quarta-feira, 9 de março de 2011

SALINAS – Abandono turva beleza da cidade





Balneário que é o tradicional point da classe média alta paraense nas férias de julho, o abandono no qual submergiu Salinas turva a beleza natural da cidade, célebre pelas lindas praias, rios, furos, igarapés, mangues, dunas e orla, que tanto fascinam os turistas, inclusive os estrangeiros. Ilustrada com as fotos acima, que estabelecem o contraste da bela praia com a sujeira do lixo não coletado, a denúncia é de José Emílio Almeida, que por e-mail relata o descaso da prefeitura do município.
“Uma das marcas do abandono que mais chama a atenção dos visitantes do balneário é a sujeira acumulada e deixada ao deus-dará, porque o serviço de limpeza pública simplesmente não funciona”, observa José Emílio Almeida. E desabafa: “Infelizmente, é assim que funciona esse nosso Estado. Apesar das lindas cidades, prefeitos míopes e ignorantes são eleitos e reeleitos, mas não zelam por seus municípios.”

23 comentários :

Anônimo disse...

Em Algodoal por onde se passa tem uma placa com um recado dos nativos sobre a importância de manter a ilha limpa. Os carroceiros disponibilizam de um garrafão PETI improvisado de pá para juntarem as fezes dos cavalos. Latinha de cerveja, garrafas e sacolas é peça rara jogada pelas vielas e praias da ilha.Quando o turista senta em uma mesa de bar, junto com a cervejinha gelada e os copos, os barraqueiros trazem logo um saquinho para depósito do lixo, e os orienta a deixar sobre a mesa que os mesmos recolhem. É sinal que por trás de toda esta educação há um Gestor Público eficiente.
Parabéns aos nativos e a rapaziada que frequenta Algodoal. Estão dando banho de civilização nas Maricotas e nos Bacanas "Porquinhos" que frequentam Salinas, Mosqueiro e Marudá.

Anônimo disse...

É o retrato fiel do nível da "Elite" paraense.

Anônimo disse...

Por estes problemas e mais ainda pela falta de segurança é que vou pra Fortaleza, não que seja RICO MAS É QUE É MAIS BARATO E MELHOR!

Anônimo disse...

eu estive por la no inicio do ano e o cenario era o mesmo.Nao existe uma punição para esse pessoal.

Anônimo disse...

em algodoal, foi uma batalha para educar os nativos e os turistas precisaram aprender.Onde existe politica de preservaçao ambiental atuante, os problemas diminuem.Salinas, com tanta gente de "posses", parece que o costume de casa vai á praça.ou melhor, á praia.

Anônimo disse...

é o velho hábito do explorador. Chegam para usufruir, se regalarem, mas nem com o lixo se importam.

Anônimo disse...

Fortaleza tbm nao é o melhor exemplo. Av. Beira-Mar está um verdadeiro lixeiro a céu aberto.

Anônimo disse...

O paraense por si só, é mal- educado, juntando com um secretário de obras omisso dá nisso!

Anônimo disse...

Para piorar, ainda tem as hordas de forasteiros, principalmente maranhenses, que estão invadindo terras públicas e privadas. Pobre Pará !!!

Anônimo disse...

Se Salinas e Algoodoal, que sao frequentadas pela elite já estao nesse estado de abandono. Deus tenha piedade dos pobres moradores do bairro da Brasilia, no Outeiro.De tanto sofrimento e sujeira que padecem naquele bairro. Ali falta de tudo: limpeza na praia, policais, unidade de saúde, escolas abandonadas, a coleta de lixo domiciliar no máximo duas vezes na semana, constante falta de água e luz, ruas esburacadas, lamacentas, mato pra toda parte, surto alarmante de dengue, violência pra todos os lados. Outeiro está largada a própria sorte. E o prefeito continua impune

Anônimo disse...

Anônimo 21:11, o final do seu comentário poderia ser: "e o prefeito cada vez mais rico".

Não tem outro jeito, ou o povo vai pra rua, ou nada muda neste país e neste violentado estado do Pará.

Anônimo disse...

Hei Barata, faltou uma foto da merda escorrendo dos WCs direto para a praia. Verdadeiramente coisa de alto nível!!!!
A "elite" paraense, como menciona o anônimo, sabe mesmo escolher os seus locais de lazer.

Anônimo disse...

Barata,
Além das porcarias mostradas. A "pérola do atlântico" está infestada de invasão, boca de fuma,assaltante, etc.
Tem bacana que fez de sua porta uma praia particular, cercando o acesso.
O pefeito, um tal de Dr. Wagner é paulista, será que ele pensa que todo mundo aqui é índio?
É lamentável a situação de Salinas e de todo o Estado.

Anônimo disse...

