domingo, 31 de janeiro de 2016

SINTEPP – Em assembleia esvaziada, sindicato tenta explicar acordo e tem sua legitimidade questionada

Beto Andrade: no olho do furacão da crise de credibilidade do Sintepp.

"Essa direção não representa a categoria de professores!" O desabafo da professora Tati Lira, feito em um tom de inequívoca indignação, é ilustrativo da atmosfera que permeou a assembleia geral convocada pela direção do Sintepp, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará, na tentativa de justificar o controvertido acordo celebrado com o governo Simão Jatene. Pelo acordo, que suscitou ácidas críticas – por seus termos e por não ter sido submetido previamente à categoria -, o desconto pelos dias parados na recente greve dos professores migram dos contracheques para o pagamento do retroativo do piso salarial de 2015. As críticas acabaram potencializadas diante da advertência sobre a possibilidade do governo não repor o total dos descontos feitos, apesar da reposição das aulas pelos docentes, condição imposta para retirar as faltas lançadas nas fichas funcionais dos professores.

Realizada sexta-feira, 29, na Escola Estadual Cordeiro de Farias, a assembleia geral reuniu, estimativamente, um minguado contingente de cerca de 100 professores, certamente porque convocada não para debater, mas apenas dar conhecimento à categoria dos termos do acordo celebrado com o governo Simão Jatene. Mas sequer o objetivo formal da assembleia foi alcançado, porque em grande parte ela acabou sendo consumida, pelos próprios dirigentes do Sintepp, por versões a propósito das suspeitas de corrupção na entidade, na esteira da acusação de aparelhamento do sindicato pela APS, Ação Popular Socialista, uma das tendências abrigadas no PSol, Partido Socialismo e Liberdade. Sobraram ataques pessoais, em particular ao professor Rodolfo Nobre, citado como suposto autor da representação anônima protocolada no MPE, Ministério Público Estadual, contendo graves denúncias sobre malversação de recursos e do patrimônio do Sintepp. As denúncias envolvem dirigentes do Sintepp que militam na APS, inclusive o coordenador-geral do sindicato, Alberto Ferreira de Andrade Júnior, o Beto Andrade, pré-candidato do PSol a prefeito de Ananindeua, e alcançam o vereador psolista Fernando Carneiro, de Belém.

6 comentários :

Anônimo disse...

Como é possível que cerca de cem puxa sacos e outros oportunistas decidam pelos professores do estado do Pará. Sim, é possível desde que esses 100 sejam os donos da verdade. That's folks!!!

Anônimo disse...

como é possivel os professores, pessoas q em tese frequentaram nivel superior, ainda acreditarem nesse sindicato? sempre q os dirigentes do sintepp sao chamados a adentrar as salas de gabinete da secretaria de administraçao, todos ja sabem q é pra ACEITAR ALGUM ACORDO PRE-E$$$$$$$TABELECIDO em troca de acalmar os professores.

Anônimo disse...

A assembleia que aconteceu na ultima sexta feira nada mais foi do que uma resposta da base da categoria que não se sente representada pela atual direção do sindicato e não compareceu pra dizer que não concordo com os termos do acordo celebrado apenas pela direção e o governo visando proteger apenas a imagem do Beto Andrade e garantir a sua candidatura a prefeito em Ananindeua. Contudo ficou bem esclarecido que o base tem ojeriza pela direção e não aceita o acordo com o governo.

Anônimo disse...

SINTEPP, o melhor e maior sindicato do Pará. Meu orgulho!!

Anônimo disse...

O melhor sindicato é o SINDIFISCO do Estado do Pará que respeita os sindicalizados e realmente luta por melhorias para a categoria como um todo. Os dirigentes do SINDIFISCO/PA, atuais e da gestão do Charles Alcântara, jamais usaram o sindicato como trampolim político e jamais fizeram qualquer acordo leonino. Em 2009, o SINDIFISCO soube conduzir as negociações com o governo, sempre de olho no interesse coletivo da categoria e a categoria saiu fortalecida. O SINDIFISCO/PA, conseguiu unir a categoria em defesa de um interesse coletivo. Hoje, o SINDIFISCO paraense é exemplo para sindicatos do fisco de outras UF e até mesmo para o fisco federal e para os fiscos municipais, por sua bandeira de luta. Parabéns ao SINDIFISCO do Estado do Pará.

Anônimo disse...

Olha essa criança, Betinho Mensalinho, nunca meteu a mão na grana do Sintepp. Só que não!!!
APS Associação dos Pilantras Sindicais só menino esperto. Coitado dos trabalhadores da Educação do Pará.