quinta-feira, 25 de junho de 2009

PM – A (grave) denúncia de Wolgrand 1

A propósito da cessão de PMs para o Detran (Departamento de Trânsito do Estado do Pará), que tipifica desvio de função, a despeito da escalada da criminalidade em Belém, merece atenção a grave denúncia feita neste blog – com aparente conhecimento de causa – por Walber Wolgrand (foto). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Wolgrand é também major da PM, remetido para a reserva em um rumoroso episódio de retaliação política, protagonizado durante a administração do governador tucano Simão Jatene.
A propósito, assinala Wolgrand: “Antes de mais nada convém verificar se há previsão na lei de efetivo da PM para a cessão de PMs para o Detran. Não há. Se não há, eles estão saindo de algum lugar da estrutura organizacional da PM para atender esse órgão.” E prossegue: “Verifiquem quantos PMs tem em Ourilânida no norte, São João do Araguaia, Breu Branco, etc. Menos que no Detran.”

11 comentários :

Anônimo disse...

A Cézar o que é de Cézar... Logo, lugar de PM é na rua atuando na segurança pública, defendendo a população, principalmente diante dos altíssimos níveis de violência que a sociedade paraense enfrenta na atualidade.

Anônimo disse...

O que ocorre com a PM é que os seus integrantes não querem ser policiais e sim militares, essa filosofia de que o policiamento ostensivo seja exclusiva da Pm cai por terra, porque seus integrantes, são primeiramente, militares, que ficam dentros dos GRANDES quarteis, sem fazerem ABSOLUTAMENTE, nada em benefício da sociedade que paga seus custos, e deixam de cumprir suas atividades policiais.
E para complicar, ainda mais, os grandes problemas de segurança, vem essa leva de militares, insisto que eles não sejam policiais, prestarem serviço ao Detran - pergunta-se o que vão fazer lá, porque eles não podem atuar como agentes de trânsito, o CTB é bem claro nessa atribuição, função administrativa não se delega.
Nota-se que os militares fazem até segurança dos prédios do tribunal de justiça, essa boca deve ser boa, porque tem até oficial neste esquema.
Veja quanto o estado pérde ao forma esses militares para servirem como vigia e o custo de um oficial não deve ser nada barato.

Anônimo disse...

O Major Wolgrand,
Está certo, estive recentemnte a trabalho, no Municipio de Vigia, e a reclamação tanto da Populaçao, como dos Policiais, é a falta de Policia nas ruas.

Anônimo disse...

MAIS UMA LENHA NA FOGUEIRA...O DIRETOR GERAL DO DETRAN ALBERTO CAMPOS,QUE É PRIMO DE MARTINHO CARMONA,TEM UM POLICIAL MILITAR A SUA DISPOSIÇÃO COMO MOTORISTA ,E NÃO É DE HOJE...
O NOME DO PRAÇA?EMERSON...

Anônimo disse...

O QUE VAI ACONTECER COM O TERRENO QUE O EX-DIRETOR GERAL DO DETRAN,LIVIO ASSIS COMPROU NO BENGUI,POR QUASE HUM MILHÃO E MEIO DE REAIS ,COM DISPENSA DE LICITAÇÃO.
ESTA SÓ MATO E LAMA,E É UM LUGAR IMPRÓPRIO PARA SER PARQUE DE RETENÇÃO,POIS É CONSIDERADO AREA VERMELHA PELA POLICIA...
TERRENO CARO ESTE...E COM DISPENSA DE LICITAÇÃO...AI TEM.

Gil Soledad disse...

Querem saber mais? Visitem
http://blogdowolgrand.blogspot.com/
Abraços!!!

Anônimo disse...

Dispensa de licitação n.º 030/2008 do DETRAN-PA, para a compra de um terreno na periferia de Belém, no bairro chamado Benguí, por R$ 1.274.000,00 (um milhão, duzentos e setenta e quatro mil reais), imoral e ilegalmente! Publicação no D.O. do estado do Pará de 27/11/2008 (veja o link http://www.ioepa.com.br/site/mat/mostraMateria2.asp?ID_materia=264564&ID_tipo=21). Atenção povo, para a improbidade administrativa no estado do Pará!

Anônimo disse...

O volgrand esta serto porque enquanto não haver uma mudança em todos estes coroneis arcaicos a segurança no Pará não vai melhorar e nem para nós ex-militares que fomos totalmente injustiçados em todos os sentidos.

Anônimo disse...

Não é sé na PM que se verifica desvio de função para evitar ir às ruas efetuar o policiamento preventivo. Alguns policiais civis também utilizam de diversos e odientos artifícios para nção trabalharem. Essa delegada e pseuda professora (a aula dela é uma merda, dizem os alunos do IESP)Rubenita Pimentel há mais de três anos não sabe o que é uma delegacia de polícia. os argumentos são vários que vão desde assédio moral até ilimitadas licenças médicas, dentre outras. Deveria a Polícia Civil ser passada a limpo por sua corregedoria para que os muito podres fossem eliminados e somente aqules bons - são poucos, reconheco - ficassem honrando a institutição.

Anônimo disse...

Amigo wolgrand, observo que sua filosofia continua BASEADA no juviquês e cacaquês, e isso é uma pena porque com tua idade nunca realmente foste um representante legitimo da lei. Um abraço na ilha ...

Anônimo disse...

A verdade, é que por de trás de uma farda existe um ser humano, principalmente nosso praça, ao sair de casa não sabe nunca se vai voltar para sua familia, que muitas das vezes não tem o que comer, pois o pouco dinheirinho que recebe não dá pra nada, e as vezes se sujeita a tirar os chamados bicos, pra quem tá fora é muito facíl apontar e dizer os erros, mas vá lá troque com um soldado por um dia, pra sentir na pele como é que é. Aí você diz - Mas é um serviço voluntário, mas pra quem não tem esperança essa é a ¨solução¨, e contar com a ajuda divina para não servir seu peito de escudo para balas perdidas da vida.