segunda-feira, 22 de junho de 2009

BLOG – O sigilo da fonte

Por obtusidade e/ou má-fé, ao criticar o anonimato das denúncias e críticas, o internauta convenientemente se esquece que o sigilo da fonte é uma garantia constitucional. Uma garantia, diga-se, largamente utilizada pela mídia tradicional e que naturalmente se estende aos blogs.
O sigilo da fonte soa tanto mais indispensável diante da correlação de forças, particularmente desfavorável para os autores de denúncias cujos alvos são os poderosos de plantão e seus apaniguados. Os eventuais excessos, cometidos sob o manto do anonimato, não desqualificam o off e podem ser neutralizados com o recurso do moderador.

12 comentários :

Anônimo disse...

Não confunda sigilo de fonte com comentário anônimo. Até porque na maioria das vezes é o próprio blogueiro quem alimenta o debate para atrair leitores.É por isso, que mesmo sem pesquisa, todos sabem que a credibilidade é baixa.

Anônimo disse...

todos quem, anonimo?
assina anonimo- (que não é o Barata, que pelo jeito vc nao conhece mesmo! ele? colocar comentario? vc de fato não conhece o homem! )

Jairo Cabral disse...

Barata, eles ficam putos!

Anônimo disse...

Ao 18:06, ei cara, desce daí pq vc está voando mais que urubú do ver-o-peso. Definitivamente, vc não entende nada de ética, nem de valores históricos de um profissional sério, competente e de bom caráter como é o Barata. Cara acaba com essa "nóia".

Anônimo disse...

Mas quem fica puto? O anônimo que tirou o Barata do sério (9 Comentários), ou o Barata que agora tem que aturar os anônimos. Mesmo censurando de vez em quando.

Anônimo disse...

fico imaginando o que o Barat é obrigado a nao baixar...minha nossa, voces sao de última...

Anônimo disse...

Senhor Barata, o sigilo da fonte é algo precioso, não só aos jornalistas, mas à propria sociedade. É uma pena que neste Estado e no Brasil prevalece o interesse empresarial em detrimento do interesse público e, nessa esteira, pode o jornalista obter boas matérias - preservando a fonte ou não - que o que vai prevalecer é a vontade do dono do jornal ou do blog mesmo.
Talvez por conta de perseguições gratuitas mesmo muitos ainda encontrem coragem para denunciar patifarias - principalmente no serviço público - que jamais viriam à tona pelos meios de comunicação. Já pensou o que aconteceria se o pessoal da SEDUC, do MINISTÉRIO PÚBLICO, do TJE, da SEDES, da .... resolvesse assinar os comentários, pelo amor de Deus!
Por outro lado, Barata, pense bem. Já imaginou se acusações são lançadas sem a devida comprovação contra pessoas inocentes, que não se envolvem nessa lama toda, e eu já li vários pedidos de desculpas em vários blogs, não é verdade, como é que fica?
Uma coisa precisa ser esclarecida. Você diz que o sigilo da fonte é garantia constitucional, perfeito, então como compatibilizar outras garantias como as que transcrevo:
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;
X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
Onde irei concretizar o meu direito à reparação de um dano, uma indenização mesmo, se não sei a autoria?
Eu não me importo muito com esse negócio de comentário anônimo. Depos de anos lendo os blogs é a segunda vez que escrevo um comentário. Gosto da leitura de forma despretenciosa, não lanço acusações contra ninguém, para mim o palco para isso é outro. Blog é para quem gosta, eles não irão resolver os problemas do mundo, nem de Belém. Eu os leio porque às vezes trazem informações que não circulam nos grandes jornais. Só isso!

Anônimo disse...

Daqui a pouco vão começar a escolher governador, prefeito, deputados, vereadores, secretários ... através dos blogs, tem gente que pensa que já estaria eleita. Eu heim!

Anônimo disse...

Barata é sinônimo de anônimo. E anônimo é anti- ético. E pronto.

Anônimo disse...

Para de encher o saco. Sem os comentários dos anônimos ninguem vai acessar o Blog do Barata. O Barata é ruim de pauta, só vale a pena as sacanagens dos anônimos.

Anônimo disse...

Concordo com o 14:03. Viva os anônimos e os éticos que se explodam.O Barata fica só para levantar a bola.

Anônimo disse...

O Barata passou a censurar os comentários. Ficou com meeedo. É, quem tem, tem meeeeeeeeeeedo, né Baratinha?