quarta-feira, 5 de junho de 2013

ZENALDO – Imobilismo faz Ramos deixar Sesma


        Incompatibilidade com o próprio prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), frequentemente criticado por pretender partidarizar escandalosamente a administração pública municipal, aparentemente apostando no estelionato midiático, na tentativa de escamotear sua inocultável inépcia administrativa.
        Essa, pelo menos, é a versão que varre os bastidores da Sesma, a Secretaria Municipal de Saúde, na esteira da exoneração - a pedido e em caráter irrevogável e irretratável - do secretário de Saúde, o médico ortopedista Joaquim Pereira Ramos (foto). Segundo fontes da própria Sesma, além de não honrar os compromissos de campanha, e mais particularmente aqueles assumidos junto ao CRM/PA, o Conselho Regional de Medicina do Pará - do qual Ramos é vice-presidente -, Zenaldo Coutinho ainda estabeleceu um poder paralelo, que se sobrepôs ao do secretário. Com a covardia moral dos biltres, ao não conseguir dobrar a coluna do seu secretário, o prefeito optou por desgastá-lo, em uma artimanha que resultou em fissuras incontornáveis, ainda que ambos, por razões distintas, possam tentar minimizar, para consumo externo, a extensão do imbróglio.
        Nos relatos oferecidos ao Blog do Barata, também por fontes da Sesma, essa dualidade de poder, protagonizada pelo próprio prefeito, explicaria o imobilismo que tanto exasperava Ramos. Passou-se a ter, a partir daí, um secretário preocupado com a eficiência na gestão da coisa pública, em contraposição a um prefeito que se recusa a descer do palanque da campanha eleitoral e aposta em factóides, como é próprio do gestor que investe na propaganda enganosa. A gota d’água, que fez transbordar o cálice da tolerância de Ramos foi Zenaldo Coutinho estabelecer linha direta com subordinados hierárquicos do seu secretário de Saúde. “A partir daí a situação tornou-se insustentável”, conta uma testemunha privilegiada, obviamente protegida pelo anonimato. O chamado fogo amigo, de vereadores alinhados com o prefeito, mas que destinaram um tratamento ignominioso ao secretário municipal de Saúde, fizeram este compreender que estava em curso um desses tradicionais processos de fritura, covardemente coonestado pelo próprio Zenaldo Coutinho. Com 40 anos de exercício da medicina e um nome a zelar, Joaquim Pereira Ramos optou, então, por preservar sua credibilidade, desembarcando do caos institucionalizado no qual se revelou, até aqui, a administração do prefeito Zenaldo Coutinho.

        Ao fim e ao cabo, Joaquim Pereira Ramos saiu do episódio maior do que quando nele entrou, a despeito do silêncio obsequioso que se impôs sobre as reais circunstâncias que levaram-no a pedir exoneração em caráter irrevogável e  irretratável. Quanto a Zenaldo Coutinho, resta a lamentável constatação que a diferença entre ele e seu execrado antecessor, Duciomar Costa, o nefasto Dudu, é apenas de grau, mas não de nível. Mas o quer esperar de um vagabundo profissional, que jamais teve um único emprego, prosperando na manipulação das massas ignaras?

39 comentários :

Rabelo disse...

O verdadeiro Zenaldo mostra a cara. Por mais que não queira transparecer, a inépcia transborda dele.

Anônimo disse...

Pelo jeito o Zenaldo vai passar o seu mandato culpando o DUDU, de quem foi cabo eleitoral, pelo caos da saúde, e investir bastante em propaganda, para convencer a opinião pública de que tudo mudou, quando na verdade o retrato da saúde continua o velho caos nosso de cada dia. Oh vida!!

Anônimo disse...

O seu aliado e ex-prefeito, O DUDU, não somente desviou recursos da área da saúde (22 milhões), mas fraudou licitação na SESMA, sucateou o SAMU e terceirizou serviços da área, deixando a população sofrer e até morrer, por falta de atendimento. O ZERALDO diante disso, investe em propaganda e empurra com a barriga o caos da saúde, culpando a administração anterior que ele apoiou. Será maldição? Tá na hora do Zeraldo sair do palanque e mudar esse disco, porque a paciência do povo está no limite.

