sábado, 16 de janeiro de 2010

IFPA – Sinasefe repudia demissão de Wolgrand

Em nota oficial, o Sinasefe, o Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, manifestou seu repúdio diante da demissão do professor de Filosofia Walber Wolgrand Menezes Marques do quadro permanente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, o antigo Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará). Datada de 10 de novembro de 2009, a demissão é atribuída a uma retaliação do reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Edson Ary de Oliveira Fontes (na foto, entre o desastrado ministro Tasso Genro, da Justiça, e Edilza Joana, a Cuca, sua irmã), em decorrência das denúncias de corrupção na instituição, feitas por Wolgrand ao Ministério Público Federal.
As denúncias de Wolgrand, que é também major reformado da Polícia Militar, foram feitas em abril de 2008. Nelas, Wolgrand aponta o suposto favorecimento a alguns candidatos nos concursos públicos para o quadro de servidores efetivos do Cefet, hoje Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. A nota assinala que o processo administrativo instaurado em abril de 2009 contra o professor, no âmbito do IFPA, foi resultado de uma representação de quatro servidores investigados pelo PAD, o Processo Administrativo Disciplinar, instaurado pela Setec, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, o Ministério da Educação. Por isso, no entendimento do Sinasefe, a demissão de Wolgrand soa a uma retaliação de Edson Ary de Oliveira Fontes e dos servidores sob investigação.

40 comentários :

Observador_cefet disse...

Sim, eu jah sabia dessa maracutaia de favorecer candidatos que não ficaram dentro da margem de vagas, mas mesmo assim foram nomeados. Enquanto que os que tiveram o mérito da vaga ficaram a ver navios... Parece que tem um casal de professores que obtiveram essa benesse. Parece que são da turma de saneamento ambiental.

Anônimo disse...

Caro Barata,

Agradeço a publicidade da minha demissão do IFPA.

Aproveito a oportunidade para informar aos leitores do seu blog que o RELATÓRIO FINAL do PAD, DECISÃO do reitor, PARECER da Procuradoria e TERMOS DE DECLARAÇÃO de testemunhas estão à disposição dos internautas no BLOG DO WOLGRAND (www.blogdowolgrand.blogspot.com). Ver os artigos "Muhammed Wolgrand, o terrorista 1, 2, 3, 4, 5, 6"

Penso que convém aos leitores conhecerem os fatos para melhor ajuizarem a respeito da manifestação do SINASEFE.

Com um abraço do Walber Wolgrand.

Anônimo disse...

Isso é a mais pura verdade, recordo de um caso descarado que chocou os profissinais de história que foi a aprovação e clssificação em 1º lugar da senhora Patricia Guilhon para professora de história superando mestre e doutores, sua nota subiu demasiadamente na prova didática, terceira e última etapa do certame, justamente a que não cabia recurso. Nos bastidores diziam que o golpe foi orquestrado pela Edilza Fontes, com o aval do irmão reitor. UMA VERGONHA!

Anônimo disse...

Fora do assunto

Desculpe postar aqui a minha observação:
Tem algo entranho acontecendo com a turma que não concora com o diploma de jornalista, aquela turma que acha desnecessário o diploma e que concorda com o Gilmar.
Lendo o LIB hoje, vi uma materia no pé de uma página, dando conhecimento de uma tal escola de jornalismo, onde qualquer pessoa que tenha concluido o nível médio pode cursar. A matéria diz claramente que não é em nível de faculdade etc., mas a minha perguntinha é simples: Como esse povo renega o curso de jornalismo mas adora brincar de escola? No Diário, tem uma nota numa coluna, chamando a turma que se interessa por Publicidade em participar da escolinha do publicitario Chiquinho. Que tal? Será que agora os jornais e os donos de agências vão tentar faturar uns dindins criando escolas? E a turma que está disponível no mercado saida da universidade e faculdades, será que não presta pra nada? Estranho, muito estraaaanho....

Anônimo disse...

E o irmão de um dos diretores de campus que foi beneficiado com pontinhos extras na prova de títulos?

Anônimo disse...

