segunda-feira, 21 de março de 2011

SEFA – Alcântara defende criação de CPI

“Não é uma CPI contra este ou aquele governo, mas a favor da sociedade.” Assim Charles Alcântara (foto), presidente do Sindifisco, o Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará, define a motivação que inspirou a proposta em defesa da criação de uma CPI, Comissão Parlamentar de Inquérito, destinada a apurar a sucessão de denúncias sobre supostas fraudes fiscais na Sefa, a Secretaria de Estado da Fazenda.

Servidor de carreira da Sefa, Alcântara defende, enfaticamente, a necessidade de “um Fisco de Estado - e não de governos -, livre de interferências políticas e do descaminho de tributos para vitaminar candidaturas de políticos no Pará”. Na sua leitura, o problema da corrupção é estrutural. “A corrupção não nasce na Secretária da Fazenda, mas sim da degeneração do poder público”, assinala o presidente do Sindifisco.

“O que não podemos permitir é que o servidor sozinho assuma a responsabilidade. A corrupção nasce a partir de interesses de alguns em lucrar com a degeneração pública, com a desmoralização e a desvalorização dos servidores públicos”, acentua Alcântara. “É insuficiente e superficial tratar deste assunto como mero desvio de função. O problema é muito mais grave”, acrescenta.

11 comentários :

Anônimo disse...

A corrupção começar e termina num DAS. Se faz urgente e necessário seguir o exemplo de outros países desenvolvidos e terminar com essa abominação de nomear pessoas sem concurso.

Anônimo disse...

Escutando os discursos de moralidade,honestidade dos representantes do governo estadual.

Venho pedir a vc, da possibilidade de vc agurmentar o senhor José Tostes, Secretário da Fazenda, sobre o nepotismo dentro da SEFA,desvio de função dentro da SEFA, esquemas fraudulentos dentro da SEFA, esquemas esses de conhecimento geral, mais não combatidos.

A poucos dias foi publicado no diario oficial do estado 7 remoções ex-officio da Cecomt-Carajás(Marabá)para o Orgão Central. As 7 pessoas removidas contra suas vontades são ocupantes do cargo de motoristas.Inclusive 1 tem e sempre teve domicilio em Marabá. Foram removidos com o argumento de que teria 16 motoristas na citada unidade fazendaria, e que parte deles estaria no desvio de função.
Detalhe,so foram removidos os motoristas que exerciam suas funções de motoristas, os que estão no desvio de função continuaram trabalhando normalmente,justamente no desvio de função,agora ja esta pronto novas remoções, so que dessa vez de outras unidades para Cecomt-Carajás(apadrinhados), metade seria de motoristas. Trocaram 6 por meia duzia.

Gostaria de saber quando a SEFA vai estancar a sangria de impostos causado pelos esquemas de vendas de notas fiscais frias(principalmente madeira)e conhecimento de transportes rodoviario e aquaviario das transportadoras.

Esses esquemas causam um rombo de milhões no cofre do estado todo mes.Detalhe, são praticadas a mais de 20 anos,de conhecimentos de todos da fiscalização, mais não combatidos.

Hoje deve ter operando no estado do Pará algo entorno de 200(Empresas) transportadoras de cargas. So que somente 5 pessoas devem deter o comando de 100 dessas empresas operando em todo territorio do estado.

São pessoas que nunca aparecem,mais patrocinão grande estrutura para os fiscais que trabalham nos postos fiscais de fronteiras da SEFA.Como aluguel de casas,carros.
Mais uma contribuição mensal de 5.000,00 mil reais por empresa,para não ter maiores embaraços nos postos da SEFA.
Essa citada contribuição seria cobrada para coordenação geral dos postos fiscais do estado,Cecomt-Belém,que comanda da capital(Belém) todos os postos fiscais do estado.Se pelo menos a metade dessas empresas contribuirem com essa caixinha,o pessoal esta bem na foto,5.000,00 reais X 100 Transportadoras= 500.000,00 reais por mes.

Falar para o Sr.José Tostes ficar de olho nos postos fiscais, a SEFA não é nem de perto a RF,digo no criterio sutileza

Anônimo disse...

A Receita Federal , Policia Federal, Ministerio Publico Federal e Estadual deveriam realizar uma investigação na SEFA nesse citado periodo de 10 anos ou melhor, 16 anos. É de total visibilidade que os dirigentes da SEFA nesse periodo de 10 anos, mais especificamente alguns Auditores, tiveram um crescimento financeiro e patrimonial milagroso. Principalmente os Auditores que ocuparam funções de destaque, como secretária da fazenda, secretário adjunto, diretores fazendarios e coordenadores fazendarios. Varios desses auditores residem em condominios de luxo em Belém, como Green ville, Cristal ville, Lago Azul, apartamentos que tem valor de um milhão e meio de reais, grandes fazendas em Castanhal. Ninguem ver isso? Na SEFA poucos tem moral, é o sujo falando do mau lavado. Tudo farinha do mesmo saco. Seja PSDB ou PT todos mordem.

Anônimo disse...

Barata, o secretario da fazenda deveria primeiro conversar com os seus coordenadores, pois a sacanagem começa com eles.

Anônimo disse...

Barata o Charles não que deixar a turma da SEFA dormi.

E toma maracujina...

Anônimo disse...

Toda essa turma da SEFA é farinha do mesmo saco.

Anônimo disse...

Aqui em Altamira a roubalheira esta com força total. Não tem comerciante que fale bem.

Toda hora tem alguem querendo uma ponta.

Anônimo disse...

Ainda vai esperar CPI? Denuncia de ação pública.Esperar CPI pra quê?

Anônimo disse...

Barata, acho que o Charles até tá bem intencionado e que há corrupção em todos os níveis do governo...mas que na sefa tem uma corja de bandidos e corruptos da pior espécie...isso há com certeza...

Anônimo disse...

Agora entendo porque de tanta briga pela tal Cecomt-Belém.

Se verdadeira essa historia do anonimo das 12:46 tem gente com os burros na sombra.

E toma Cal!!!

Anônimo disse...

Barata, o asqueroso que assina Na Ilharga procura ofender quem é contra a sonegação fiscal e seegue ordens de seu cvhefe Puty principal envolvido com as banmdalheiras na Sefa. Na Ilharga foi assessor DAS da preciosa ex-governadora e depois quee perdeu a boquinha tá doido atrás de sinecura do governo Jatene. Indivíduo desclassificado, fisiológico, cara de pau.

Mauro Castro