sexta-feira, 19 de junho de 2009

DIPLOMA – Para Lúcio Flávio, decisão é correta

“Não concordo com vários dos argumentos do voto vencedor e dos que o acompanharam, mas a decisão é correta.” A declaração é de Lúcio Flávio Pinto (foto), 59, jornalista de competência e experiência reconhecidas, ao comentar a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que extinguiu a obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo. Bacharel em sociologia e política, com 43 anos de jornalismo, ele é também um dos mais respeitados intelectuais de sua geração, constituindo-se em uma referência obrigatória sempre que o assunto é Amazônia. Sem espaço na grande imprensa paraense, refém de conveniências políticas e econômicas, há 20 anos ele escreve e edita, solitariamente, o Jornal Pessoal, a mais longeva publicação da imprensa alternativa brasileira, sem o qual é impossível resgatar a história recente do Pará.
Sobre a exigência do diploma como condição sine qua non para o exercício do jornalismo, Lúcio Flávio é enfático. “A exigência do diploma do curso superior de comunicação social para quem quiser exercer a profissão representou uma anomalia. Não só na vida republicana, como na tradição universal. Foi um desvio consumado em 1969, em coerência com o Ato Institucional nº 5, de dezembro de 1968”, sublinha. Sobre as perspectivas diante da decisão do STF, ele é cauteloso e adverte: “Claro que o fim dessa anomalia não significa que entramos na rota do futuro. Retomando a caminhada, que foi desviada pelo período mais negro da república brasileira, há muito a fazer para valorizar a profissão, qualificá-la e garantir seus vencimentos. Mas retomamos a normalidade.” A respeito da grande imprensa paraense, Lúcio Flávio sublinha os efeitos deletérios da dependência da publicidade oficial e pela vinculação ao poder. “É preciso voltar a valorizar o jornalismo sem perder de vista a viabilidade do negócio. Acho que é possível chegar a esse equilíbrio. O impossível é fazer jornalismo sem o público. A concorrência das outras mídias será fatal se a imprensa frustrar o seu público, como está acontecendo”, observa.

20 comentários :

Anônimo disse...

se não é importante o diploma, então porque quando fazemos projetos que tenham que ser assinados por jornalista é exigido o n.do credenciamento do jornalista?
por exemplo:
o MINC exige que numa petição de ponto de cultura tenha a assinatura de um jornalista "formado"

caco ishak disse...

parabéns aos dois.

no mais, de quem sempre baixou a cabeça ao patronato, não é de se esperar outra coisa senão ais e uis (inclusive, enchendo a boca pra falar em ética e compromisso - quando, na real, não passam de paus mandados que se cagam de medo do patrãozinho) pela queda de um dos últimos filhotes da ditadura.

Anônimo disse...

O que mais me chocou nas postagem de ontem sobre esse assunto, foi ler um comentário de um blogueiro que "sente orgulho" de ser "jornalista" há dez anos, "sem diploma".
Uma coisa é certa, até onde eu sei essa gentalha não poderá NUNCA se comparar ao Lúcio (por exemplo), que não tem diploma de jornalista, mas é um intectual com nível superior. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
E tem mais: os agora "coleguinhas sem diploma", tiveram que ir ao Supremo para garantir esse "direito". Nós, os com diploma, estudamos e aprendemos um pouquinho. Isso faz a diferença.

Ao anônimo "sem carater" (macunaíma), que citou o nome de vários professores da UFPA, eu digo apenas: INVEJOSO vai estudar!!

Anônimo disse...

Tem um cara que vem aqui defender o Jader Filho, que tal? Doido, o patronato está nas nuvens, eles vão "pagar o que acharem justo". Vai estudar que ainda é a melhor opção!!!! Tu és jornalista por conta de uma decisão do Supremo, não esquece disso!! rsrsrs

caco ishak disse...

anônimo, mostre a cara.. pra esclarecer: não tenho diploma em JORNALISMO. mas tenho diploma, sim, fique tranquilo. de resto, realmente.. falta muito chibé pra eu chegar perto do lúcio flávio. mas ainda tenho tempo pra isso - os dez anos de jornalismo começaram no primeiro ano da faculdade de direito, quando tinha 18 anos. faz as contas..

Gustavo Nogueira disse...

Recebi um email sobre um ato absurdo de "indignação à cassação do diploma de jornalista".

