sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

SAÚDE PÚBLICA – Perigo de morte


17 comentários :

Anônimo disse...

Para fazer funcionar um comércio, uma indústria, ou um hospital, é preciso muito mais do que a aquisição de bens móveis e imóveis. É preciso toda uma equipe de profissionais selecionados, administrados por quem entenda do ramo, fazendo disso uma prioridade. É preciso haver investimentos e custeio racionais e que possam produzir bem, de forma constante e viável economicamente.

A saúde pública no Pará - aqui tomemos como ponto inicial o dia em que Almir Gabriel e seu secretário Simão Jatene resolveram começar a trabalhar neste setor - vem priorizando sobretudo obras de engenharia e agências de propaganda, notoriamente superfaturadas. Sem um corpo técnico eficiente para administrar a saúde pública com modernas ferramentas de gestão, Almir e Jatene cederam à tentação de mais um negócio superfaturado: os contratos de administração com as OSs, mais um poço sem fundo para onde escoa o dinheiro público. O que não foi terceirizado, passou a ser preenchido por servidores temporários contratados sem concurso público e/ou qualquer processo mais simplório de seleção (como era praxe antes da obrigação do concurso público).

O resultado desta política é uma antítese da impressão visual causada aos cidadãos por tantas obras e tão insistente propaganda; por vezes transformada num caótico paradoxo. Centenas de cidadãos se aborrecem (com justa razão) ao chegarem aos postos de atendimento e constatarem que a situação não é tão boa quanto a televisão e o jornal dizem. Assistem a TV dizer que o estado possui um excelente atendimento renal, mas sentem-se horrorizados e impotentes diante da situação de um ente querido que espera meses num PSM por cadastro num atendimento de hemodiálise e chega a óbito sem fazer sequer as primeiras avaliações.

Ouviu-se durante o estribilho (digo a poluição sonora) da última campanha política (que muitos já esqueceram) o candidato vitorioso Zenaldo Coutinho ter prometido lotar imediatamente após eleito médicos especialistas em todas as unidades básicas da periferia; porém até hoje, mais de um ano após a posse, a promessa ainda não foi cumprida nem no PSM da 14 de março, a unidade mais central do sistema; porém por conta do bombardeio midiático oficial, os usuários do SUS já estão tendo as suas esperanças redirecionadas para outro futuro próximo, quando a prefeitura de Belém ultimar a compra e a reforma do H. Porto Dias.

E novamente o ciclo vicioso dos grandes negócios com obras de engenharia e propaganda alimentam a fé do cidadão num futuro melhor; e o mais bizarro que se possa imaginar, além até da empulhação do mestre Simão Jatene, foi a omissão total em relação à saúde pública praticada por Duciomar Costa, o nefasto falsário que ludibriou o eleitorado desta cidade por oito anos, deixando um legado de milhares de mortes facilmente evitáveis na saúde pública municipal, como o caso do menor que morreu asfixiado por um caroço de pupunha, pela falta de uma pinça e um laringoscópio no PSM da 14 de Março.

Anônimo disse...

Entre os estados brasileiros que amargam os piores índices de satisfação popular com a saúde pública, segundo pesquisas do Ministério da Saúde e IBOPE, o Pará pode ser contraditoriamente um dos que mais investiu e contratou serviços ao longo desta primeira década do século XXI. Não duvido até que a prestação de contas do governo estadual aponte números tão avantajados (?) que possam ser comparados com os dos estados ranqueados nas primeiras colocações dessas mesmas pesquisas. Então por quê o Pará permanece como um dos piores em saúde pública no Brasil?

Esta pergunta deveria vir antes do comentário feito acima; ou pelo menos foi aquilo que a charge me sugeriu. De qualquer forma ao fazer a pergunta com atraso, espero explicar melhor ainda o motivo do comentário que passa a ser agora a resposta desta.


Anônimo disse...

O problema, meu caro, é que o povão pensa que o SUS depende da boa vontade de do presidente, governador e prefeito. E o direito é da constituição do Brasil. Esses ladrões estão roubando nosso direito. Cada pesssoa que não tem seu direito atendido que trate de fazer denuncia no Ministério Público Federal. Em vez de reclamar, temos é que ser cidadãos de um Brasil lindo, rico e que precisa de gente honesta no poder. Até porque os atuais fedem!

Anônimo disse...

Aí fica a pergunta: porque continuar a eleger essa ralé de sanguessugas? O Brasil é lindo, tem população jovem e um território maravilhoso. Alguem pode olhar para Dilma, Jatene e Zenaldo e se ver representado? Somos muitos, inteligentes e bem intencionados, chegou ao limite. Vamos mudar isso, vamos pra rua. Basta da barbárie!!! Shopping é pouco , o espaço do humano sempre foi a rua!

Anônimo disse...

Anônimo das 8:53, tudo o que Jatene e Zenaldo não querem é corpo técnico eficiente. Quem tem competência técnica jamais vai se misturar com isso. Só os hélios francos e assessoras se prestam pra isso. Ralé do serviço público topa tudo por um Dasss.

Anônimo disse...

