segunda-feira, 7 de março de 2011

TUCURUÍ - Médicos escolhem quem vai viver

“Aqui, meu amigo, os servidores públicos estaduais estão escolhendo quem não deve morrer!” O desabafo é de um médico que presta serviços no Hospital Regional de Tucuruí, sobrecarregado diante do sucateamento da rede de saúde pública do município. “O absurdo é grande. Nunca vi um Hospital Regional deixar de atender a alta complexidade para atender a básica, que é de responsabilidade do município”, acrescenta o mesmo médico. Por trás disso estaria um ardil do atual prefeito do município, Sancler Ferreira (foto, à dir., com o deputado federal Nilson Pinto), do PPS. “Tudo que é gasto dentro do Hospital Regional com a saúde básica e a maternidade sai dos cofres do Estado, pois os recursos das AIH's, as autorizações de internamento hospitalar, estão caindo na conta do município. Este, porém, não registra e não estaria repassando para o Hospital Regional.
O Hospital Municipal, acrescenta a denúncia, foi virtualmente desmobilizado. No Hospital Regional, sobrecarregado, falta tudo. De médicos a remédios, passando por leitos e roupas de cama. “Os médicos do município e do Estado estão fazendo a dobradinhas de plantão. O município e o Estado estão pagando plantões no mesmo dia e no mesmo horário para os médicos. Não tem medico que não goste disto. Já pensou, você ganhar dois salários no mesmo dia e no mesmo horário???!!!”, arremata.

26 comentários :

Anônimo disse...

Bom dia BARATA,

O que este médico relatou é a puríssima verdade e ainda existe muito mais coisas erradas acontecendo em nosso municipio, que a policia federal, ministério público federal e a controladoria geral da união deveria olhar mais para as cidades do interior onde acontece es desvios explicitos de desvios público.

Anônimo disse...

Tudo isso é verdade, o Hospital Regional tem capacidade para atender, suas instalações s~]ao muito boas, porem ninguém equacionou o financiamento dos serviços o que onera o Estado e prejudica o atendimento dos serviços de média e alta complexidade.
Enquanto isso o município se aproveita para cobrir os rombos financeiros.

Anônimo disse...

Nobre jornalista,

É imoral a atuação fiscalizatória do TCM, a CGU sozinha não pode reverter esse quadro, entendo que ela precisa se unir com o MPF para fiscalizar de forma efetiva e regular o desvio de verbas para a saúde e em processos licitatórios, os Prefeitos corruptos têm suas contas "analisadas" e "aprovadas" com a interferência de seus padrinhos políticos no TCM.

Um Tribunal de Contas que tem em seus quadros de Assessores, o conhecidíssimo e educado Advogado Sérgio Couto, dirigente de uma grande banca de Advocacia, certamente, não pode se dedicar como deveria a prestação das contas públicas.

Onde está a OAB que NÃO se posiciona contra a atuação desse Assessor, postura que arbitrariamente vem adotando, SEM LEI FORMAL, contra outras categorias de servidores públicos que advogam????

Fica a pergunta: Quem tem mais poder para influanciar junto aos Julgadores????? Poder para barganhar voto para concorrer a vaga destinada ao quinto constitucional???? Será que um servidor público concursado de nível médio que Advoga em poucas ações ou em causa própria ou um Assessor do TCM???

Não se deve esquecer que neste respeitável espaço vem sendo denunciada a prática de tráfico de influência e nepotismo cruzado entre o TJE e o TCM.

OAB, isso não é somente reserva de mercado é discriminação entre os integrantes da categoria!!!!!!

Senhor Ophir Cavalcante Filho NÃO SE OMITA, defenda a classe como um todo, da mesma forma como a mídia tem mostrado em relação algumas prerrogativas do Advogado ou em assuntos de repercussão à sociedade, se assim não for expurgue todos os servidores públicos, inclusive, os Procuradores do Estado, do Município e os Consultores e Assessores Jurídicos que advogam e que são Conselheiros na OAB.

Anônimo disse...

O cinismo continua, o prefeito foi a rádio e disse que não há lugar melhor para a maternidade funcionar de que no Hospital Regional, as instalações são ótimas.
Mas esqueceu de dizer quem paga as despesas, O Estado, enquanto o município fica com o faturamento.(AIHs).
Parceria interessante: o Município entra com as pacientes e seus bebês e o Hospital Regional com os Serviços.

Anônimo disse...

CADÊ O CHARLES TOCANTINS? SECRETÁRIO DE SAÚDE DE TUCURUÍ. ELE NÃO ERA O BAM BAM BAM DA SAÚDE?
OU FOI SER SECRETÁRIO SÓ PARA SE HABILITAR A CONCORRER O COSEMS?

Anônimo disse...