Em que mundo vivemos? O email, asssim como minha resposta, estão no Ato Criativo: http://migre.me/2xBC

Anônimo disse...

Que pena, Lúcio, gosto tanto de VC. Além do mais, é um contrasenso um professor de comunicação pensar assim. É não ou não é?

Anônimo disse...

OI Barata, por favor anuncie este material do Sinjor

ABS, Profº Aluísio

AVISO DE PAUTA E CONVITE AOS JORNALISTAS

O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) convida a todos os jornalistas para o grande ato em repúdio à decisão do Supremo Tribunal Federal que (STF), que, no último dia 17/06, dispensou a exigência do Diploma de Jornalismo para o exercício da profissão.

Em âmbito da Campanha de Valorização do Diploma de Jornalismo, da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), vamos reagir em defesa dos nossos direitos, do nosso mercado de trabalho, da academia, da imprensa responsável e do orgulho do Jornalista Brasileiro.

Esperamos vocês lá!

DIA: Segunda-feira, 22 de junho
HORA: a partir das 9 horas da manhã
LOCAL: Praça Felipe Patroni, na Avenida 16 de Novembro, centro de Belém, em frente ao Fórum.

Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA)

Anônimo disse...

Colegas
Na segunda-feira (22) faremos uma manifestação contra a decisão do STF que acabou com a obrigatoriedade de diploma para jornalista. Sempre defendemos outras profissões mostrando fatos. ESTÁ NA HORA DE DEFENDER A NOSSA! Vamos fazer e ser notícia. Será a primeira de muitas outras manifestações que acontecerão em todos os estados. Será às 9h, na praça Felipe Patroni, em frente ao Tribunal de Justiça.
Quem estiver interessado em participar da organização dessa manifestação deve estar no Bar do Parque, no sábado (20), às 16h.

Jornalistas sempre!

Controversus disse...

A decisão é correta, sim. Eu não teria motivos, além de corporativos, pra defender a obrigatoriedade do diploma. Muitos dos jornalistas que admiro não são formados - entre eles o Lúcio Flávio, Ricardo Kotscho, Paulo Henrique Amorim... acho que essa decisão vai ser positiva pros cursos de jornalismo, por mais que isso pareça paradoxal. Eles vão ter que provar que vale a pena fazer o curso pra ser um profissional mais qualificado. As faculdades de fundo de quintal tendem à falência, o que é uma maravilha!

Alan Araguaia

Tylon Maués disse...

Interessante que quem defende o anacronismo não tem peito nem pra assinar.

NUCLEO13 disse...

