Um
balanço sobre as atividades do Siebe, na atual gestão, soa fatalmente
depreciativo para Hellen Anjos.
Mapeando
cronologicamente a administração de Hellen Anjos, à frente do Siebe, o balanço
explica o porquê do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares da Seduc
ter submergido no imobilismo, como evidencia o relato, resumido, feito ao Blog do Barata, abaixo reproduzido:
1. Removeu servidoras
do setor. Foi, inclusive, a coordenação de departamento da Seduc, que mais perdeu
servidores em três anos – seis, no total;
2. Acabou com as
reuniões de planejamento mensais, que anteriormente eram realizadas, no ultimo
dia útil de cada mês;
3. Não viabilizou a renovação
do acervo bibliográfico para atender as bibliotecas escolares, que há três anos
estão paralisadas, incluindo o acervo de autores paraenses, que são os mais
solicitados pelas escolas;
4. Não manteve o
funcionamento do Espaço Max Martins, conquistado em coordenações anteriores e
que garantia a divulgação da produção literária paraense, incluindo encontro
com autores, lançamento de obras de autores do Pará e saraus;
5. Dissolveu o Nuabe,
o Núcleo de Assessoramento as Bibliotecas Escolares, o qual reunia uma equipe
técnica de quatro bibliotecários para promover ações de força-tarefa, no avanço
das organizações (tratamento técnico do acervo) e revitalização das bibliotecas
escolares;
6. Acabou com os
assessoramentos técnicos aos municípios, ação que tinha como objetivo orientar
e incentivar a promoção da leitura nas bibliotecas escolares da rede estadual
nos municípios;
7. Proibiu o diálogo
em qualquer nível (profissional ou pessoal) entre os técnicos que trabalham na
sede da Seduc e os que atuam nas escolas;
8. Isolou os técnicos
nomeados nos municípios e lotados em escolas, que ficam incomunicáveis e sem informações
técnicas e administrativas, bem como aqueles lotados nas escolas da região
metropolitana de Belém;
9. Descartou, sem
consulta técnica, a base de dados de registro e controle dos acervos das
bibliotecas escolares (Biblioescola), no qual foram registrados, durante três
anos, a grade maioria dos títulos bibliográficos existentes nas bibliotecas;
10.
Inviabilizou
parcerias e convênios que seriam de suma importância para a missão do Siebe, e
que não gerariam ônus para Seduc. Como no caso do Projeto Fortalecer (UFPA) e do
projeto para estágio não remunerado de discentes de biblioteconomia nas bibliotecas
escolares do estado (UFPA);
11.
Concedeu
GTI, a Gratificação de Tempo Integral, para servidores administrativos- operacionais, que não
cumprem horário integral (de 8h às 17h), em razão de conveniências pessoais, justificando
ser de interesse da administração;
12.
Optou
por ser assessorada, na área técnica, com servidores não habilitados legalmente;
13.
Não
compartilha informações de caráter técnico-administrativo com os servidores,
informações de interesse destes, que delas acabam tomando conhecimento por
intermédio das escolas;
14.
Estimula
a cizânia, disseminando falácias entre os servidores;
15.
Notabilizou-se
por protagonizar episódios de assédio moral em relação a seus subordinados.