Seu Barata, nós sabemos que a ALEPA está em recesso, mesmo assim não podemos deixar esse povo solto.
Sabe aqueles 192 DAS que Juvenal enfoiu goela abaixo, poi é, já tem mais um diretor novo no Dep. Pessoal e outras cositas mais. Eles apreoveitam as "férias" para fazer s....mudanças. Falar em Juvenil, esse senhor não deu um aumentinho em 2009, e a desculpa com certeza é por não terem aprovado a sacanagem do PCS. Ele ficou brabo e deixou a galera se ferrar. Como ele não vai ao Supermercado e também tem tudo de grátis, nã sabe que o preço da comida está pela hora da morte. Isso devido ao aumento do salário mínimo. Mas deixe ficar seu menino, o que é seu está guardadinho da silva, espero que esse monte de político sem escrúpulo, não acredite em INFERNO. É sim, senão comecem a orar!!!!

Anônimo disse...

Wolgrand
Entre na justiça e apresente sua defesa em Brasilia que vc retorna ao seu cargo.O ex cunhado dele ,Raul Meireles ,conseguio voltar para a Ufpa depois de ter sido demitido pelo Mec.

Anônimo disse...

Caro Barata,
Parece q Ifpa e Ufpa caminham juntos, na ufpa como tem casos de aprovação de gente q é amigo, parente ou aderente de prof. que ficam nas bancas. depois ainda querem ter moral e dizer q estas instituições merecem respeito.
Uma vergonha brincar c o serviço publico federal.

J. Pinto Durão disse...

Barata,
É lamentável!
A cidadania exige que tudo seja passado a limpo.

Visite o nosso blog:
www.militanciaviva.blogspot.com

Anônimo disse...

Esses concursos pro magistério superior sempre foram de cartas marcadas! Só passam os 'peixes', todo mundo sabe disso! Mas com os esquerdistas éticos e honestos, a coisa mudou e muito! Só passa o povo do PT! Peraí, cadê a Polícia?!

Anônimo disse...

E os filhos de ARY e a nora que passarm em concursos para trabalharem em Marabá e antes do fim do estágio probatório estão tods em Belém e Abaetetuba, o que é proibido pela lei 8112/90

Anônimo disse...

Alguém tem avisar aos acadêmicos dessas i9nstituições públicas que eles são SERVIDORES PÚBLICOS, pagos com o noso dinheiro, aquele dos impostos e tal e coisa. Certo, espertinhos?

Anônimo disse...

A matéria de ontem do Liberal, sobre servidores públicos, diz que o Estado tem 303 mil em todas as esferas.
Eu quero saber quantos são concursados e quantos contratados e quantos DAS. A MAIORIA desses 303 mil, com toda certeza, vive pendurada no saco e nas tetas de políticos, são cabos eleitorais que "trabalham" nas eleições e como prêmio ganham "empregos públicos". Pesquisem direito e façam uma matéria completa, não confundam alhos com bugalhos.

làm duoc digamet disse...

Barata,

Encaminho-lhe mais uma artimanha da turma do Ary. Se julgares conveniente publique em seu blog.

Obrigado e um abraço

Walber Wolgrand


O Doutor em falcatrua (ou “Os mágicos do IFPA”)


Quando se fala em FRAUDE EM CONCURSO PÚBLICO é preciso reconhecer que o reitor do IFPA (antigo CEFET/Pa) Edson Ary e o seu STAF possuem doutorado na matéria. São verdadeiros mágicos na arte de praticar ilegalidades. Até no concurso para doutorado da Universidade do Ceará eles conseguiram aprontar. Apesar de reprovável a ação dessa quadrilha, do ponto de vista moral, é preciso reconhecer a habilidade que ela possui em fazer o mal.

A peripécia foi protagonizada pelo pró-reitor de extensão do instituto DARLINDO VELOSO. Ele conseguiu a façanha de ser matriculado no curso de doutorado proEJAtec da Universidade do Ceará sem ter se submetido ao processo seletivo. Foi um truque de prestidigitação sem precedentes no serviço público federal.

Em 07 de março de 2008 a Universidade do Ceará tornou público o edital nº 01 – 2008, para seleção aos cursos de Mestrado e Doutorado, destinados aos servidores do quadro permanente do CEFET/Ce e CEFET/Pa. Foram oferecidas 08 vagas para cada curso. O Edital, nos itens 4.2 e 4.3 estabeleceu que o preenchimento das vagas observaria a ordem de classificação dos candidatos em cada linha de pesquisa; e vedava, peremptoriamente, o preenchimento das vagas não ocupadas no processo seletivo.

