quarta-feira, 30 de maio de 2018

MPE - Revanchismo de Neves incendeia sucessão

Marcos Antônio Neves (à esq.) com Simão Jatene, o avalista do
passado, hoje alvo do ressentimento do ex-procurador-geral. 

Na versão vazada dos bastidores do Ministério Público Estadual, é atribuído ao ex-procurador-geral de Justiça Marco Antônio das Neves a atmosfera de declarada animosidade que desde já incendeia a sucessão do atual procurador-geral, Gilberto Valente Martins, o primeiro promotor de Justiça a comandar o MPE. Também conhecido como Napoleão de Hospício, por seus parcos escrúpulos éticos, Neves foi personagem de uma administração pontuada por recorrentes denúncias de corrupção e marcada pelo patrimonialismo.
Na versão vazada, Neves, trombeteando um suposto prestígio entre os promotores de Justiça, promete excluir o atual procurador-geral da lista tríplice, que resulta da eleição direta, na possibilidade de Martins tentar a reeleição. “Ele [Neves] está disseminando o terror, na clara tentativa de minar o eventual prestígio do doutor Gilberto [Valente Martins]”, relata uma fonte do MPE. Na leitura dessa fonte, o ex-procurador-geral parece cavalgar um ressentimento insepulto por ter passado o vexame de não conseguir fazer o sucessor, ao ser atropelado pela indicação de Martins, a despeito de ter protagonizado uma gestão despudoradamente submissa ao governador tucano Simão Jatene.
Gilberto Valente Martins, recorde-se, foi o segundo mais votado na eleição direta, na qual o mais votado foi o promotor de Justiça César Bechara Nader Mattar, o assessor e candidato de Neves, de perfil opaco, mas escancaradamente favorecido pelo uso da máquina administrativa, comandada pelo seu avalista eleitoral. Surpreendentemente, Jatene optou por Martins, que teve uma marcante atuação como conselheiro do CNJ, o Conselho Nacional de Justiça, e cuja candidatura teria tido o aval do desembargador Milton Nobre, apontado como interlocutor privilegiado do governador no Judiciário. Ao que consta, desnorteado, Neves permitiu-se até uma derradeira e patética tentativa de reverter a escolha de Jatene, ao tentar fazê-lo rever sua decisão, em uma constrangedora audiência.

Nenhum comentário :