terça-feira, 22 de março de 2011

CONCURSADOS – “O anúncio decepcionou”

“Para a Associação dos Concursados, o anúncio da nomeação de apenas 1.523 pessoas aprovadas nos concursos promovidos pela administração pública estadual, frustrou, decepcionou, pela quantidade irrisória. Principalmente porque o governador Simão Jatene, mesmo antes de ser eleito, propagandeava o fim da existência de concursados sem nomeação”, acentuou José Emilio Hermes de Almeida (foto), em entrevista concedida ao Blog do Barata.”No entanto, quando teve a oportunidade, decepcionou, nomeando apenas uma pequena parte dos 5.800 concursados”, acrescentou, no pingue-pongue concedido ao Blog do Barata, que publico logo abaixo.

Como a Asconpa recebeu o anúncio da nomeação de 1.500 concursados, feita pelo governador Simão Jatene?

Para a Associação dos Concursados, o anúncio da nomeação de apenas 1.523 pessoas aprovadas nos concursos promovidos pela administração pública estadual, frustrou, pela quantidade irrisória. Principalmente porque o governador Simão Jatene, mesmo antes de ser eleito, propagandeava o fim da existência de concursados sem nomeação. No entanto, quando teve a oportunidade, decepcionou, nomeando apenas uma pequena parte dos 5.800 concursados.

Existe, efetivamente, diferença substancial entre a postura da administração Ana Júlia Carepa diante da Asconpa, se cotejada com o tratamento dispensado pelo governo Simão Jatene, ou a diferença é apenas de grau, mas não de nível?

Hoje vemos claramente que não existe nenhuma diferença entre os dois governos. Da mesma forma como argumentava Ana Júlia Carepa, Simão Jatene também alega falta de recursos para não nomear os concursados. Mas, a despeito deste alegado problema de caixa, o governador, tal como fazia sua antecessora, contrata indiscriminadamente servidores comissionados e temporários, inchando a folha de pagamento do Estado. Mesmo discurso, mesma política, mesma indiferença.

A que o senhor atribui a postura claramente hostil em relação a Asconpa da parte dos secretários de Administração, de Educação e de Comunicação? Pode-se tomar a descortesia deles como pontual ou eles apenas reverberam o sentimento do governador Simão Jatene e seu círculo mais íntimo de assessores?

Não acredito que as agressividades dessas pessoas tenham partido do nada. Tudo indica tratar-se de orientação visando enfraquecer, não apenas a Associação dos Concursados, mas a qualquer movimento popular que ouse cobrar seus direitos. A secretária de Administração tem um perfil seco e autoritário, já o secretário de comunicação, é dado a piadinhas e galhofadas.

Dentre as mazelas incorporadas pelos inquilinos do poder no Pará, e mais particularmente pelos tucanos, desponta, de imediato, uma aparente recalcitrância em promover concursos públicos, possivelmente para dispor de alternativas que lhes permitam, via temporários, manter o empreguismo indispensável para honrar compromissos de campanha. Como será possível reverter essa torpe tradição?

Esse problema somente seria resolvido com a intervenção da Justiça. Mas conforme ficamos sabendo pelas denúncias recentes feitas pela OAB, da existência de nepotismo cruzado entre o governo e o Tribunal de Justiça do Estado, essa intervenção teria de partir de uma instância superior.

A Constituição Federal de 1988 em seu capítulo 37, inciso II, diz que “a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos...”. Antes, no inciso I, lemos que a administração pública deve obedecer “aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”.

Durante o governo do PT, a Associação dos Concursados do Pará foi para as ruas em manifestações e passeatas, para denunciar contratações irregulares de temporários. Também impetramos ações, através do Ministério Público do Estado. Faremos o mesmo com governo Jatene.

5 comentários :

Anônimo disse...

A respeito da colocação de que os dois governos são iguais, me causa estranheza muito grande essa afirmação partir desse cidadão. Como ele pode comparar um governo que durante 12 ( DOZE ANOS ) não fez NENHUM concurso publico com outro que fez um monte. Só temos hoje concursados nesse estado porque a Ana Julia realizou um monte de concursos públicos, porque se fosse depender dos tucanos, eles nem existiriam!!!

Anônimo disse...

Hoje passei na ure aqui da minha Cidade (Bragança) pra pegar uma informação sobre a convocação de concursados do C130 ao chegar me deparei com uma galera todos de currículos na mão e felizes e uma funcionaria da ure recebendo os currículos, ao perguntar para a responsável pela ure, ela me disse que o governo só iria chamar professores e técnicos em educação e que não iria chamar esse pessoal do c130,ao indagar perguntei sobre esse currículos se eles iriam contratar ela disse "não agente não está contratando é porque as pessoa estavam trazendo currículos ai eles resolveram pegar mas que seria só até amanhã" eu sabia dão por um lado mas puxam por outro mais cedo ou mais tarde isso acabaria acontecendo o cabide já começou a ser preenchido sabe lá quando irão lembrar da gente de novo pois as necessidades existem mas o governo enssiste em dizer que são só os que passaram dentro do numero de vagas que serão chamados e as listas sem efeito ou seja as desistências, como ficaram serão preenchidos por temporários? como já estão fazendo aqui em Bragança e as necessidades que as ures lhe apresentaram como ficou já engavetaram, lembre-se que o concurso é feito para regularisar o quadro de funcionários e não para pagar os seus votos pois não foram só eles (temporáios) que lhe elegeram mas a maioria dos concursados revoutados com a Ana Judas por este tipo de situação que ela pensava que colocando alguns sangui sugas para alguns cargos lhe daria a vitória hoje ela ta ai mendigando cargos no governo federal então lembre-se e para o senhor estado não quer dizer estabilidade e sim cuidar e ajudar do povo paraense que já estão calejados com essa historia de concurso pulblico que vcs estão transformando numa novela.

Anônimo disse...

Queira ou não o sr. Emílio, os concursos que eles reivindicam (justamente) nomeações, só existiram graças ao governo Ana Júlia, quanto a pirotécnico anúncio da nomeação de pouco mais de 1.500 servidores, realmente é muito pouco. Para se ter uma idéia, só de técnicos de escola, a Seduc nomeou mais de 2.400 durante o governo Ana Júlia.

Anônimo disse...

23:55, de fato é precisdo reconhecer que Ana Julia abriu a temporada de concursos. Mas ficou nisso, não teve avanço e deixou tudo à deriva acreditando talvez ser releita. Deu tudo errado e os louros, se houverem ficarão para o Jatene que vai usar isso em sua campanha de reeleição como se tivesse sido ele o salvador da patria.Os dois tentam nos fazer esquecer que isto é uma obrigação e muita pressao popular.

Anônimo disse...

08:07, vc fala isso talvez por não saber que a Ana Julia nomeou quase 85% dos aprovados nos concursos que ela fez, dos 35.000 ela nomeou quase 30.000 e vc ainda acha que o Jatene vai ficar com os louros ds nomeações? A Ana Julia nao somente abriu a temporada dos concursos, ela tambem nomeou quase todos os aprovados neles!!