Pelo CEFET/Pa, para o curso de doutorado, se inscreveram as servidoras MARIA HELENA CUNHA OLIVEIRA e SÔNIA DE FÁTIMA RODRIGUES SANTOS. Após a realização do processo seletivo, obteve aprovação na linha de pesquisa “Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola” a servidora Sônia Santos (ver documento abaixo), ficando habilitada a freqüentar o aludido curso, nos termos das normas editalícias.

No entanto, para pasmo dos que ainda não acreditam em milagre na seara pública, DARLINDO VELOSO, foi matriculado no curso de doutorado sem ter, sequer, se candidatado ao mesmo. Em 2009, Darlindo viajou várias vezes para o Ceará, onde freqüentou os módulos do curso, sem ser afastado do cargo que ocupa na instituição, recebendo normalmente os valores pecuniários do cargo comissionado de pró-reitor de extensão que ocupa no IFPA.

Após ter sido questionado pelo professor Walber Wolgrand sobre o sobredito milagre, o reitor Ary disse desconhecer o fato e que apenas liberou Darlindo para viajar, por interesse da Administração.

Assim funciona o IFPA (antigo CEFET) na gestão Ary Fontes: “Para os membros da quadrilha os benefícios da lei, para os inimigos, os rigores da lei”. Mas qual lei ampara DARLINDO?

Anônimo disse...

Edson Ary era da quadrilha de Sérgio Cabeça.
Aprendeu com o mestre.
Edilza caiu em desgraça com os Monteiros porque abusava das diárias e DAS para seus assessores.
Levou a falência a FUMBEL no tempo do Ed.

Anônimo disse...

Ô anônimo ou anônima leviano que acusa favorecimento da Patrícia Guilhon, vamos aos fatos. Em primeiro lugar, a banca de seleção da História foi formada por professores íntegros que não precisam ser citados aqui, conhecidos pela ética e zelo à gestão pública. Em segundo lugar, o desempenho de Patrícia Guilhon na parte didática (prática) foi excepcional, ultrapassando candidatos mestres competentes também, mas que infelizmente, não obtiveram desempenho satisfatório na aula prática. Paciência, seleção para o Ensino Médio não é a mesma coisa que seleção para Ensino Superior onde a bagagem teórica é preponderante. Nesse quesito a Patrícia deu um show de aula e, independente se concorde ou não com sua postura política, é uma competente professora para o Ensino Médio. A professora já chegou a dar aulas na UFPA no projeto de interiorização. Não morro de amores pelos Fontes, mas nesse caso, não exagere. Acho a Patrícia uma perua, uma patricinha, mas não posso negar sua competência, além do mais, a banca examinadora merece respeito.

Anônimo disse...

o reitor do ifpa é feio que dóoooooiiii, sua irmã também, êta gentinha feia heimmm...
Pediram para ser feio e abusaram...
Nem plástica dá jeito nesses cara de dinossauros...hehehe

por Denilson d'Almeida disse...

Barata, desta vez não vou comentar a sua postagem... Vou apenas pedir para que você dê uma lida em meu último post que fala sobre uma Enfermeira chefe do Pronto socorro da Cidade Nova 6 que acessava orkut enquanto pacientes esperavam por atendimento, http://blogdodeni.blogspot.com

Anônimo disse...

Nao é por nada nao, mas o que esperar de uma pessoa que tem esse lay out do Ary? Parece mais um bicheiro do que um reitor. Mais um jactante da pobreza.

Anônimo disse...

Égua a Edilza tá muito feia nessa foto....não que ela tenha sido bonita um dia!!

Anônimo disse...

Não é por nada não, mas ó família feia. Parecem filhos do capeta com o coisa ruim!

Anônimo disse...

Cara, pq tu defende tanto a Patrícia Guilhon, será pq tu já deu uma pegada lá é?

Anônimo disse...

Oi Barata!

A turma da Assembléia Legislativa está em recesso, mas as sacanagens por lá não tiram folga. hehehe
Sabe as 186 vagas de DAS criadas pelos espertinhos, pois é, já começaram a ser preenchidas. Quando a turma voltar eu posto aqui algumas "novidades", ok?
Já ia esquecendo, ontem o Liberal deu que o presidente Juvenil, enviou as informações que o MP queria sobre a sacangem da folha de pagamento, tá lembrado?
Espero que a maquiagem seja descoberta. Um abraço.

