quinta-feira, 14 de novembro de 2013

HOMENAGEM – 25 anos sem João Batista

PEDRO CÉSAR BATISTA *

        A ocasião dos 25 anos - de impunidade - sobre o assassinato do deputado João Carlos Batista, conhecido advogado e defensor das populações desfavorecidas no Estado do Pará, deve servir p.ara que muitas atitudes sejam revistas, por parte de ativistas de ontem e de hoje, como por todas as pessoas em sã consciência, que lutam e esperam por uma JUSTIÇA REAL no Brasil. Dia 06 de Dezembro de 2013 deve ser não apenas um momento de recordação e resistência dos irmãos, amigos e companheiros da época, pois antes de João Carlos Batista, depois dele e até hoje, muitos outros crimes aconteceram e continuam impunes. A convocação deve estender-se a todos os que sentem vítimas das injustiças.
        A violência não existe só na Amazônia ou só no Brasil, dizem alguns. O crime existe nos lugares mais desenvolvidos, dizem outros. Mas a impunidade brasileira é única no mundo, um incentivo constante às praticas criminosas e à formação de máfias. E na Amazônia, a Justiça ainda é exceção. Muitos foram os enterrados e os desterrados pelo terror implantado e persistente na Amazônia. Advogados e defensores da igualdade social continuam a ser assassinados. Por isso, a responsabilidade sobre a data e as ações previstas em honra do inesquecível deputado é de todos. De todos os que se perguntam por que o tempo passa e nada muda, ou questionam se o que mudou não foi o suficiente, por que o crime organizado continua na região... e a desmoralizar a Justiça.
        Acontece que em nome dos novos tempos no Brasil foram muitos os que se conformaram com a liberdade de protestar, mas deixaram de exigir um desfecho justo para os velhos casos. O esquecimento, em nome da paz ou do medo, foi cultivado e transmitido para a geração posterior a Gabriel Pimenta, Paulo Fonteles e João Carlos Batista. Isto se forem lembrados apenas os três advogados de topo na defesa dos direitos humanos e sociais, assassinados na mesma década no Pará, pelas mesmas motivações. Foram muitos os que aceitaram, na sua vivência diária, que crimes como esses fossem "varridos para debaixo do tapete".
        João Batista, presente!!
        Viva os lutadores do povo!!
        Pelo fim da impunidade e do latifúndio!!


* Pedro César Batista é jornalista e escritor. Ele é irmão do ex-deputado João Batista, advogado dos sem-terra, assassinado em 1988.

Nenhum comentário :