terça-feira, 12 de janeiro de 2010

BELÉM – Sonho de ano novo

Reproduzo com o merecido destaque, pela beleza do texto e a pertinência do desabafo, o comentário de um internauta anônimo, sobre os seus sonhos de ano novo para Belém.

“Nesse inicio de ano sonhei com uma cidade. Uma cidade integrada com terminais de ônibus para desafogar o transito das principais avenidas. Uma cidade com pessoas educadas que obedeciam a lei de transito e não deixavam nas calçadas as sujeiras de seus amados cãozinhos. Uma cidade com pontos de ônibus dignos e adequados a uma cidade em que chove tanto. Era uma cidade onde existiam ônibus exclusivos para turistas, a um preço razoável, e assim os visitantes andavam com segurança. Era uma cidade onde os hotéis, pousadas e similares não exploravam os turistas, para que eles retornem. Ainda nessa cidade, existiam pessoas capacitadas para explorar o turismo de modo sequencial, ordenado e integrado, e assim muitos jovens teriam oportunidade de renda.
“Sonhei com uma cidade honesta, com um prefeito honesto, mas honesto inclusive no sentido de reconhecer as dificuldades e ao fazer qualquer obra, fazê-la honestamente, nada de asfaltar uma rua e escamotear o fluxo das águas da chuva.
“Sonhei com uma cidade segura, com espaços livres para o lazer em segurança. Os bairros, na cidade que sonhei, têm quadras de esporte, escolas limpas, arejadas, arborizadas, professores felizes e todos os serviços urbanos funcionando. A prosperidade era percebida na primeira esquina.
“Um sonho de cidade. Um sonho, mesmo. Que pena!”

Um comentário :

Anônimo disse...

Eu já não almejo tanto, eu só queria um pouco de civilidade do nosso povo,
Belém do Pará, merece um pouco mais de carinho do seu povo. Ela está abandonada pelos seus gestores e pela sua população. O mais engraçado nisso tudo, é reclamarmos de como ela está cheio de lixo, e em nada contribuírmos para deixá-la mais limpa. O que eu vejo muito, são pessoas jogarem coisas de ônibus, de carros particulares e até pedestre também jogar seu lixo no meio da rua. Uma vez eu vinha caminhando pela João Paulo II , quando eu vi um cidadão(?) Jogando um copo descartável no meio da rua, aí eu chamei–lhe a atenção, dizendo-lhe para não deixar a cidade mais suja do que já estava. Sabem o que ele respondeu-me - “Ah! O pessoal depois limpa.” Fiquei pasmada com a resposta. Ele deve fazer a mesma coisa na casa dele. Assim como ele, muitas pessoas assim procedem, então estamos em um buraco sem fim. De um lado O D costa, acabando com Belém, de outro nós os cidadãos(??) ajudando o D Costa. Eu tenho um colega de trabalho que veio de Floripa, eu perguntei-lhe se estava gostando de Belém, e ele respondeu: mais ou menos, é uma cidade bonita, mas tão suja e fedida, e eu sinto falta da civilidade – os motoristas não respeitam os pedestres e vice versa, onde tem faixa de segurança, o pedestre não consegue atravessar porque os motoristas não param. E as passarelas? poucas pessoas as utilizam, talvez, porque sejam terrivelmente sujas e com um mal cheiro insuportável, as pessoas jogam lixo no meio da rua, casas e prédios pichados, o comércio de vocês é horroroso, cheio de lixo, e não tem como caminhar nele, calçadas quebradas, ambulantes no meio da rua. Eu nunca tinho sido assaltado em Floripa e aqui já fui assaltado duas vezes. Eu fiquei muda, não tinha como retrucar, ele estava coberto de razão.
Belém de 394 anos, ruas cheias de lixo, mato, buracos e ratos, liderada pelo rato mor, D Costa, peço perdão aos ratos por tal ofensa.
Até agora, fico matutando sobre o prêmio que o D costa ganhou em novembro, da Insuspeita(???) Organização Mundial de estados, municípios e províncias, como melhor prefeito do Norte e Terceiro do País. Que dados foram passados para eles? quem passou? Das duas uma, ou o poder desse demo é tão grande, que os corrompeu, ou foi a própria corja do D costa que passou as informações de tão maravilhosa administração. Mas, não me convenci ainda, então eu procurei uma nova alternativa: e se foram passadas informações verdadeiras(lixo, mato, buracos, ratos, caos na saúde e no trânsito, Comércio intrasitável), e se foi passado o perfil do Belenense? Então eles devem ter feito uma análise da real administração do D costa versus perfil do Belenense, pronto aí está a resposta. Merecemos Esse Governo!!!!
Me lembro bem da última eleição, tentei fazer a minha parte, alertando para as pessoas menos informadas, do falsário que tínhamos como candidato a reeleição, não me preocupei com a outra camada da população, a que tem acesso as informações. Ledo engano a burguesia(fede) votou nele. E o pior de tudo, é que são eles que mais falam mal do povo de Belém, porque para eles o Nefasto está fazendo a parte dele, culpada é a população do estado em que se encontra Belém.
Vamos acordar Gente, temos que nos unir. Quem tem uma idéia do que Podemos Fazer?