Anônimo disse...

Seu Barata, cadê vc, eu vim aqui só pra te ver....
Acorda menino!

Você está dodói?
Fique logo bom, o vc é o único confiável. rsrsrsrs

Anônimo disse...

PARABENS A TODA SOBERBA ANA JULIA CAREPA E A DS DEMOCRACIA SOCIALISTA. PRIMEIRO PORQUE PERSGUE TODOS QUE SÃO CONTRA SUA POLITICA MAJORITARIA SEGUNDO POR NÃO MEXE COM AS SECRETARIAS ONDE A DS ESTA BEM INSTALADA COMO A SEDURB DA PORRA LOUCA DA SUELY.... E OUTRAS AFINS.........O QUE DEVEMOS APRENDER COM TUDO ISSO É QUE A ANA JULIA E SUA TURMA NÃO PERDEM POR ESPERAR................. AGUARDEM OUTROS OUTUBROS VIRÃO!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

E MUITO CARA DE PAU O MENSALEIRO PAULO ROCHA QUERENDO SER SENADOR!!!!!!!!!! JUNTAMENTE COM A ALI BARBALHO E OS 40 LADROES!!!!!!!!! TE MANCA MENSALEIRO OLHA QUE O MINISTERIO PUBLICO VAI TE PEGAR!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

PARABENS A TODA SOBERBA ANA JULIA CAREPA E A DS DEMOCRACIA SOCIALISTA. PRIMEIRO PORQUE PERSGUE TODOS QUE SÃO CONTRA SUA POLITICA MAJORITARIA SEGUNDO POR NÃO MEXE COM AS SECRETARIAS ONDE A DS ESTA BEM INSTALADA COMO A SEDURB DA PORRA LOUCA DA SUELY.... E OUTRAS AFINS.........O QUE DEVEMOS APRENDER COM TUDO ISSO É QUE A ANA JULIA E SUA TURMA NÃO PERDEM POR ESPERAR................. AGUARDEM OUTROS OUTUBROS VIRÃO!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Pior é reitor do IFPA, distribuir bicicletas e outras quinquilharias, para uma associação de mulheres de Salinas, levando sua irmã candidata à tiracolo, no mais deslavado uso de recursos públicos com fins eleitoreiros. A cara de pau é tão grande que a prova do crime está lá no blog dela. Alô, Ministério Público, TRE, Controladoria da União...

Anônimo disse...

As ações que o IFPA promovem junto a comunidade estão todas em matérias no site da Instituição: www.ufpa.edu.br, não são segredo para ninguem, são postadas antes, durante e depois de cada ação....não há oq ue esconder.

Anônimo disse...

Anônimo de 18 de janeiro de 2010 19:34, respondendo a sua declaração, assim como vc, conheço não só os candidatos da fase final, como a banca de seleção do processo de escolha para professor. E afirmo a vc, a única nota que alterou o resultado final foi a de uma funcionária do IFPA (pedagoga)que compunha a banca e adivinha porque ela fez isso..talvez eu esteja errado e exista papai noel, democracia e que a felicidade é pra todos e que a justiça tarda mas não falha...
Fala sério!

Anônimo disse...

Leia o que vai abaixo e veja o seguinte: arrecam milhões com taxa de vestibular, mas não na conta da universidade, mas em conta na Fadesp, da qual podem gastar como quiser, pois é conta privada. Mas, ¨certos¨ pagamentos é pelo orçamento público. Esse é o truque geral, por exemplo, em convênios de curso com prefeitura do interior.

===========

Assunto: Pagamento dos colaboradores do PSS 2010 (1ª fase nula)
Remetente: divulga
Para: Divulga
Data: Hoje 17:13



Para proteger sua privacidade, as imagens desta mensagem foram bloqueadas Exibir imagens
Pagamento dos colaboradores do PSS 2010 (1ª fase nula)

Segundo o Departamento de Finanças da UFPA (DEFIN), o pagamento dos colaboradores do interior (fiscais, assessores, aplicadores, coordenadores, médicos) da 1ª fase (nula) do PSS 2010, realizada no dia 22/11/2009, estará disponível conforme cronograma abaixo:

. 22/01/2010: pagamento dos não servidores da UFPA que não informaram dados bancários (recebem via CPF nas agências do Banco do Brasil;
. 23/01/2010: pagamento dos não servidores da UFPA que informaram dados bancários (recebem diretamente na conta);

Importante: os servidores da UFPA receberão o pagamento em fevereiro, no contracheque de janeiro.

