quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

CENSURA - Basta!!!

13 comentários :

Haroldo Baleixe disse...

Em defesa da obra de Osmar Pinheiro Júnior:
Osmar Pinheiro de Souza Júnior, falecido em 20 de agosto de 2006.
Foto: Patrick Pardini (?)
Circula pela Internet um "e-mail manifesto" sobre a destruição de um painel idealizado em 1985 pelo artista plástico paraense Osmar Pinheiro de Souza Júnior, localizado na esquina da Boulevard Castilhos França com a Avenida Portugal.
Tal pintura seguira a tendência de algumas capitais brasileiras que aproveitavam espaços públicos, como muros e paredes cegas, para veicular a produção plástica dos seus; a exemplo de Recife, Pernambuco.
Ormarzinho colecionava prêmios nacionais e internacionais: uma rara celebridade belenense em sua área de atuação; o que o credenciava ao trabalho autoral à coletividade.
Nesse período o prefeito da capital paraense era o médico Almir Gabriel, um dos fundadores do PSDB — Partido da Social Democracia Brasileira — em 1988.
A atitude maquiavélica do PT — Partido dos trabalhadores —, ora em situação no Estado, não é a primeira contra o artista falecido em 2006; retiraram de cirlulação uma logo por ele criada para a SECULT — Secretaria de Estado de Cultura.
O estranho é que o atual secretário de cultura do governo PT, Edilson Moura da Silva, é graduado em Educação Artística — Habilitação em Artes Plásticas — e deve ter sido aluno de Osmar, titular da cadeira de Pintura daquele curso da UFPA, antes de Ronaldo Moraes Rêgo.
Outra represália à obra de Osmar foi protagonizada por Edmilson Rodrigues quando prefeito e do PT: a demolição da escultura "Velas", elaborada pelo artista para o complexo Ver-o-peso, junto com a intervenção pictórica em questão.
Como ninguém atira em cadáver há muito sepultado, está claro que o PT quer atingir, de revestrés, o arquiteto Paulo Chaves Fernandes, amigo de Osmar e projetista do xodó do partido: o HANGAR.
O PT comprova que a única estrela que possui é a da sua bandeira encarnada, não abrindo espaço para arte assinada por nativos; nem promovendo certames que incentivem a produção cultural local.
O tal "presente para Belém", pelo que dizem, será um outro painel executado pelo grafiteiro paulistano Eduardo Kobra, mostrando uma vista em perspectiva (dita 3D) da rua Conselheiro João Alfredo.
O que é que essa serpente forasteira entenderia da nossa cultura?
Vai ver comeu alguma petista poderosa "na seca" (ou ato heroico do gênero).

Haroldo Baleixe disse...

Segue o "e-mail manifesto" na íntegra, inclusive com as assinaturas de adesão até o recebimento:
"Presente de grego
Os dirigentes do Centro de Convenções de Belém – Hangar, sob o pretexto de dar um presente à cidade, cometeram um crime de lesa pátria.
De forma articulada e na calada da noite planejaram destruir – como, de fato, destruíram – um patrimônio cultural de todos os paraenses: o painel pintado, em 1985, na esquina do Boulevard Castilhos França com Avenida Portugal, na virada do Ver-o-Peso, inspirado em desenho do artista plástico Osmar Pinheiro de Souza Júnior, já falecido.
O painel, hoje apagado e destruído, foi aprovado no projeto urbanístico do Ver-o-Peso e, antes de executado, foi submetido ao Instituto de Patrimônio Histórico – IPHAN.
Vieram técnicos até aqui para autorizar.
O então presidente da República José Sarney veio legitimar todos esses elementos. Ele pode não ter uma biografia honrada, mas era o presidente de direito.
O painel foi pintado para uma prefeitura legitimamente constituida à época, que pagou, desde a concepção até a execução, com dinheiro público, nosso dinheiro.
Agora vem o próprio orgão (Iphan) dizer que o painel não tem valor histórico. O que é esse valor histórico? Os documentos dessa aprovação devem estar nos arquivos deles (se não deram fim).
Que legitimidade cultural tem os dirigentes do Hangar e do Iphan, pra decidir sobre esse tal "presente"? Isso é o Pará, Belém... No que tange a área cultural está eivado de gente ruim. A cada dia é mais triste. Patético.
Prova de que são da mesma cepa dos dirigentes que autorizaram, em outras épocas, a destruição do nosso patrimônio por motivação política ou outras ainda não muito claras.
Não está em jogo aqui, gostar ou não gostar das intervenções urbanas do artista plástico Osmar Pinheiro Júnior. Elas tem (ou tinham) autoria. Estão (ou estavam) todas assinadas. Resta esperar que retirem a escultura do pier das onze janelas, o painel da capela do São José Liberto, a escultura em homenagem ao Garpar Viana. Isso pra ficar só no desrespeito ao Osmar.
É necessário reagir contra esses atos criminosos praticados contra a cultura e o patrimônio histórico de Belém.
Destruíram mais um patrimônio do Pará.
Assine esse manifesto e diga NÃO a esses crimes praticados pelas “autoridades” do Hangar.
Paulo de Araújo Marques
Flávio de Almeida Gomes
Maurício de Azevedo Rocha
Gersina Costa
Maria Regina Cardoso da Paz
Márcio Almeida Castro.
Patrícia Segtowich.
Mauro Lopes
Garcia Bastos Júnior
Alfredo Campos Boulhosa
Dulce Rosa de Bacelar Rocque
José Mario da Costa Silva
Jorge Leal Eiró da Silva - CPF 116576692-20"
(E-mail repassado por Jorge Eiró.)

