quarta-feira, 14 de maio de 2014

GIGI FURTADO – Currículo da artista

        Educadora, atriz e cantora, com formação erudita. Assim pode ser resumido o perfil da paraense Gigi Furtado, que já ministrou cursos de canto popular em algumas escolas de Belém. Dentre os quais se incluem o curso de canto popular na Academia de Música e Tecnologia, o de canto popular e musicalização pela Fundação Curro Velho, via Casa da Linguagem, e o projeto Escola Comunidade, de descentralização do curso de música, pela Fundação Carlos Gomes, por três anos.
        Como atriz, o último trabalho de Gigi Furtado foi a peça intitulada “Vai que é bom, o casamento do Pará com o Maranhão”, que percorreu parte do Pará, em 2008, de autoria de Valdo Resende (SP), no qual interpretou Cascudinho, em homenagem a Luis da Câmara Cascudo.
        Como cantora lírica, Gigi Furtado participou de Master Class, com expoentes do nível de Jô Ella Tod (EUA), Ednéia Oliveira (MG), Reginaldo Pinheiro (PA), Carol Hill (EUA), Clóvis Afonso André (GER) e Bill Ferrara (EUA), dentre outros. E participou também de diversas óperas, dentre as quais Iara & Bug Jargal (Gama Malcher), La Boheme (G. Pucinni), Madame Butterfly (G. Puccini), Dom Pasquale (G. Donizetti), La Traviatta (G. Verdi), Rigoletto (G. Verdi). Com destaque para Gianni Schicchi, de Puccini, na qual foi solista, em breve tournée pelo Pará, e Carmen, de Bizet, em que interpretou Mercedes, no Festival Internacional de Ópera da Amazônia, em 2009.

        Em matéria de premiações, Gigi Furtado foi semifinalista do 2º Concurso Internacional de Canto Lírico Bidu Sayão, terceiro lugar, em 2005, e segundo lugar em 2007 no Maracanto, concurso de canto lírico realizado no Maranhão. Ela obteve o prêmio de melhor intérprete, em 2010, e o primeiro lugar, em 2011, no festival de marchinhas carnavalescas. Em 2011 Gigi ainda obteve o terceiro lugar no Festival da Canção em Ourém (PA). Gigi também foi premiada cantora revelação de 2011, no Baile dos Artistas. E em 2012 conquistou o título de melhor intérprete do Festival da Música Brasileira da RBA.

Nenhum comentário :