CEPS/UFPA
Divisão Financeira

Anônimo disse...

Sairam dos dados educacionais ibero-amricano e Cuba mais uma vez levou a melhor. E como uma coisa a mais: o gasto por aluno é tão insignificante que, por ser em US$, nem aparece isso. Ou seja, essa balela que ronda por aqui de que docente precisa ganhar melhor para termos educação é coisa de safado. Além disso, a UFPA prova tudo: é a melhor universidade de todo norte, mas desconheço alguma pessoa competente que esteja em sala de aula. Posto que, todo que tem um tiquinho disto sempre tem um belo cargo administrativo ao seu dispor. E dizer que alguém é competente quando nem sequer ganha para trocar de carro todo ano e menos ainda ter apartamento de luxo na Doca, é um escárnio.

Anônimo disse...

O defensor da patricinha esqueceu de informar que ela tinha cargo comissionado no cefet quando fez o concurso. Levada para lá por quem? Um doce para quem adivinhar.

E esse negócio de dizer que é uma excelente professora de ensino médio, como diz um comentarista de tv, é brincadeira. Logo que o governo de Ana Julia tomou possou foi cedida para a Secretaria de Cultura e deixou de dar aulas. Depois foi para uma secretaria do interior... Quero saber de onde vem tanta competência para atuação como docente. Algo me diz que esses fatos são tão objetivos, que falam por si sós.

Anônimo disse...

A PATRICINHA É COMPETENTE SIM, MAS PARA FAZER CABELO, BARBA E BIGODE NO REITOR...

Anônimo disse...

Esse tópico ja virou baixaria...

Anônimo disse...

Baixaria é o que esse pessoal faz com os recursos públicos.

Anônimo disse...

barata publica essa o pator arilton +uma vez nós enganou fazendo promesas de colocar os ex pm de volta na corporação o puty prometeu tambem e sumil e pastor ta em brasilia com certeza com dinheiro da nossa oferta que ele pedia nas reunião no vermelhão gara tamos na roça

Anônimo disse...

ATENÇAÕ DIRETORIA DO IFPA!
VÁRIOS ALUNOS DO INTEGRADO FORAM APROVADOS NA UFPA E ESTÃO QUASE QUE COMPLETAMENTE PASSADOS NO ENSINO MÉDIO(FALTANDO SÓ O TÉCNICO), E SIMPLESMENTE A DIRETORIA E A PEDAGOGIA DO IFPA NÃO ESTÁ MEDINDO ESFORÇOS PARA PERMITIR QUE SEUS ALUNOS POSSAM SE MATRICULAR NA UFPA!
EM 2010 OS ALUNOS NA MESMA SITUAÇÃO CONSEGUIRAM AUTORIZAÇÃO DO IFPA PARA SE INSCREVER NA UFPA...
PELO QUE EU SAIBA A ESCOLA TEM QUE ALÉM DE ENSINAR, TEM QUE DAR O MÁXIMO DE APOIO PARA O ALUNO SE NÃO , NÃO SERÁ ESCOLA.
MAS SE CASO O IFPA NÃO PERMITIR NOSSO INGRESSO NA UNIVERSIDADE, IREMOS ENTRAR NA JUSTIÇA PELOS NOSSOS DIREITOS, AFINAL SÓ FIZEMOS VESTIBULAR PQ OUTROS ALUNOS DO ANO PASSADO CONSEGUIRAM ENTRAR...
TODOS SOMOS IGUAIS!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Professor Edson Ary é instável emocional com necessidade de auto-afirmação de fácil explosão e que odeia ser contrariado.Sua maior glória é o apreço e bajulação dos que o cercam.Dá para acreditar no amor de sua jovem esposa?

Anônimo disse...

Você sabia que decisoẽs são tomadas com base no favorecimento pessoal e político. O que falta então para o ministério público abrir sindicância na IFPA?