quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

JATENE – Uma suspeita austeridade




        Enquanto o governador Simão Jatene (PSDB), o Simão Preguiça, cansado de tanto não fazer nada, usufrui das delícias de um tour internacional, com as mordomias naturalmente bancadas pelo erário, seu vice, Helenilson Pontes (PSD), assumiu o governo aparentemente encarregado de mostrar que o que é ruim pode ficar pior, muito pior. O governador em exercício simplesmente decretou a suspensão do pagamento de tempo integral e hora extra, exceto em circunstâncias excepcionais, muito excepcionais, a partir de fevereiro próximo.
        A reação dos servidores públicos estaduais foi, previsivelmente, da mais inocultável indignação. “O governo vai tirar a partir do dia 1º de fevereiro o tempo integral dos servidores públicos. Tudo para poder gastar dinheiro nas suas campanhas milionárias!”, comenta um servidor público, resguardado pelo anonimato, para driblar eventuais retaliações. “Quando essa pouca vergonha vai acabar???”, acrescenta, ácido.

        Em outro comentário, o internauta é devastador. “É um governo da incoerência: na mesma pagina do Diario Oficial que publica o decreto com o corte sumário das gratificações de GTI e horas extras dos já fumados servidores, justificando para tanto ‘a necessidade de redução do dispêndio com o pagamento de pessoal’, publica outro decreto nomeando o ex-secretário Passarinho, que vai se candidatar nas próximas eleições, para um cargo de Assessor DAS II! É um absurdo e ninguém da (in)Justiça deste estado faz nada! Assim o ‘passarinho’ literalmente comeu a GTI (Gratificação de Desempenho de Atividade de Informações Estratégicas) e horas extras dos coitados!”, sentencia.

10 comentários :

Anônimo disse...

O que mais revolta e que como servidor conheco muita gente que se doa ao serviço e merece a gratificacao, ainda vive refem de emprestimos do banpara! Vide denuncias no blog do parcial pontes!

Anônimo disse...

Esse Passarinho nunca trabalhou na vida e vai continuar sem trabalhar, seja onde estiver lotado e, depois, se for eleito. Enquanto isso, no TCM, dezenas de funcionários estão sendo afastados do trabalho, alguns com mais de 10 anos de casa, e o que se diz é isso é para reduzir gastos. É mentira. A economia será toda consumida para o ingresso de gente que não irá fazer porra nenhuma. Alguns nem vão ao prédio do Tribunal. Tudo politicagem do Simão com os tais "Conselheiros", todos PPN (políticos de porra nenhuma). Interessante é que entre os demitidos estão os que mais se dedicam ao trabalho, exatamente porque precisam do salário para sobreviver.

Anônimo disse...

Quando isso vai acabar? Não é possível, Barata. Tiraram pequenas vantagens do servidor que já tem um piso salarial imoral e no mesmo DOE, nomeiam o ex secretário como Assessor Especial, para ficar livre e tentar a eleiçao para Deputado. Essas ações do Governador, nós servidores não esquecemos. Fique o Governador sabendo que após essas medidas antipáticas de corte de vantagens, nem pra reeleição, muito menos para Senador, ele não terá nossos votos. Ainda há tempo de rever a medida drástica que tomou.

Anônimo disse...

Acho que eles (os tucanos) têm raiva de pobre, porque a maioria dos servidores que recebem GTI são pessoas com renda de um salário mínimo que para recebê-lo cumprem uma jornada de 8h diária. Será que eles não sentem que estão prejudicando pessoas que só sobrevivem desse dinheiro. Como vão ficar os empréstimos do Banpará. É, porque quase todos nós estamos endividados. Se o Estado do Pará está falido, como eles dizem, porque todos os dias são nomeados DAS e pessoas com contratos temporários. Essa política é mais um desrespeito do governo com os trabalhadores da educação. É chocante a falta de sensibilidade em relação à vida social dos funcionários. Talvez a consciência do mal que estão causando. Quantos pais e mães de famílias que depende dessa renda não estão desesperados? Ninguém merecer isso!!

