quarta-feira, 2 de março de 2011

TUCURUÍ – A saúde pública em colapso

Em Tucuruí, a saúde pública está à beira de um colapso. Isto é o que se deduz, diante da denúncia feita ao blog, de acordo com a qual nos postos médicos, abrigados em espaços inadequados, falta tudo, de médicos a medicamentos. Como a prefeitura do município não dispõe de condições de assumir suas responsabilidades, o ônus recai sobre o Hospital Regional de Tucuruí, que gerencia a sua maternidade e também a maternidade municipal. Os medicamentos para a maternidade municipal são fornecidos pelo Hospital Regional, que fornece também a alimentação e se encarrega da lavagem da rouparia hospitalar. A limpeza da maternidade municipal é feita pela empresa paga pela Sespa, a Secretaria de Estado de Saúde Pública.
Mas isso não é tudo, acentua a denúncia. Os médicos obstetras e os anestesistas que trabalham na maternidade municipal são os mesmos que atendem no Hospital Regional, um contingente incapaz de dar conta da imensa demanda. O Pronto-Socorro do Hospital Regional encontra-se sobrecarregado, porque o pronto-atendimento do município funciona precariamente. O raio-X do município está quebrado há seis meses, à espera de conserto. Assim como a autoclave do município não funciona há um ano e meio.
O temor generalizado é que, por conveniência político do governo Simão Jatene, caiba ao prefeito de Tucuruí, Cláudio Furman, indicar os administradores do Hospital Regional.

21 comentários :

Anônimo disse...

De fato o texto retrata a realidade caótica da saúde em Tucuruí. Uma única falha esta no parágrafo final, ultima linha, Onde se ler Prefeito Claudio Furman. O atual prefeito chama-se Sancler Ferreira e Não Claudio Furman. Um abraço

Anônimo disse...

Oi Barata, só uma retificação: o atual prefeito é Sancler Ferreira do PPS (um partido decente!)

Anônimo disse...

Sem falar Barata que o Deputado Arnaldo Jordy está pleiteando com o gorvernador do estado simão jatene, que o regional de tucuruí fique na mão do Prefeito Sancler de tucuruí, Jordy esta chantageando o Governado para que ele de o HRT, sua diretoria, para O prefeito Sancler, já pensou!! Tanta coisa para Jordy cuidar, esta se metendo aonde ele não sabe sobre o descaso do prefeito com a sua propria saude basica, que esta um caos, Jordy só faz issso porque Sancler é do PPS o seu partido com medo de perder o prefeito do seu partido, que gastou tambem dinheiro da saude para a eleição de Arnaldo Jordy!!!E enquanto isso o povo de tucuruí sofre, pois a maternidade que foi colocado dentro do regional, está ha 13km da cidade, pois bem, e pobre que não tem recurso para as passagens, Barata tem mães morrendo de parte em pleno seculo 21, que é inadimissivel, mulheres de parto normal, cesariana e infectadas tudo na mesma sala, com um unico banheiro para ser dividido, se ja pensou! E o Prefeito ainda diz que reformou o HRT, claro ele reformou, bem pregado as palavras dele, mas o espaço fisico não foi ampliado, ele não analisou que o Regional atende todos os municipios vizinhos que já complicado, imagine agora? Que a basica esta sendo atendida pelo regional? Complicando ainda mais o que ja era complicado!!!

Anônimo disse...

E agora que ele(Prefeito Sancler) esta fazendo um carnaval belissimo, gastando um absurdo com divulgações do carnaval, é um desproposito total, aqui não tem nem fumace para combater a DENGUE, o nosso municipio TUCURUÍ esta em 1ºlugar de casos de DENGUE!!Não tem nem PARACETAMOU nos posto saude, e foco de dengue esta só aumentando aqui!!Esse dinheiro que esta gastando bem que podia ter sido investido na saude basica que esta na UTI, e o deputado Arnaldo Jordy que se diz ficha limpa esta atraz do governador para o Regional e para a mão deste inrresposavel do Prefeito Sancler, só porque é do seu partido PPS!!!

Anônimo disse...

