segunda-feira, 25 de abril de 2016

SINTEPP – Para o Ministério Público ler e apurar

Merece atenção do MPE, o Ministério Público Estadual, a grave denúncia contida em comentário anônimo de 16 de abril sobre o ocorrido na mais recente reunião do Conselho Estadual de Representantes do Sintepp, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará, cuja diretoria está sob a suspeita de corrupção.
Segue abaixo, na íntegra, a denúncia do internauta anônimo:

Nos dias 09 e 10 de abril de 2016, aconteceu na CCNT/UEPA, auditório, o CER (Conselho Estadual de Representantes do SINTEPP). Trata-se de um fórum de deliberações com diretores de vários municípios do Pará. Em tese para discutir os rumos que o sindicato adotará para campanhas correntes no ano.
Todavia, tem muitos problemas administrativos e de representação nesse fórum. Vejamos:

O Sintepp possui auditório próprio onde comportam todos os conselheiros. E com excelente estrutura que vai desde duas centrais de ar condicionado até sistema de áudio. Então por que a direção do Sintepp não faz uso do espaço? Prefere pagar pelo uso de um auditório externo? Talvez, porque a senhora Zaira Valeska (membro do SINDUEPA - Sindicato da UEPA e também por pertencer a APS mesma linha política dos dirigentes do SINTEPP) faça o arranjo para este fato se consumar;
Esse fórum é na verdade uma instância pró-forma, porque cerca de 90% dos conselheiros de outros municípios estarem fechados cegamente com as propostas da direção estadual do sindicato. Haja vista, haver uma CARTELIZAÇÃO das subsedes, isto é, os diretores da APS/Psol na condição de gestores financeiros dos recursos do SINTEPP FINANCIAM as chapas nas eleições municipais das subsedes (as chapas de nome "Vem pra Luta"). Óbvio que o dinheiro é do sindicato e não deveria ser usado para isso, como resultado os diretores de subsedes prestam apoio incondicional aos seus financiadores;
Neste CER aprovaram moções de "apoio" a direção que os financia. Sem sequer analisar o teor das denúncias impetradas pelo Ministério Público Estadual e Federal. Inclusive houve diretor que ofendeu diretamente o moral da entidade ministerial (parquet) com uso de palavras de baixo calão na tentativa de o desqualificar;
Um membro efetivo da Comissão de Ética dois dias antes do evento protocolou um requerimento para se manifestar, no CER, e solicitar apuração das denúncias, devidamente documentadas. Mas, a direção do Sintepp o boicotou não lhe deu a palavra e desconheceu o documento;
Simularam uma pífia "prestação de contas" a tesoureira do Sintepp, Conceição Holanda, fez uso de esparso tempo para admitir diante de todos os conselheiros que o sindicato tem a prática de EMPRESTAR dinheiro. O que por si só já é crime de responsabilidade administrativa e financeira, pois segundo art. 150 da lei nº 5.172/66 C/C com art. 4º dad lei nº 1.521/51 é vedado a entidade sindical fazê-lo, bem como, a própria natureza jurídica da entidade se tratar de entidade representativa e não financeira (bancos);

O assessor jurídico do sindicato fez uso da palavra da ameaçar aqueles que se colocam contra a atual gestão, alegando que abrirá processos por está havendo uma "perseguição" com difamações contra a direção. O que não pode ser admitido como verdade, pois há fortíssimos indícios do cometimento de desvios financeiros, especialmente, para financiar campanhas eleitorais de políticos.

12 comentários :

Anônimo disse...

Em vez de se destacar na produção de conhecimento, o CCNT se presta a acolher o que de pior existe na política. Triste CCNT!!!

Anônimo disse...

É uma pena ver o CCNT/UEPA usado para fins políticos, quando poderia ser melhor aproveitado para formar e capacitar pessoas de forma que pudessem contribuir para construção de uma sociedade mais justa. Dinheiro público usado para promover atos políticos partidários sindicais. É uma pena!!!

Anônimo disse...

