segunda-feira, 20 de março de 2017

MPE – O desafio do novo procurador-geral

Qual a natureza, e naturalmente sua extensão, do compromisso assumido por Gilberto Valente Martins, junto ao governo Simão Jatene, para ser ungido como o novo procurador-geral de Justiça, atropelando o mais votado, César Bechara Nader Mattar Júnior, cuja candidatura foi cacifada pelo apoio do atual procurador-geral de Justiça, Marcos Antônio Ferreira das Neves, escandalosamente servil ao governador tucano?

O desafio de Valente é justamente evidenciar ter sido capaz de viabilizar sua nomeação dentro de parâmetros capazes de privilegiar os interesses da administração pública, escapando ao balcão de negócios que desvirtua a missão constitucional do Ministério Público Estadual, como fiscal da lei. A favor de Valente, comenta-se, destaca-se sua participação como conselheiro do CNJ, o Conselho Nacional de Justiça, quando, por determinadas posturas éticas, chegou a atrair a ira de setores da máfia togada que domina o TJ do Pará, o Tribunal de Justiça do Estado. Sobre ele é dito que exibe um perfil afável, embora avesso a áulicos, mas despido da empáfia e do deslumbramento de Neves. “É um homem sem muitos amigos visíveis”, dizem, comentando a discrição do novo procurador-geral de Justiça.
Valente, é claro, merece contar com o benefício da dúvida. Resta saber se ele resistirá a vertigem das alturas, sem sucumbir ao fascínio do poder e mandar às favas os escrúpulos, a pretexto de que os fins justificam os meios, um sofisma que escamoteia a constatação de que os meios acabam por definir os fins.

Um comentário :

Anônimo disse...

Espero que o Dr. Gilberto Valente resgate a credibilidade do MPE e faça uma gestão pautada na ética, na moral e em todos os demais princípios da Administração Pública.

Espero que o Dr. Gilberto faca uma gestão voltada para privilegiar o interesse público.