema então que resolvam porque não podemos mais ser prejudicados, já não basta os baixos salários? Agora aumentaram a carga horária para os mesmos salários. É o fim!
Daqui a pouco vamos trabalhar de graça como no Festival de Ópera o Careca Daniel chegou a propor.
É a decadência geral da cultura neste Estado.

Anônimo disse...

Companheiros,não vamos nos desesperar. PRECISAMOS NOS UNIR para tentar solucionar nossos problemas.
Acho que não devemos culpar nossos colegas que tentaram fazer algo.
Também nao devemos ter memória curta, lembrem que esses problemas tem origem no governo passado, dos tucanos.
Devemos estar atentos para os que querem nos confundir,como vimos na entrevista totalmente infeliz e equivocada que o Mateus deu ao Diário,onde ele afirma que foi ele que fez tudo pela Orquestra, inclusive aumentar os salários , o que é uma inverdade diante de tantas que ele cometeu.
Até porque ele fomentou a discórdia e tirou arbitrariamente muitos músicos da Orquestra.
Bom lembrar,que se a Governadora deu esse pequeno e irrisório aumento, inclusive com a promessa de ser reajustado ao longo do ano passado ( lembram que o próprio Leonardo falou isso?),isto se deveu ao fato deste blog do barata ter postado a denúncia do que ocorria nos bastidores.
Então foi através deste meio que a Governadora decidiu dar o pequeno aumento, prometendo ao longo do ano de 2008, 2009, voltar a reajustar para equiparar a outras orquestras do País,lembram?
Lembram? Isso foi divulgado nos jornais.
Então vamos ser justos e agradecidos a pequenas conquistas e nos fortalecer para continuar lutando em defesa dos nossos direitos porque não vai ser engolindo um ao outro que vamos ganhar nada.
É preciso alcançar a realidade com uma leitura apurada e não contorcida, que interessa a quem?
precisamos refletir se o que queremos é continuar no faz de conta, trabalhando sem direito a nada.
Não esqueçam que tem colegas nossos doentes, com doença sérias, degenerativas sem receber sequer atenção a saúde, e o Estado , a OSTP,ignorou e ignora os músicos que estão doentes sem prestar nenhuma assistência médica, psicológica e social e isso é deprimente porque pode acontecer com a gente também.
É essa Terra de DIREITOS?
É isso que queremos que continue entra governo e sai governo?
Queremos trabalhar dignamente e receber TODOS NOSSOS DIREITOS TRABALHISTAS.
Não só pensar no aqui e no agora.
Inclusive receber os meses maio a junho, além de férias, 13 salário, vale transporte, vale alimentação, plano de saúde, hora extra, direito a aposentadoria,etc.

Anônimo disse...

É verdade. Fizeram duas audições mas até agora os salários não aumentaram nada. Continuamos recebendo o mesmo. Então para que fizeram as audições?
Não recebemos férias nem ficamos de férias.
Agora em julho estamos trabalhando mais e ainda não querem nos pagar os meses atrasados.
Não temos culpa dessa desorganização; é constrangedor jogarem a responsabilidade das leis trabalhistas para os músicos que são os únicos lesados nessa estória mal contada.

Anônimo disse...

Palhaçada!

Anônimo disse...

beemmmmm acomodados vcs...