Barata,
Além das porcarias mostradas. A "pérola do atlântico" está infestada de invasão, boca de fuma,assaltante, etc.
Tem bacana que fez de sua porta uma praia particular, cercando o acesso.
O pefeito, um tal de Dr. Wagner é paulista, será que ele pensa que todo mundo aqui é índio?
É lamentável a situação de Salinas e de todo o Estado.

Anônimo disse...

Infelizmente não é só a questão do lixo, a segurança em Salinas é péssima.Tem que mudar a forma da policia pensar não só em Salinas mas no Pará inteiro.

Anônimo disse...

do jornal beira do Rio da UFPA:
De acordo com Eduardo Brandão, a soma dos fatores naturais e antrópicos coloca em risco o futuro dessas praias. "A situação reflete dois fatores principais: por um lado, sabemos que as mudanças climáticas estão provocando a aceleração de algumas dinâmicas, tais como a ocupação das áreas de manguezal pelas areias das praias e o aumento da erosão. Por outro lado, a demanda apresentada para esses territórios vem agravando situações recorrentes em todas elas, como lixo, ocupações irregulares em área de risco, esgoto sem tratamento, conflitos fundiários, entre outros. Aliado a esses dois fatores, está a ineficácia da gestão pública", critica.

Em Algodoal, apesar da grande procura no período de férias escolares, ainda é possível observar maior conservação do ambiente natural. Eduardo Brandão, pesquisador do Laboratório de Avaliação e Medidas do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN/UFPA), pós-graduado em Gestão Pública e Governo, faz uma previsão nada otimista afirmando que, em pouco tempo, o cenário será igual ao dos outros lugares.

Ajuruteua, aos poucos, caminha para o mesmo processo. Quase toda a extensão da praia é ocupada por barracas e a estrada que dá acesso ao local provocou o desaparecimento de grande parte do mangue, uma vez que a pavimentação impediu que a água das marés chegasse ao manguezal na região, transformando parte dos bosques de mangue em um cemitério verde.

A diferença entre esses lugares ainda está no processo de ocupação urbana, alguns com maior intensidade. É o caso de Salinas, onde os efeitos da interferência humana já são visíveis, como construções irregulares de hotéis, residências de veraneio e barracas, além de calçamento e pavimentação inadequados.

As praias do litoral paraense são um grande atrativo para quem busca fugir do estresse da vida urbana. Bastam algumas horas de viagem para contemplar a natureza. O destino? Você escolhe. Mosqueiro, Salinas, Alter do Chão, Ajuruteua e Algodoal costumam estar entre as praias mais procuradas pelos paraenses e turistas do Brasil e do exterior."
essa lenga lenga tem mais de 20 anos.Em Ajuruteua por exemplo, a situação atual poderia ter sido evitada,mas nosso governantes so veem a praia como veraraneio e nao como politica pública. Os nativos nunca foram vistos com respeito.A praia so é preparada para receber os turistas. Depois tudo é silencio e abandono.Os danos ambientais sao tao escandalosos mas o desinteresse é na mesma proporção. Nao há um único governador deste estado que tenha a decencia de parar as ilegalidades da pouca orla oceanica que temos. Quando esta lenga lenga sair do papel pode ser tarde demais. A cidade de salinas e bragança estao em risco e nenhum gestor se importa.

Anônimo disse...

16:08, nao exagera, algodoal tambem está em risco. So juntar o lixo nao basta.

Anônimo disse...

é o começo do fim.

Anônimo disse...

A limpeza pública de Salinópolis é a cara do prefeito DE LÁ E IGUAL A DO NEFASTO E MARVADO DUDU: SUJEIRA À VISTA!!! Na Artur Bernardes, bem no meio do acminho para a secretaria (SEM SECRETÁRIO DEVERDADE É CLARO) de Saúde, SERVIDORES DA PREFEITURA fizeram poda de algumas árvores na área militar e tá virando um lixeirão a ceu aberto há mais de 15 dias pra esse prefeitinho mandar tirar e NEM TCHUM. BUEMBA, BUEMBA NO POVINHO DA PRATINHA DUDU OU MELHOR SUJISMUNDUDU!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

para quem já foi assaltado em salinas o que não é raro é triste ver que a estancia hidromineral é um celeiro de bandido traficante assaltante tudo que não presta, nunca mais na minha vida quero pisar nesta porcaria como mostra as fotos, prefeitos ladrões e safados e vereadores bandidos esta é a imagem que tenho desta porcaria chamada salinas

Anônimo disse...

barata, alguma novidade sobre o PETROLEO EM SALINAS?

Anônimo disse...

é o retrato fiel da elite paraense ...
é o mais certo comentario que li

Anônimo disse...

Galera, dei uma olhada nete site tem muita informação de Salinas ( www.clicsalinas.com.br ) site interessante.