BONITO MESMO FOI O BATE BOCA ENTRE O CHEFE DA CASA CIVIL, CLAUDIO PUTY E A TITULAR DA SEDURB, SUELY OLIVEIRA, NO AEROPORTO DE MARABA,ESSA SEMANA, SUELY ESCULHAMBOU COM PUTY NA FRENTE DOS PRESENTES, ENTRE ELES, RONALDO GIUSTI EX-COORDENADOR DA AGENCIA DE INTEGRAÇÃO REGIONAL E SUA ESPOSA EVA, RESPONSAVEL PELA REPRESENTAÇÃO DA SEDURB EM MARABA, E OUTROS MILITANTES DO PT E DA DS.
SUELY PERGUNTOU PARA PUTY SE O NUCLEO DO GOVERNO ASSIMILOU A DERROTA DA GOVERNADORA EM 2010, POIS ELA ACUSOU OS MESMOS DE AGIREM COMO SE O GOVERNO TIVESSE EM UM RUMO SEM VOLTA, SUELY AFIRMOU QUE O NUCLEO NAO PROTEGIA A GOVERNADORA E SIM SEUS INTERESSES PESSOAIS, COMPAROU ANA JULIA A LULA NO ENFRENTAMENTO DE CRISES, ENQUANTO O GOVERNO FEDERAL ERA CRITICADO NO AUGE DOS ESCANDALOS DO MENSALÃO, O PT, O GOVERNO, OS MOVIMENTOS SOCIAIS BLINDARAM LULA, AQUI É AO CONTRARIO, QUANDO O GOVERNO É CRITICADO, O NUCLEO DO GOVERNO AFASTA O PT E SUAS TENDENCIAS DA LINHA DE DEFESA E PÕE A GOVERNADORA NA LINHA DE TIRO.
ACUSOU ELES DE FAZEREM INIMIZADES COM TODOS DO GOVERNO, DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E DA BASE ALIADA NA ALEPA, E POR ULTIMO, SUELY QUESTIONOU PUTY SOBRE A FORMA QUE ESTAVA SE DANDO A SUA SAIDA DA SEDURB, FOI O MOMENTO MAIS EMOCIONANTE DA CONVERSA, SUELY DISSE QUE NUNCA TINHA SE SENTIDO TÃO HOSTILIZDA E DESRRESPEITADA, COMO ELA SE SENTIA NO ATUAL GOVERNO, NEM NO TEMPO EM QUE ERA MILITANTE DA FORÇA SOCIALISTA, EX-TENDENCIA DO PT QUE DEU ORIGEM AO PSOL E QUE GOVERNOU BELÉM NA GESTÃO PETISTA. SEGUNDO SUELY, NAQUELE TEMPO ELA ERA COMUNICADA PELOS DIRIGENTES DA TENDENCIA COMO O EX-CHEFE DE GABINETE ALDENOR JUNIOR(BLOG PAGINA CRITICA) PELO LUIZ ARAUJO(SEMEC), EDMILSON RODRIGUES(EX-PREFEITO) DAS DECISÕES INTERNAS DA TENDECIA. NO ATUAL GOVERNO É O INVERSO, SUELY AFIRMOU QUE SABE PRIMEIRO PELA IMPRENSA DEPOIS PELO GOVERNO. PRA CONCLUIR, SUELY AFIRMOU QUE O PROBLEMA NÃO ERA ELA SAIR, MAIS A FORMA QUE ESTAVA SENDO COSTRUIDA ESSA SAIDA, DISSE QUE TINHA PRA ONDE IR, E NÃO ESTAVA SE REFERINDO A RETOMAR SUA FUNÇÃO DE AUDITORA FISCAL DA SEFA, E SIM APOIAR OS MOVIMENTOS SOCIAIS, COISA QUE SEMPRE FEZ SEGUNDO ELA. E PUTY ATORDOADO OLHANDO PARA OS LADOS PARA VER QUEM VIA A CONVERSA, PEDIU CALMA PRA SUELY E DISSE QUE NÃO SABIA DE NADA, PEDIU QUE SUELY FICASSE PARA CONVERSAR COM A GOVERNADORA E ELE, SUELY DISSE QUE ELE SABERIA ONDE ENCONTRA-LA. COMO TESTEMUNHAS DESSE ENCONTRO INDIGESTO, OS MILITANTES DA DS E DO PT DE MARABA E OS PASSAGEIROS QUE NÃO ENTENDIAM NADA, POIS NÃO SABIAM QUEM ERA OS DOIS E DO QUE SE TRATAVA, SORTE DELES!

Anônimo disse...

Barata, essa manifestação do Sinjor na segunda-feira em frente ao Fórum e com a convocação antecipada de mobilização para o Bar do Parque, às 16 horas desse sábado, terá o seguinte resultado: todos de porre, depois de encher a cara no sábado e no domingo, estarão na porta do Fórum falando às moscas. Isso é que é mobilização.

CBI disse...

Prezados amigos do Blog: Como tá o "caso" da vereadora que ficava com o $ (tutu, grana, bufunfa, dinheiro) da empregada ????? Por favor Barata, não deixe de tocar no assunto.

Anônimo disse...

20:43, como ta nao se sabe, ela tava na conferencia de segurança pública, toda paramentada, com a cara de pau de sempre.

Ana Silva disse...

Caro Barata,
Lúcio Flávio Pinto pode até escrever e editar o seu Jornal Pessoal "solitariamente", mas o ECO que suas análises provocam é de uma potência proporcional ao seu "objeto" de estudo, qual seja, a Amazônia.

Anônimo disse...

Organizadores do “Se Rasgum” criticam TV por cancelamento de projeto ,isso prova a incompetencia da atual direção da FUNTELPA,a presidente Regina lima e a dupla (ruim e sem graça)Antonio Carlos-Radio e Dimitri Maracaja -TV .Governadora pq a senhora nãi demiti esses trio de icopetente.Pois a cultura do Para Nõa merece esse trio.

Anônimo disse...

