sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

DETRAN – O desabafo dos servidores

Em seguida, reproduzo, na íntegra, a carta aberta dos servidores do Detran para a governadora Ana Júlia Carepa, em um tom de inocultável desabafo.

Carta aberta ao Governo do Estado

“Sra. Governadora, é com tristeza que os servidores públicos do Pará, em especial do Detran, manifestam indignação ante as ações equivocadas de sua administração. Tamanha tristeza se deve, principalmente, ao fato de que as reivindicações dos servidores deste Estado foram simplesmente abandonadas pelo seu governo. Vale registrar que grande parte desses servidores depositaram uma forte expectativa durante sua eleição, inclusive por ser oriunda do movimento sindical, mas, infelizmente, o que se vê hoje é Vossa Excelência negar suas raízes, pois ainda estão firme na lembrança as cenas dos Policiais Militares confrontando-se com professores do Estado e, recentemente, a intervenção da PM no movimento pacífico dos servidores da SEMA.
“Os servidores do Detran-PA, como a Sra. bem sabe, vêm discutindo a elaboração do PCCR a pelo menos dois anos, pois em 2008 foi iniciado o debate, porém essa já era uma cobrança antiga dos servidores dessa Autarquia.
“A aprovação do PCCR busca reparar uma distorção histórica, já que, como Autarquia, o Detran, tem aporte financeiro para proporcionar ao ‘servidor da casa’ a tão aclamada justiça social.
“O atual slogan de governo diz que ‘a maior obra é cuidar das pessoas’, por isso lembramos que os servidores dessa Instituição são pessoas, gente que precisa ser valorizada.
“A crise mundial que se avizinhou ao Brasil não teve quase nenhuma influência na economia do país, sendo que hoje, em todos os setores econômicos, há um indicativo de recuperação dos níveis de crescimento que apontam para os mesmos patamares do período pré-crise, ou seja, a crise mundial não é mais um problema, ainda assim temos que frisar que o Detran-PA, como em todos os anos, experimenta crescimento que oscila em torno de 12 a 15%, por isso reafirmando a necessária valorização desses servidores. Contudo, Sra. Governadora, estamos dispostos a discutir o orçamento do Estado e do Detran, e a viabilidade do PCCR e dos demais pontos da nossa pauta de reivindicações, podemos começar pelos gastos com publicidade e propaganda, pois ‘cuidar das pessoas’ é investir na equidade social, ou seja, entre investimentos em propaganda e os servidores, temos a certeza que a Sra. ficará com segunda opção.
Por essas e tantas outras razões que serão colocadas no decorrer do movimento, é que cobramos de Vossa Excelência providências no sentido de restituir a qualidade do serviço público.

“Sra. Governadora, não deixe os servidores à míngua!”

Nenhum comentário :