segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

GUALBERTO – Arrogância recorrente

        Como já relatou o Blog do Barata alguns anos atrás, o brutal e covarde assassinato cometido por Hamilton Ribamar Gualberto, quando delegado de polícia, foi minuciosamente relatado pelo jornalista Francisco de Assis, já falecido, nas edições de 4 e 15 de novembro de 1991 do jornal Folha do Norte, na coluna Nas Barras da Justiça. A Folha do Norte é um título histórico, adquirido pelo patriarca dos Maiorana, o jornalista e empresário da comunicação Romulo Maiorana, já falecido, e incorporado ao grupo de comunicação da família, proprietária, dentre outras coisas, do jornal O Liberal e da TV Liberal, esta a afiliada da TV Globo no Pará.
        Na ocasião, Assis relatou, na coluna Nas Barras da Justiça, que Gualberto teve sua prisão preventiva e condenação decretadas pelo juiz da 3ª Vara Penal, Jaime dos Santos Rocha. “O advogado Hamilton Gualberto, naquela ocasião, pediu aos jornalistas que cobrem o setor forense, inclusive eu, que não déssemos a notícia. Foi atendido”, contou Assis, antes de explicar o porquê de voltar ao assunto: “Só que meses depois ele andou falando que tinha alguns jornalistas em mãos. E por isso sua condenação não havia sido publicada.”
        A veracidade do relato de Assis, diga-se, não foi contestada. De resto, o relato apenas corrobora um traço da personalidade do assassino impune – a recorrente arrogância e a leviandade no trato da honra alheia.

2 comentários :

Anônimo disse...

Essa é a cara do judiciário paraense. Se fosse um pobre que tivesse roubado u ma lata de leite, uma farmácia, um celular, estaria em Americano, pegando porrada da polícia dos ricos em corredor polonês.

Anônimo disse...

Ele representa e bem o que é o tce. Inútil, pernicioso, corrupto e tudo o mais que não presta. E eeses calhordas além dos salários altíssimos, ainda são vitalícios.