O CCNT/UEPA se coloca lamentavelmente no epicentro de um escândalo para a educação superior paraense quando cede o espaço acadêmico, que deveria sediar atividades aos alunos, para a direção do Sintepp. Costurado por essa sra. Zaira Valeska (sabe-se lá por quanto?). Os brasileiros estão fartos de corrupção no governo, nos sindicatos e ONG's.
Pelo que li o Ministério Público foi gravemente ofendido e atacado, portanto é ponto de honra a entidade dar uma resposta a altura a essa afronta. Quem esses diretores imaginam que são para sair colocando em xeque a idoneidade das entidades?

Anônimo disse...

É grave e vergonhoso saber que essa direção sindical não respeita a comissão de ética, quando pelo que foi dito um membro da comissão pediu a voz e a vez para se pronunciar, mas lhe boicotaram. Essa postura é de quem tem o rabo presso e tem MEDO de que sujeiras venham à tona.
Mais grave ainda é a denúncia dessa CARTELIZAÇÃO que se confirmado pode revelar um esquema milionário de financiamento político interno no sindicato a outras subsedes. Todos devem restituir o dinheiro e ficar atrás das grades.

Anônimo disse...

O CCNT não cria nada, não promove absolutamente nada, continua a mesmice de sempre. Se presta para apoiar movimento de baderneiros, vergonhosa atuação da direção do estabelecimento de ensino superior que deveria trabalhar pela educação.

Anônimo disse...

Laboratórios do CCNT rodam programas da era DOS. Em vez de ficar promovendo encontro dos companheiros deveriam buscar a melhoria da qualidade daquilo que oferecem para os seus alunos. CCNT vergonha da UEPA.

Anônimo disse...

Colocaram um especialista, carreirista e paraquedista, que não sabe nem o que é pesquisa, nunca fez um projeto de nada, para dirigir uma das faculdades da Instituição. É o fim da picada. Universidade é lugar para se valorizar o conhecimento, não para servir de trampolim para cargos e gratificações. Ainda por cima está fazendo mestrado. UMA VERGONHA!!!

Anônimo disse...

Máfia, máfia, máfia, máfia, máfia, ...

Anônimo disse...

Dia do trabalhador. Dia em que político enaltece o trabalho como princípio de vida. Dia em que sindicalista enaltece a força do trabalho como válvula de transformação social. O que tem em comum os políticos e os sindicalistas? Ambos falam, falam, e vivem do suor sagrado dos trabalhadores.

Anônimo disse...

Hoje, 04/05/16, pela manhã, passando próximo ao Campus da Educação na UFPa (ICED), mais precisamente em frente ao auditório do ICJ/UFPa, lá estava ele livre, solto e leve, totalmente impune, numa atividade que trazia os dizeres: Marx Vive!. Ninguém menos que o diretor do Sintepp, Mateus Ferreira. Dando o ar de sua graça como adepto do marxismo e favor da justiça social.
O que não sabem muitos daqueles colegas de curso e também marxista é que Mateus Ferreira fraudou, quando mentiu ter disponibilidade e ainda receber dinheiro suado de trabalhadores da educação, para poder cursar o mestrado.
Penso que Marx deve está se retorcendo no túmulo por esse absurdo. O Cunha da Ufpa.
Os juízes ao lado do auditório, da vara do idoso, deveriam pedir licença de suas atribuições e julgar severamente esse crime cometido por Mateus Ferreira.

Anônimo disse...

Sindicatos repletos de gatos gordos e preguiçosos, vagabundos e gigolôs do dinheiro honesto do trabalhador. Fora suas serpentes traiçoeiras, vão-se para o inferno. Livrem o CCNT dessa corja de oportunistas e saqueadores dos direitos alheios.

Anônimo disse...

Égua! Um sindicalista corrupto que se reivindica marxista é uma pura vergonha. O Sintepp é milionário mais de 12 milhões arrecadados por ano. Cadê esse dinheiro? Onde estão enfurnando a grana que ninguém vê ou sabe. Pensam que o povo é idiota de não notar o óbvio.