sexta-feira, 18 de março de 2011

EMPREGUISMO – Jatene e a farra de sinecuras

Mesmo para aqueles que receberam com ceticismo suas promessas de campanha, por sabê-lo indolente e dissimulado, em muito pouco tempo o governador Simão Jatene (PSDB) (foto), neste seu segundo mandato, se constituiu em uma desagradável surpresa. Para tanto contribuiu, certamente, a denúncia da revista IstoÉ, segundo a qual em pouco mais de dois meses o governador eleito do Pará, a despeito do discurso de austeridade, patrocinou uma acintosa pilhagem ao erário, ao nomear 450 assessores especiais, em sinecuras distribuídas entre parentes de políticos, desembargadores e empresários amigos. A estimativa é de que os gastos com esses assessores especiais – 12 dos quais parentes diretos de desembargadores e cujos salários podem chegar a R$ 7.801,00 – bata em R$ 30 milhões ao ano.

Valer-se da figura do assessor especial, como forma de saldar compromissos de campanha e cooptar aliados, não se constitui em uma prática exclusiva da tucanalha. Essa deplorável tradição foi inaugurada por Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará, em seus dois mandatos como governador, de 1983 a 1987 e de 1991 a 1994. Sucessor de Jader Barbalho, eleito com o escancarado apoio deste, o ex-governador Hélio Gueiros também valeu-se desse ardil, para contemplar seus apaniguados. Essa prática foi devidamente incorporada pelos sucessivos governos do PSDB no Pará, nas administrações do ex-governador Almir Gabriel, eleito em 1994 e reeleito em 1998, e no primeiro mandato do próprio Simão Jatene como governador, que se estendeu de 2003 a 2006. Embora eleita sob a bandeira das mudanças, a ex-governadora petista Ana Júlia Carepa não só aderiu, como levou ao paroxismo, sem nenhum laivo de pudor, a prática de utilizar como moeda de troca, em busca de apoio político, os cargos de assessores especiais, que chegaram a 1.500 durante seu governo.

6 comentários :

Anônimo disse...

É por conta do nepotismo cruzado que os poderes se calam e nao se fiscalizam, principalmente o judiciário e executivo. É também por conta dessa mazela que o atual desprefeito continua impune. Até a partidária OAB Pará vive num comportamento hora autista, hora paladina da moralidade.

Anônimo disse...

Se gritar pega ladrão não fica um meu irmão .
Se matam durante a eleição porque .........cansei.

Anônimo disse...

Pior que eles só os áulicos de plantão que lambem os pés desses.....completem aí vai, qualquer coisa serve.

Anônimo disse...

Sr. Barata
Tomei a liberdade de postar a seguinte despesa por parte do Detran, gostaria de mostrar o que acontece nesse desgoverno atual.

Número:2011NE00286Modalidade:ESTIMATIVOTipo de Licitação:DISPENSA DE LICITACAONúmero do Processo:45602/2011Beneficiário:E.B. CARDOSO - MEFunção Programática:OPERACIONALIZACAO DAS ACOES ADMINISTRATIVASFonte de Recurso:REC.PROP.DIRETAMENTE ARREC.PELO ORG.ADM.INDIR
O valor para tal dispensa é de 500.000 e o objeto e limpeza do orgão. Sem querer entrar no mérito do valor absurdamente alto para tal serviço, porque contratar esta empresa atraves de dispensa de licitacao? E porque essa empresa? Que tipo de urgencia justifica o processo?

Anônimo disse...

Outra para a farra das assessorias a sobrinha da Sec, adjunta da SEPOF Suene LIMA Colloneli, nomeada para o mais alto das de Assessor Especial II e designada para Agente Público de Controle da SECULT com portaria publicada no DOE e mais a referida assessora cumpre expediente em seu escritório particular, ponha seu bloco na rua e confirme tudo.Cadê a moral?

Anônimo disse...

Barata, que farra! o Jatene deve ter um tabuleiro do jogo War e deve ficar pensando em qual será o próximo país a conquistar (através da distribuição dos DAS)...TJE? Não, esse já foi...MP? Não..já conquistei! ...OAB? A OAB-PA está mais complicado, mas já cooptei a nacional...Bom, deve faltar apenas conquistar os "exércitos vermelhos"...