quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

SINTEPP – O porquê do abaixo-assinado


O alegado aparelhamento do Sintepp pela APS, a tendência do PSol a qual pertence inclusive o coordenador-geral do sindicato, Alberto Ferreira de Andrade Júnior, o Beto Andrade, é a justificativa esgrimida para justificar a opção pela nota de repúdio e pelo abaixo-assinado. De acordo com a explicação oferecida pela fonte do Blog do Barata, seria inócuo levar os questionamentos feitos ao CER, o Conselho Estadual de Representantes da entidade, instância que em tese destina-se a dirimir controvérsias. “Como a APS também domina essa instância, seus prepostos fatalmente não iriam fazer uma avaliação isenta e ainda penalizar, talvez até com expulsão do sindicato, quem ousasse enfrentá-los”, assinala a fonte. Por isso, a reivindicação do afastamento da atual direção, enquanto perdurar a apuração das denúncias, com a eleição de uma diretoria provisória, em assembleia geral extraordinária. Assim como a eleição, igualmente em assembleia geral extraordinária, de uma comissão de ética independente, para conduzir uma sindicância interna, sem a ingerência da assessoria jurídica do sindicato, a fim de apurar as denúncias formuladas ao Ministério Público Estadual. A esta reivindicação soma-se outra: que seja confeccionado um relatório, a ser apreciado em assembleia geral extraordinária para apreciá-la, cuja realização seja prévia e amplamente divulgada nos veículos de comunicação social.

Quanto a nota de repúdio, na leitura dos seus articuladores, ela deriva do sentimento de repulsa, diante do desdém em relação às graves denúncias feitas e da letargia dos setores da oposição representados na direção do Sintepp. Alguns dos diretores eleitos pela oposição, cobrados a se posicionar em torno do imbróglio, teriam refugado, em um comportamento interpretado como de covardia moral. “Por oportunismo político ou medo de desgaste político, simplesmente, eles não se dispõem a se manifestar”, relata a fonte ouvida pelo blog.

2 comentários :

Anônimo disse...

Esses professores são moles demais. Se fosse na categoria em que faço parte já teríamos faz tempo expulso esses diretores corruptos.

Anônimo disse...

Tua categoria deve ser de DAS, não é?