O problema da Saúde de Tucuruí é apenas a ponta do iceberg. Imagine como anda as contas de um muncipio, onde o prefeito sancler nunca prestou contas à Câmara Municipal e esta aprova orçamento sem conhecer a execução financeira do ano anterior.

Anônimo disse...

TCM? Tribunal Contratando Mafiosos? Quem acessora o Pré-Feito de Tucuruí e presidente da Câmara Zé Gomes é a banca de advogados do Consegliere Conselheiro Dani Lavanderia. Têm até contrato!

Anônimo disse...

E o "cara" que disse que a Saúde estar à beira da perfeição? A dele sem dúvida sim,mas mas para o mortal comum está uma m...

Anônimo disse...

Este dois caras da foto é só decepção! Eu votei em todos dois e não voto mais. Um esta fazenda uma pessima administração como prefeito de minha cidade querida, aqui nós estamos sofrendo. O outro assumiu a secretaria de educação e de meteu logo uma grande dispensa de licitação descarada.

Anônimo disse...

Quero saber se os órgãos fiscalizadores podem fazer um portal da trasnparência, deixando claro quantas dispensas esses kacetes fazem durante seus mandatos.

A OAB se omite quando o assunto é ralacionado aos seus interesses falimiliares... não vou entrar em detalhes.

O Pinto (Nilsinho) se encarregou de mandar sua gata - Lena Ribeiro - para outro órgão para evitar o tal Nepotismo, não adianta, pois todos sabem quem manda na SEDUC.

O Flexa, se alguém não sabe, ficou com a PRODEPA para si, colocando por lá o seu sobrinho na Presidência - THÉO FLEXA RIBEIRO, seu enteado como chefe do jurídico - CARLO TOPINO e o tesoureiro de sua campanha (Lourenço) como Diretor Financeiro _ a Rapousa tomando conta do galinheiro. ÉTICA NÃO EXISTE, MUITO MENOS MORALIDADE!!!

Aos empresários que tem contas a receber do gov. passado, vai ai minha previsão....receber vcs vão, mas tem que passar pela boca do leão..quero dizer, deixar a comissão.

Enquanto isso, o Hangar virou um verdadeiro centro familiar...

Deveriam fazer que nem alguns políticos famosos "rouba mas faz"!!

Quero saber quem o PSDB vai lançar pra prefeitura!!!??? Esse(a) não tem o meu voto!!

Anônimo disse...

T
U
C
U
R
U
I

Pede socorro!!!

Anônimo disse...

Aqui o Presidente da Camara de Tucuruí tambem é do PPS, nenhuma das CPI's vão pra frente e nem é colocado em pauta, para não prejudicar administração de um "Novo Tempo", e o que o Prefeito diz.
Porque de novo não tem nada, faz 6 anos que ele esta administrando a Prefeitura de Tucuruí, só que antes Sancler Ferreira era Vice-Prefeito do Sr Claudio Furmam, 4 anos com Claudio Furmam e 2 anos no pleito de 2009 a 2012.

Anônimo disse...

O Secretario de Educação do Estado, Nilson Pinto, tambem vai entregar a URE do municipio de Tucuruí para Sancler Ferreira administrar, será que vai uma boa administração, chupa essa manga!!!!!!!

Anônimo disse...

Tempo de Mudança:

A sociedade paraense começa a questionar os seus direitos enquanto cidadãos. A blogosfera independente exerce hoje o papel que os jornais locais de grande circulação nunca se prestaram a ser: divulgadores da realidade dos problemas sociais e apontadores dos culpados por esta situação.

Durante décadas, por várias vezes vi e ouvi, entre gargalhadas nunca compartilhadas por mim, estórias de trapaças praticadas sobre o povo mais pobre - principalmente do interiorano. Não faltou entre estas, a de órgãos estaduais que promoviam no passado caravanas de distribuição de pílulas (AAS) aos nossos caboclos, como se fossem um "poderoso remédio para inúmeras doenças". Tendo na frente nomes, hoje de moral e conceito profissional inatacáveis. Sim senhor.

Acho que o governador Simão Robson Jatene é um desses para quem os gravíssimoa índices de morbidade e mortalidade da nossa terra em nada o deixam sensibilizado. No lugar dele, eu me sentiria tomado de uma obrigação corrosiva e inquietável de declarar guerra ao descaso das autoridades, começando por uma intervenção no município de Belém, hoje transformado na "holding" mantenedora e controladora das várias empresas do nefasto Sr. Duciomar Costa, cada uma delas explorando um filão das verbas municipais.

Anônimo disse...

Chapa do Charles para o COSEMS impugnada

Anônimo disse...

Só vim aqui dizer muito obrigada, Barata, todos deste municipio estão satisfeitos com o seu papel de divulgar a verdade, pois aqui não existe a divulgação das facetas do atual Prefeito Sancler e tem muita coisa errada ainda...
Continue assim obrigada!