O secretario do estado esteve aqui no hospital regional, a 2 semanas atraz, tomara que ele coloque a mão na conciencia e se certifique que não da para Sancler ter o regional na mão, pois bem, ele irá prejudicar ainda mais o estado, uma obs: o secretario de saude do estado e tambem do PPS!!

Anônimo disse...

Bom dia, Barata

Sou medico de Trauma, saio da capital de 15 em 15 dias para o Regional de Tucuruí, e digo aqui meu amigo os servidores estão escolhendo que não deve morrer, o absurdo é grande nunca vi um regional deixar de atender a alta complexidade para atender a basica que é de responsabilidade do municipio, a minha opinião que este Prefeito Sancler é tremendo de um esperto pois tudo que é gasto dentro do regional com a basica e a maternidade sai do bolso estado, pois o dinheiro das AIH's está entrando na conta do municipio mas não esta sendo repassado para o regional, pra onde o dinheiro esta indo se o Hospital Municipal esta fechado, não se faz nenhuma cirurgia lá, todas as cirurgias são feitas no regional, as gestantes estão perdendo seus bebes e morrendo de parto, as cesarianas estão todas amontuadas em uma sala só com as que estão infectadas, no ponto de pegar infecção hospitalar, que caos...esta faltando tudo dentro do regional, remedios, medicos suficientes para todos, leitos, lençois, etc...Os medico do municipiod e do estado estão fazendo a dobradinhas de plantão, o municipio e o estado estão pagando platões no mesmo dia e na mesma hora para os medicos, não tem medico que não goste disto, já pensou voce ganhar dois salarios no mesmo dia e no mesmo horario!!!Os medicos aqui são espertos e por isso é que não denunciam a situação maravilhosa do hospital Regional, rsrsrsrs

Anônimo disse...

Bom Dia Barata

Hoje em tucurui o anestesista que está na escala do regional tambem esta na escala do municipal, colocando em risco a vida dos pacientes ma vez que o sr anestesista já tem 70 anos, não temos nada contra o idoso mais convenhamos que a atividade requer agilidade e um poder de concentração apurado para uma sala de cirurgia, imagine para tocar duas ou tres salas ao mesmo tempo.

Anônimo disse...

Por favor senhor Barata, já que não tem ninguem para olhar por nosso Tucuruí, denuncie isto nos jornais na Televisão, nós de Tucuruí, estamos a mercê da sorte é como disse o Médico do Regional de Tucuruí,estão escolhendo o paciente é mole? (Help)(Socorro) (S.O.S)nos ajudemmmmm

Anônimo disse...

Estamos com a clinica cirurgica lotada de pacientes para realizar cirurgias principalmente de ortopedia e um medico a disposição ganhando e sem ralizar nenhuma cirurgia pois estamos com um anestesista fazendo as cesarias do municipio, cesarias do regional e as urgencias que aparecem. Será que isso é possivel.

Anônimo disse...

Bom dia Barata,
A situação é catastrófica, NUNCA a saúde dessa cidade esteve tão pessimamente adminsitrada como nessa adminsitração. os postos de saúde estão sucateados, o hospital municipal não tem nem os reme´dios basicos, aparelho para ve se a pressão tá alta nem pensar nos postinhos não tem nada. nem remédio pra febre. médico vai quando que, fica o tempo que quer ninguem cobra nem dá falta. pra você te uma ideia tem medico em tucurui com 12 empregos, imagina o tipo de atendimento desse profissional, se ele atender é claro, os dentistas passou um tempão sem fazer nada por falta de luva, o povo vai para os postinho de noite e fica a madrugada toda na chuva pra poder pegar uma ficha e na hora o medico num aparece pra consultar o negocio tá feio de jeito e prapiorar agora tá morrendo gestante e bebezinho o que mais dá medo é que a prefeitura tá fazendo uma pessima adminsitração e mesmo assim quer pegar o regional. só deus pelo povo de tucurui mesmo.

Anônimo disse...

Visitem Tucurui, mais muito cuidado com a dengue, a Cidade tá com o sistema de saúde falido.