Anônimo disse...

Barata,

Avisa aos servidores públicos que em nosso ordenamento jurídico existe a chamada HIERARQUIA DAS NORMAS.

O que significa isso?

É que uma norma menor não pode revogar outra maior.

Por exemplo, uma lei estadual, municipal, ou mesmo federal, não pode ir contra a Lei Maior, a Constituição. E assim, toda lei que contrariar o que está na CF não vale.

E assim, por essa ótica, um DECRETO (do governador) não pode REVOGAR uma LEI.

O que esse governador-tampão quer fazer pode ser desfeito pela Justiça.

Basta que os servidores comecem entrar com ações (bombardear com ações) contra esse ato nulo de pleno direito.

E ainda pedir reparação contra o próprio governador tampão.

Divulgue essa informação Barata. Peça maior embasamento de quem conhece a doutrina jurídica e avise aos servidores apavorados.

Anônimo disse...

Seria bom que o governo fizesse os cortes em sua própria carne. Alega que não tem dinheiro para pagar os que sustentam esse estado, ou seja, os trabalhadores que estão na base de todos os procedimentos do serviço público, então, por que não se extingue as Secretárias Especiais, já que elas só fazem receber as demandas políticas e encaminhar para as devidas secretarias, onde os servidores realmente trabalham de verdade. Por que “especial”?? Palavra bem sugestiva para quem vivem num país onde a Constituição Brasileira diz que todos somos iguais perante a lei. Quanto custa para os cofres públicos mantê-las? Qual é o custo para manter os cinco (salvo engano) secretários de estados com suas respectivas assessorias e todo pessoal que supostamente lá atuam? E os DAS que ganham bem e ainda querem tratamento vip? Existem aqueles que não fazem absolutamente NADA, uns porque não dão mais contar pela idade avançada, mas conseguiram nomeação, alguém sabe por quê?? Outros, porque não sabem fazer nada, só ficam dando despesas para o estado, usando os telefones públicos para tratar de assuntos particulares, fazendo armações, etc. DAS...muitos que não fazer nada, tem a sua disposição computador, telefone, direito de indicar quem quiser para contratar...enfim. Quem manda nas secretarias são essas “excelências”, enquanto os funcionários não podem falar nada que são perseguidos. Sem falar na questão dos contratos milionários que o governo realiza com as empresas prestadoras de serviços que certamente são compadrinhados do poder público. Se esses cortes acontecessem quem sabe o governo não parava de chorar miséria? Aliás, desde quando o PSDB assumiu o poder, e olha que já estamos no último ano, o discurso é o mesmo: o estado está falido. Será??

Anônimo disse...

Anônimo 4 de fevereiro de 2014 03:05, o Decreto é imoral mas não é ilegal. O governo não está obrigado a pagar Tempo Integral e nem Plantão Extra, é spo ninguém trabalhar em Tempo Integral e nem fazer plantão extra.

Anônimo disse...

É obrigaddo a empregar seus apadrinhados pelo seu comprometimento politico partidário ou nepotísmo!

Anônimo disse...

caminhoneiro paraense,hoje se diz satisfeito com o trabalho na malha viária paraense,diz mudar de governante hoje é retroagir ao tempo, ja que o opsitor é o diabo vestido em pele de carneiro,mais o povo paraense quis mudança no passado colocando Ana Julia no governo e a mesma atrasou o Pará em 20 anos ,esta acessorada pelo PMDB os quais vão acessorar o opositor de Jatene caso venha a ganhar e espero que isso ñ aconteça.

Anônimo disse...

caminhoneiro paraense,hoje se diz satisfeito com o trabalho na malha viária paraense,diz mudar de governante hoje é retroagir ao tempo, ja que o opsitor é o diabo vestido em pele de carneiro,mais o povo paraense quis mudança no passado colocando Ana Julia no governo e a mesma atrasou o Pará em 20 anos ,esta acessorada pelo PMDB os quais vão acessorar o opositor de Jatene caso venha a ganhar e espero que isso ñ aconteça.