Anônimo disse...

A Camara do Municpio é omissa a qualquer denuncia contra o Prefeito estão todos em sua folha de pagamento tá serio os desvios de dinheiro público e ninguem presta contas de nada, Tucuruí é o exemplo a todos os politicos que a impunidade existe e são frequentes seus atos...

Anônimo disse...

Tucuruí é muito rico, os desvios são tão obvios, Prefeito daqui paga os Vereadores regurlamente, paga a imprenssas radios e televisão local, presidentes da comuidades para fazerem TAC's e serem bem aplaudidos em audiencias públicas ou locais públicos, Promotores recebem presentes da Prorcuradora do Municipio aqui as coisas são assim, quem vai contra o Prefeito Sancler Ferreira ou fala mal, vai pra cadeia ou é processado...Chupa essa Manga amigo!!

Anônimo disse...

O Hospital Regional de Tucuruí está congestionadissimo, está em apuros, o Estado, tem que tomar um posicionamento logo em Tucuruí, o indice de Dengue está evoluindo e os casos de febre que era para o municipio tomar de conta está indo para o Regional, e voce sabe Regional não pra isso, saude de rede basica não funcionam, os posto de saude estão remedios, sem medicos, não atendimento de nada tudo é direcionado para o regional, ei ESTADO tome um atitude, se não daqqui a pouco será voce Estado estarão nas manchetes en Tucuruí, por enquanto a população culpa o Prefeito Sancler mas se o ESTADO continuar omisso, vão se dar mal com a população...

Anônimo disse...

O Sr Edmilsom Mezzomo de Breu Branco está no Hospital Regional de Tucuruí, com suspeita de dengue hemorragica, se isto se confirmar o Estado está em maus lençois, já pensou, as pessoas que lá estão serem contaminadas por esta congestionado de pessoas da rede basica do Municipio de Tucuruí que não funciona.
É porque se o mosquito pica-lo e depois picar varias outras pessoas, vai ser uma calamidade.
O Regional está sem espaço para colocar toda essas pessoas que o procuram para se tratar por causa da inrresponsabilidade do SAncler.

Anônimo disse...

09/03/2011
Propaganda enganosa
Em resposta à matéria do Blog do Parsifal sobre as eleições para o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Pará, o Secretário Municipal de Saúde de Tucuruí Charles Tocantins cita programas federais como a UPA, o CEO e o SAMU como se fossem e dando a entender que são programas da prefeitura, e dá a entender ainda (em nossa opinião) que o prefeito Sancler não pretende retirar a Maternidade Municipal do Hospital Regional de Tucuruí tão cedo, aliás, ele nem fala sobre esta possibilidade.

Isso quer dizer (em nossa opinião) que o desgoverno Jatene vai continuar conivente com esta situação absurda e irregular em prejuíso de toda a população de Tucuruí e região, o que demonstra que o governador do Pará coloca as questões políticas partidárias e de grupos acima do interesse público, não se diferenciando em nada do governo anterior (parece que vai ser ainda pior), que ele criticou tanto durante a campanha eleitoral. Só queremos saber se o governador também vai assumir a rede básica de saúde nos outros municípios da região cuja população é atendida pelo HRT, ou se este é um "privilégio" apenas de Tucuruí.

De qualquer forma o Folha vai continuar fiscalizando e se for o caso denunciando ou dando os créditos à atuação do Secretário e de toda a administração da PMT e do Regional por entender que a questão Saúde Pública deve ser tratada de forma séria, eficiente e responsável.
Postado por Folha de Tucuruí

Anônimo disse...

Boa tarde,

Agora mesmo no Programa de Radio Fm em Tucuruí que passa as 12:00h, a mãe de um detento pediu socorro ao Juiz da Comarca de Tucuruí para salvar seu filho que estava com lesões infeccionadas precisando ser levado a um Hospital, correndo risco de vida o mesmo, falou-se neste momento sobre 1 detento do Presidio de Tucuruí, que está fazendo seus corativos no Hospital Regional, o próprio Major que é Diretor do Presidio confirmou.
Isto significa que a rede basica não funcona, sem querer eles mesmos confirmaram as denuncias distas sobre a saúde do municipio, como diz minha vó, onde a fumaça a fogo!

Anônimo disse...

Enquanto em Tucurui os médicos escolhem quem vai viver no CENTRO DE PERICIAS RENATO CHAVES os médicos fazem a farra com os mortos, também pudera, hoje o Diretor do IML CLAUDIO GUIMARÃES que passou 4 (QUATRO) anos de licença a saúde, mas que dava expediente na Y YAMADA NÃO tem o que cobrar de seus subordinados, isto é, sem moral mas se fosse para embalsamar os cadáveres ele seria o primeiro a chegar até porque rola $$$$$$$, ainda dizem que o número de homicídios diminuiu em 50% conforme mostra a reportagem.....