Livia do Mangal-tucurui disse...

Aquela matéria bem que poderia ser em Tucurui,ate urubu não falta na cidade,sabe onde tem muito no mercado municipal e CIMA DOS ALIMENTOS ,dizem que o ministério publico vão interditar,na educação não tem nem merenda escolar,para vocês verem não é só a saúde. Índice muito grande de dengue,malaria nem se fala,vamos esta na mídia, é uma pena que tudo que se comenta é verdade, o que vi ontem no fantástico, se viesse para Tucurui,a matéria seria pior,os recursos vindo do hospital hora fechado,para fazer cirurgias que não estão sendo feitas,pq no Regional é só parto normal. Não temos nem paracetamol. Tá difícil para o novo secretario de saúde. Mais a saúde está nas mãos do prefeito desde 2010 e foi onde ficaram as coisas piores. Pois a vice estava fora, vamos da a Cesar o que é de Cesar, o gestor maior é O prefeito.O prefeito esta brincando com a população, e a saúde uma calamidade publica e a responsabilidade é do prefeito Sancler. Acorda Senhor Gestor O Povo Te Elegeu, Você É Nosso Funcionário, Pagamos Teu Salário E O SALARIO DA SUAS IRMÃOES E TODA Sua Família. De uma boa saúde a população que é seu papel.

Rosa,Nilda,Branca de Tucuruí-Nova Conquista disse...

AMO TUCURUÍ E FAÇO UM REPUDIO AO PREFEITO MUNICIPAL DE TUCURUI, O SENHOR
SANCLER FERREIRA.

Desde que o prefeito assumiu a prefeitura como prefeito, já passa a ser o gestor. 2009 a senhora henilda assumiu a saúde e chegou a pior saúde de Tucuruí, e o Sr prefeito assistindo tudo,vendo tudo e participando de tudo, e nada Fe. Em 2010 o Sr prefeito assumiu, pois a vice-prefeita saiu para fazer a campanha do marido o Sr hoje ex deputado Deley. A aparte da da ir a saúde nas mão do senhor prefeito que diz ter gestão e passar o tempo todo fazendo criticando e falando dos adversário nos meios de comunicação, nunca respeitou a população pois a saúde de pior passou para uma calamidade publica,faliu mesmo a saúde,não tem recursos nem para pagar os prestadores de laboratório,clinicas,que são credenciados e que o recurso já vem do SUS é só repassar prefeito não é seu,o comercio não vende para saúde,as ambulância estão em um cemitério no fundo do hospital municipal. O hospital municipal fechou foi o primeiro prefeito que fez em Tucurui. Sabe por que fechou, não tinha remédio, nem comida para os pacientes, material para procedimentos cirúrgicos, e o mais simples luvas. O prefeito foi artista colocou dentro do Hospital Regional, com autorização da coordenadora do hospital que era sua funcionária, SEM AUTURIZAÇÃO DO SECRETARIO DE SAÚDE DO Estado.,Mais ele muito experto sabia que o PPS estava com a vice governadoria, e o secretário de saúde do PPSS, AI MANO TUDO EM CASA.Ai O ARTISTA,colocou la dentro,usando também o próprio ministério publico,que talvez pense ate hoje que ele obedeceu uma ordem,não o cara é esperto tinha a certeza do PPS no poder. SE O SECRETARIO DE SAÚDE DO ESTADO APRENDER A FAZER SAÚDE COM SEU PARCEIRO DO PPS,OLHA QUE VAI FICA PIOR QUE NO TEM DE ANA JULIA.O governador tem que manda a policia federal para Tucuruí, para saber para onde foi mais de 40milhoes da saúde de Tucuruí.

Tucuruiense disse...

Tucuruí uma cidade querida que abraça todos os que nela visitam, porém mesmo com o amor do nosso povo uma recomendação a todos que amamos, venham e desfrutem do sabor, aroma e de toda nossa paisagem, mas não se esqueçam de se previnir da DENGUE!!! Infelismente Tucuruí está no topo de caso confirmado de DENGUE no Estado do Pará graças a incompetência do Prefeito SANCLER que acabou com a vigilância sanitária e atenção básica de Tucuruí.