Isso mesmo, esses políticos tipo Ana Julia, Jatene, Duciomar e Zenaldo são prova cabal de como o Pará parece vocacionado para o atraso, roubo e exploração. Acordem paraenses senão só vai restar Val de Cãns.

Anônimo disse...

O governo do estado do Pará estar esperando acontecer um grave desastre no sistema penal como ocorreu no maranhão para assim substituir os mais de 1.500 temporarios por concursado.

O concursado o governo pode capacitar ou seja investir no servidor devido o mesmo ser de carreira.
Já o temporario apenas passa uma chuva, dois anos. Quando será que o governo vai de fato profissionalizar a SUSIPE, concurso já para o cargo de agente penitenciario, a final o MP ta cobrando.

Anônimo disse...

E até a pista de Val de Cans tem defeito, como acabou sendo reconhecido pela ANAC. Queriam culpar a TAM, mas essa(gato escaldado) privilegiou a segurança de passageiros e tripulação.

Anônimo disse...

Nos servidores públicos que temos sindicatos pelegos vamos começar a agir; começar certos atos para mostrar alguma coisa, sugiro que cancelemos a filiação no SEPUB e outros sindicados envolvidos com o serviço público que não fazem nada. Quem aderir informa no blog do Barata um apelido; e dê outras sugestões, vamos se organizar. Caso o PCCS da saúde não sair até fevereiro, e não seja decente, vamos agilizar a desfiliação dos sindicatos.

Anônimo disse...

Falta ter na SESPA um secretario de saude que entenda do assunto e queira trabalhar.Com 3 anos seu discurso esgotou. Sempre a mesma conversa furada, nem parece ser formado em Medicina.

Anônimo disse...

Jatene quer inaugurar o novo hospital infantil do câncer, com toda pompa e circunstância; porém não tivesse Ana Júlia desencaixotado o acelerador linear, a esperança de cura de muitos ainda estaria de molho lá no almoxarifado da SESPA. E o que dizer da quimioterapia, que desde agosto o estado não compra os medicamentos específicos? Enquanto o prédio sai bonito, o público-alvo se desespera. Essa é a marca do governo Simão Jatene.

Anônimo disse...

O caso é que político adora obra! Funcionar com eficiência é outro departamento porque não permite aditivos, contratos em que não se cumprem as especificações técnicas para baratear e transferir para caixa 2 de eleição. Saúde pública requer planejamento, investimento na formação de quadro técnico, meritocracia e acima de tudo isso a competência que falta ao governador Jatene e seu secretário de saúde.

Anônimo disse...

Se dependesse do elefante branco SEPUB os servidores do DETRAN estariam a pão e água. Foi necessário serem independentes, realizar muitas mobilizações e greves para arracar vitórias com a aprovação da lei de estrutura e do PCCR, além de terem defenestrado vários diretores que não corrspondiam os própositos éticos da Autarquia, de seus serviodres e da sociedade. Para isso foi necessário criar um Sindicato próprio.

Anônimo disse...

A qui no orgão que trabalho, vai acontecet uma desfiliação em massa do SEPUB, se o pccr dos setvidores da administração direta não sair até março, SEPUB nunca mais, viva ao Detran a Adepara e PC que tem sindicato próprio.

Anônimo disse...

19:11 A desfiliação em massa do SEPUB já deveria ter ocorrido desde aquela manobra sórdida que o sindicato engendrou com o governo Simão Jatene e o escritório Jáder Dias, para repor apenas a metade das perdas salariais (aqueles 22,45%) dos servidores civis, e mesmo assim para quem aceitasse renunciar aos seus direitos sobre o restante da dívida e aceitasse também a filiação forçada ao sindicato. Ou seja: para quem baixasse as calças!

Leandro e companhia são uns patifes!

Anônimo disse...

Errata:

Onde se lê SEPUB, LEIA-SE "SEPUB e SISPEMB" (o Leandro é presidente do SISPEMB).

Anônimo disse...

Prezados Barata e Anônimos das 08:53 e 15:45:
Concordo com vocês e dou nomes, esses caras tão cometendo tanta safadeza e até tentativas de assassinatos. o dinheiro que roubam falta para a saúde, educação, etc. e pessoas morrem por isso. O caso do professor Marcois Klautau já divulgado mas ninguém faz nada para ajudar é um exemplo de que esse governo não quer pessoas competentes e honestas. o prof Klautau está doente, com depressão, desempregado, após quase 40 anos de serviço público, foi secretário de várias pastas, e é perseguido pelo senadfor flexa ribeiro (com letras minúsculas) que já foi preso pela PF por roubo de dinheiro público, esse senador safado impede que ele aceite convites (já foi convidado e "desconvidado" por dois prefeitos) usando do poder do cargo que ele exerce. e o povo do Pará continua votando nesses canalhas, que são presos e montam esquema no STF para arquivar as ações. Tenho outros exemplos mas vai ficar muito longo. Vou preparar um comentário grande e volto ao assunto. Por enquanto fico com o pensamento que o prof. Klautau escreveu em um de seus artigos: "O Ministério da Dignidade adverte: Honestidade e competência, pasmem!, podem causar desemprego e até a morte".