Organizadores do “Se Rasgum” criticam TV por cancelamento de projeto

Envie para um amigo

Os organizadores do Festival 'Se Rasgum' de Música divulgaram nota lamentando o cancelamento das eliminatórias para seleção de bandas, que seriam realizadas em parceria com a TV, Rádio e Portal Cultura do Pará. As seletivas deveriam ter ocorrido ontem, mas foram desmarcadas pelo veículo, segundo o comunicado, na última sexta-feira.

A seguir a íntegra da nota:


'Com muita tristeza, a organização do Festival Se Rasgum é obrigada a anunciar o cancelamento das seletivas programadas em parceria com a Funtelpa – Rádio, TV e Portal Cultura. Não foi uma decisão que partiu de nós, mas da falta de organização e de incentivo da rede de comunicação estatal com as bandas novas, de Belém e do interior, que trabalham em cima de músicas próprias e de uma nova linguagem na música paraense.

Não foi uma decisão que partiu de nós, mas da falta de organização e de incentivo da rede de comunicação estatal com as bandas novas, de Belém e do interior, que trabalham em cima de músicas próprias e de uma nova linguagem na música paraense', disse o documento.

Funcionários de dentro da Cultura, que nos incentivaram e trabalharam para que houvesse o programa, também não podem mais fazer nada, pois infelizmente os atuais objetivos da Funtelpa se chocam com os nossos. Tudo o que podemos fazer agora é pedir desculpa a todas as bandas e pessoas envolvidas, além de garantir que nós faremos essa seletiva sim, em que as bandas se apresentarão e terão outras boas oportunidades também'.

Se tem um objetivo que sempre ficou transparente na Dançum Se Rasgum Produciones foi o de que nós nos preocupamos com a música. E nos preocupamos porque gostamos de música, por que sabemos a força que ela tem e onde ela pode nos levar. Nos preocupamos com o Estado, com a tal 'cena', com a criação de novos sons, de novas bandas. Nos preocupamos com Belém, com o Pará. E nos preocupamos porque existem duas coisas que nos fazem acreditar no que fazemos: o talento da música paraense e nosso compromisso com ela.

A honestidade e o trabalho árduo sempre estiveram nos acompanhando, mesmo somado ao desgaste que sofremos para fazer com que o Festival Se Rasgum continue dando frutos para os grupos locais, que seja repercutido nacionalmente por veículos de imprensa como a Folha de S. Paulo, Revista Veja, MTV, Bravo!, Revista Rolling Stone etc., e que faça com que o público acompanhe por onde anda a música brasileira e dando às bandas locais a oportunidade de desfilar nesse cenário.

Nossa intenção de mudar as seletivas para a TV, Rádio e Portal Cultura era para dar visibilidade a mais bandas que gostariam de participar do festival. No entanto, continuaremos com o objetivo das seletivas levando o evento para outro lugar e transformando em apresentações ao vivo, mostrando que assim como o tema do festival, só os mais aptos sobreviverão. E se para essa sobrevivência quesitos como honestidade, compromisso e boas intenções contarem mais pontos, o Festival Se Rasgum é o que vai superar todo o caos'.

Anônimo disse...

SURPRESA MESMO É VER O ZÉ FRANCISCO NO GOVERNO DO PT, ELE ODEIA A CUT E OS PETISTA, NUNCA TRABALHOU, É PRESIDENTE DE MEIA DÚZIA DE SINDICATO, A MAMATA DESSE SUJEITO É GRANDE.......AGORA O GOVERNO ENDOIDOU DE VEZ, LÁ NO MARAJÓ O POVO SÓ FALA NO BICHEIRO, SERÉ QUE DONANA VAI LEVAR PEIA TAÉ DO BICHEIRO, DEUS NOS LIVRE DESSE HOMEM,
TORÇO PELO JATENE O CARA É BOM DE GOVERNO.

Anônimo disse...

SURPRESA MESMO É VER O ZÉ FRANCISCO NO GOVERNO DO PT, ELE ODEIA A CUT E OS PETISTA, NUNCA TRABALHOU, É PRESIDENTE DE MEIA DÚZIA DE SINDICATO, A MAMATA DESSE SUJEITO É GRANDE.......AGORA O GOVERNO ENDOIDOU DE VEZ, LÁ NO MARAJÓ O POVO SÓ FALA NO BICHEIRO, SERÉ QUE DONANA VAI LEVAR PEIA TAÉ DO BICHEIRO, DEUS NOS LIVRE DESSE HOMEM,
TORÇO PELO JATENE O CARA É BOM DE GOVERNO.