Anônimo disse...

Alguém tem que fazer alguma coisa pela saúde pública em TUCURUÍ, ou o povo vai continuar morrendo à míngua. Sou funcionário do REGIONAL DE TUCURUÍ, e tudo que vc publicou é a mais pura verdade, a coisa tá feia por lá.
Eles também estão usando da SESPA:
* COLETA DE LIXO HOSPITALAR EM GERAL, "PATOLÓGICO E DOMÉSTICO".
*REMÉDIOS EM GERAL.
* MATERIAIS DE HIGIENE EM GERAL.
* AR MEDICINAL, OXIGÊNIO E NITROGÊNIO.
* TRANSPORTE EM MUITAS VEZES.
* E O MEU SACO, QUE JÁ NÃO AGUENTA MAIS VER TAMTA INCOMPETÊNCIA NAQUELA ADM.PÚBLICA MUNICIPAL.

Anônimo disse...

Oi Barata, temos que concordar com tudo que disse e um pouco mais,naquele pronto atendimento não tem nen aparelho de pressão, o médico olha para a cara do paciente e diz Pressão alta, sem nen se quer verificar, e os medicamento nen se fala, médicos aparecem quando que, sem falar nos pagamento dos prestadores. Agora mais essa a dengue ta dando na cara, mais se vc pergunta? a resposta é. não, não tem dengue em Tucuruí, claro não é notificado, até criança ja morreu naquele regional de dengue hemorragica.

Por Favor tome providência.

Porque o Prefeito que é bom nada.

Anônimo disse...

Oi Barata, temos que concordar com tudo que disse e um pouco mais,naquele pronto atendimento não tem nen aparelho de pressão, o médico olha para a cara do paciente e diz Pressão alta, sem nen se quer verificar, e os medicamento nen se fala, médicos aparecem quando que, sem falar nos pagamento dos prestadores. Agora mais essa a dengue ta dando na cara, mais se vc pergunta? a resposta é. não, não tem dengue em Tucuruí, claro não é notificado, até criança ja morreu naquele regional de dengue hemorragica.

Por Favor tome providência.

Porque o Prefeito que é bom nada.

Anônimo disse...

20/02/2011Legalidade? Um sonho distante para Tucuruí


Cemitério de Ambulâncias





Estas imagens são o retrato do descaso e do desperdício de dinheiro público da Saúde Municipal em Tucuruí.


Ambulâncias seminovas totalmente sucatadas e enferrujando nos pátios de oficinas mecânicas e CTTUC.


Situação que poderia ser evitada caso houvesse administração na saúde municipal e um mínimo de manutenção.


Hoje o Estado banca a saúde municipal em Tucuruí, o município recebe os recursos e o Estado paga as despesas. Soubemos que em dois meses a PMT pretende passar o que resta do municipal para o regional e quando o prédio da UPA estiver pronto a Maternidade Municipal vai para lá, ou seja, quem vai passar a bancar a rede básica será o Governo Federal.
Sonhamos com o dia em que a legalidade e o respeito às Leis seja uma prática em Tucuruí.
AQUARDE AS FOTOS

Anônimo disse...

Tailândia vem logo em seguida nesta lista. Tem um hospital novo, que teve o inicio da sua construção no mandato anterior do Jatene, só que a Donana só colocou para funcionar em dezembro de 2010. Mas esta fechado desde o inicio de janeiro deste ano.
Ninguém dá uma posição exata para a população que continua sofrendo nesta PA 150 socado no meio dos ferros velhos das ambulância da prefeitura. Nem secretária de saúde tem neste municipio, se tem vive não se sabe por onde.

Anônimo disse...

11:26, TENTE A RECORD TAMBEM.

Anônimo disse...

Barata faça uma reportagem com o seguinte título " CAMETÁ - A saúde pública em colapso" visite o site da Controladoria Geral da União e se pergunte porque ainda não prenderam o prefeito e seu secretário de saúde, que diga-se de passagem é irmão do prefeito.