O LIBERAL 09.03.2011
Falta de médicos legistas gera reclamações no IML


Impacientes

Diversas pessoas aguardavam pela liberação dos corpos de entes queridos

Familiares de pessoas que morreram nos últimos dias reclamaram ontem à tarde do atendimento ao público no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, no bairro do Benguí, em Belém, especificamente sobre a liberação de corpos para sepultamento. De acordo com relatos, não havia médico legista no local desde o último sábado. Um senhor que saiu rapidamente da sede do órgão afirmou que o filho dele, de 15 anos, morreu na madrugada de sábado, no Hospital Regional de Tucuruí, mas somente ontem, por volta das 17 horas, é que o corpo dele foi liberado em Belém. Nesse horário, segundo populares que se encontravam na frente do "Renato Chaves", é que havia chegado ao local um legista.

A senhora Ana Maria da Silva Sampaio estava com familiares desde o começo da tarde aguardando pela liberação do corpo do irmão dela, Edilson Freitas da Silva, 46 anos, que havia sido assassinado a facadas anteontem. A vítima morava no Conjunto Jardim Sevilha, na rodovia Augusto Montenegro, bairro de Nova Marambaia, em Belém.

"O meu irmão morreu ontem (segunda-feira), às quatro e meia da tarde, e ficou até agora, no final da tarde de hoje (ontem) que nem um cachorro morto, numa maca, aqui no térreo; ele estava em estado de decomposição", afirmou Ana Maria. No final da tarde, o corpo da vítima foi liberado no CPC Renato Chaves para a família.

Após as denúncias de mau atendimento no Renato Chaves, inclusive, com telefonema à redação deste jornal, a reportagem não pôde ingressar na sede do Centro, para ouvir a administração, mas tentou contatar com a Assessoria de Comunicação do CPC Renato Chaves para obter algum posicionamento acerca do assunto. Entretanto, não foi possível esse contato pretendido

Anônimo disse...

O Estado( Fundo Estadual de Saúde) recebe por mês do Min. da Saúde, cerca de 500 mil reais. NÃO TÉ FAZENDO O SEU SERVIÇO PELÇA PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO, o município não fica com 1 centavo das AIH's. e AÍIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII??????????????????

Anônimo disse...

O Ministério da Saúde repassa para o Fundo Estadual de Saúde cerca de 500 mil reais por mês para o Hospital Regional de Tucurui.`É o Hospital que mais recebe recurso. O RESTO É BALELA!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Sabe pq os blogs estão fazendo os papéis dos jornais??? Denunciando e mostrando as falcatruas??? Veja a responsta no site do portal da transparência do governo Jatene.

TODAS AS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E COMUNICAÇÃO DO ESTADO, DEVIDAMENTE CONTRATADAS SEM LICITAÇÃO (100MIL CADA).

PEGUEI DE OUTRO BLOG...TEMOS QUE CIRCULAR COM ESSAS INFORMAÇÕES:


-FAX COMUNICACAO LTDA
-DOUBLE M COMUNICACAO LTDA
-VANGUARDA PROPAGANDA LTDA
-GAMA COMUNICACAO
-C.A. COMUNICACAO E ASSESSORIA LTDA.
-DC 3 COMUNICACAO LTDA.
-MENDES COMUNICACAO LTDA.
-CASTILHO PROPAGANDA E MARKETING

E agora os links: (todas empresas com empenho de R$ 100 mil cada)


http://www.portaltransparencia.pa.gov.br/sistema/consulta2.php?id=770101000012011NE00020&pag=&registroInicial=

http://www.portaltransparencia.pa.gov.br/sistema/consulta2.php?id=770101000012011NE00021&pag=&registroInicial=

http://www.portaltransparencia.pa.gov.br/sistema/consulta2.php?id=770101000012011NE00022&pag=&registroInicial=

http://www.portaltransparencia.pa.gov.br/sistema/consulta2.php?id=770101000012011NE00023&pag=&registroInicial=

http://www.portaltransparencia.pa.gov.br/sistema/consulta2.php?id=770101000012011NE00024&pag=&registroInicial=

http://www.portaltransparencia.pa.gov.br/sistema/consulta2.php?id=770101000012011NE00025&pag=&registroInicial=

http://www.portaltransparencia.pa.gov.br/sistema/consulta2.php?id=770101000012011NE00026&pag=&registroInicial=


http://www.portaltransparencia.pa.gov.br/sistema/consulta2.php?id=770101000012011NE00027&pag=&registroInicial=

Eu quero saber o que significa esse tipo de licitação: NÃO APLICÁVEL??? Sou estudante ainda e NÃO ENTENDIIIIII.