Anônimo disse...

Censura:
Secretário de Meio Ambiento do Pará, não nos atendeu(servidores)e ainda chamou a ROTAM para sua escolta.
Resultado:
Agressão a servidor Público!!!
Já basta!
Não aguento mais tanta corrupção e safadeza de um governo que se diz do POVO!!

Anônimo disse...

Barata,
Tu poderias pensar na hipótese de te tornares colunista social. Dessa forma falarias bem da elite e dos políticos do estado, serias convidado para todos os eventos sociais e poderias até criar um troféu do tipo: OS MAIS CHICS DO ANO.
Não fique bravo comigo, tive essa "idéia" para te poupar dessas famigeradas patrulhas dos ONESTOS de plantão, que te tomam como "caluniador da honra alheia", que tal? Eles é que roubam e tu é que não prestas.
Como colunista social também receberias vários mimos das empresas das quais falasses maravilhas, é claro.
Não pensa, mas também não me manda para a PQP, só estou tentando deixar esse asssunto (censura) mais leve, se é que é possível.
Um forte abraço e jamais desista.
Lia

Anônimo disse...

Lia,
entao vamos lançar uma campanha: "convença o Barata a ser colunista social".
a gente dá sugestões de quem ele deve bajular, ops, entrevistar.
Aí ele elogia bastante, nao recebe emails ameaçadores, os "onestos", "probos", "decentes", vão ficar soltinhos! só tem um problema: quem vai nos dar espaço?
Brincadeirinha...Barata, estamos aqui.A eleição vem aí...eu voto.Ou não.

Anônimo disse...

isso de destruir nossa historia virou moda.Impossivel para algumas entenderem que arte, é arte.Nao existe partido para arte.

Anônimo disse...

Gente! Honesto tem um "H" na frente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

BARATA!! FOMOS AGREDIDOS POR POLICIAIS DA ROTAM EM PLENA SEMA. POR FAVOR DIVULGUE MAIS UMA OBRA DESSE PÉRFIDO SECRETÁRIO!!!!!!!!

Nucleo 13 disse...

A grande obra desse governo é cuidar das pessoas mesmo... sobre tudo as pessoas deles...
da uma olhada nesse nepotismo cara de pau da Chefe da Assessoria Assistencial(pra que serve isso?) Helena Nahum Gomes, ja ta demais... colocar o irmão como motorista...
Com a palavra, o Governo que cuida das pessoas...

DIÁRIO OFICIAL Nº. 31595 de 28/01/2010

GABINETE DA GOVERNADORA
CASA CIVIL





PORTARIAS

Número de Publicação: 65041

RESUMO DA PORTARIA N° 115/2010-SCCG, DE 27 DE JANEIRO DE 2010.
Nome
:
Raimunda Helena Nahum Gomes
Cargo
:
Chefe da Assessoria Assistencial
N° de Diárias
:
1. ½ (uma e meia)
Origem
:
Belém/PA
Destino
:
Bragança
Objetivo
:
Para participar de atividade precursora a agenda da Exma. Governadora, em festividade de São Benedito, com Missa Campal na praça da cidade, descerramento da Placa de Tombamento da Marujada como Patrimônio Histórico da cidade, no Teatro Museu da Marujada no município de Bragança.
Período
:
25 à 26/12/2009
MILTON DOS SANTOS REZENDE
Subchefe da Casa Civil da Governadoria do Estado



RESUMO DA PORTARIA N° 118/2009-SCCG, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2009.
Nome
:
Marcelo Márcio Nahum Gomes
Cargo
:
Assessor de Gabinete II
N° de Diárias
:
2. ½ (duas e meia)
Origem
:
Belém/PA
Destino
:
Marabá
Objetivo
:
Para dar apoio de transporte a servidora, Helena Nahum, que estará em atividade precursora a agenda da Governadora, na festividade de São Benedito, com Missa Campal na praça da cidade, descerramento da Placa de Tombamento da Marujada como Patrimônio Histórico da cidade, no Teatro Museu da Marujada no município de Bragança.
Período
:
25 à 26/12/2009
MILTON DOS SANTOS REZENDE
Subchefe da Casa Civil da Governadoria do Estado

Anônimo disse...

E o que já está com cheiro azedo é a promessa da governadora de implantar o PCCR dos servidores do estado, pois agora a desculpa esfarrapada do governo é alegar que os planos só sairão do papel depois que forem elaboradas as tais "diretrizes", que desde 2008 não acontecem. O pior disso tudo é que a intersindical chapa branca continua muda e quietinha. Pelo jeito será mais um estelionato político que se avizinha e os servidores vão continuar na pedra e pendurados na agiotagem do famigerado banpará.

Anônimo disse...

19:58, eu grafei ONESTO desse modo para diferenciar de honesto. Se vc não entendeu passa amanhã. rsrsrs

Anônimo disse...

Ei, das 21:41h! Eles ainda tentaram fazer a gente de idiota, colocando Marabá,como sede da festividade de São Benedito, onde seria descerrada a Placa de Tombamento da Marujada como Patrimônio Histórico da cidade.
Esses PETRALHAS enrolam os tribunais, mas nós faremos justiça em outubro, é só esperar.

Anônimo disse...

Égua, por falar em Bragança -a linda Pérola do Caeté - a prefeitura de lá está caindo aos pedaços. Me disseram que faz mais de um ano que a sede foi tranferida para outro local. O telhado está destruido e o prefeito nem thum pra conservação daquele patrimônio público.
Vou me queixar ao bispo! O Zé Carlos do PV, que tira casquinha por lá, será que ainda não viu isso?