Anônimo disse...

Depois de continuar com muita propaganda, descaso com a saúde e colecionar secretários na área, o Zenaldo não venha dizer que qualquer semelhança com o seu antecessor é mera coincidência.

Anônimo disse...

O Zenaldo prometeu uma gestão de três "s", e ao que parece esqueceu foi todo o abecedário, porque o caos da saúde continua fazendo o povo sofrer e matando gente, e o ZEZÉ fazendo propaganda enganosa. Do que vai, a população vai começar a sentir saudade do velho algoz do povo, corrupto e falso médico, Duciomala.

Anônimo disse...

ESSA UNIÃO AMARELA DO ZENALDUDU SÓ TRAOUXE DESGRAÇA, DOR E SOFRIMENTO PARA O POVO POBRE. MAS, QUANDO PRECISAM DE ATENDIMENTO DE SAÚDE VÃO PARA SÃO PAULO. INTERESSANTE!

Anônimo disse...

Eu bem que desconfiei que essa versão light do DUDU não ia dá em nada. É como diz aquela música: "nãda mudou..."

Anônimo disse...

Agora com muito sofrimento o povo tá entendendo que a mudança era só um discurso, um ardil, de que chegou até a esconder o DUDU, na reta final da campanha, para o povo não perceber que são ZEZÉ E DUDU são crias do mesmo ninho tucano, produtos da mesma safra e farinha do mesmo saco. Mas, o que fazer...,o sofrimento também faz parte da educação do povo. Haja caos da saúde e propaganda!!

Anônimo disse...

Eu nunca entendi o fato do Dr. Joaquim Ramos aceitar esse cargo. Dinheiro não foi. Trata-se de um profissional de reconhecida competência, de sucesso e de seriedade. Tinha tudo para dar errado. Eu não entendi! ainda bem que saiu.

Anônimo disse...

Tavendo só.Enquanto pastores e políticos evangélicos,ficam se preoculpando com casamento gay e aborto,a saúde pública,a segurança e a educação ,estão vivendo um colapso de abandono,onde a população está sofrendo na carne.Em vez de se preocuparem com a vida sexual das pessoas,vão agir nos segmentos que o povo está sofrendo em estado terminal.

Anônimo disse...

MFS

O que esperar de uma pessoa que nunca trabalhou e vivia a surfa em aguas do atlântico? o que esperar de patricinho que tem seu irmão como ídolo( um faz nada ) ?
o que esperar de um homem que só sabe viver de fofoca e mentiras ? o que esperar de um estelionatário eleitoral? Pois bem, as eleições é ATO democrático, a onde prevalece a vontade da maioria, desta forma só nos resta, lamentar a escolha, pois o que é pior o ministério PÚBLICO e a JUSTIÇA estão dominadas, e todos os esclarecidos sabem o pq ? vejam a câmara, fingem que trabalham, não vi hum cobrar algo concreto do gestor municipal, fizeram audiencia com o SECRETARIO DE SAÚDE, E FORAM tapeados,pq a firmo, como podem aceitar que a saúde da FAMÍLIA aumentou de 40 para 100 equipes se cada equipe precisa de um médico. que magica foi essa, que só o coordenador do programa e o prefeito sabem, o resto do BRASIL precisa saber, pq assim houve a multiplicação dos pães, ora só sendo muito mentiroso para ter a cara de PAU de divulgar tal fato, veja o caso do CEMO, lá só trabalha NA DIREÇÃO(PATRICINHAS), que recebem tempo integral mais só trabalham 4 horas no máximo, vou parar por aqui pois da qui pra pior, vou torcer que não a fina amo meu povo!

Anônimo disse...

Tá na hora dos vereadores tomarem uma atitude urgente. Fora Zena,Zenaldo,Ai !!! Impeachement nele!!

Anônimo disse...

A saída do Dr. Joaquim tá parecendo o simbolo do rompimento do Sindicato dos Médicos e a Prefeitura de Belém. è questão absolutamente política ñ se trata de incopetência ou heroísmo.

Anônimo disse...

Se o zenaldo fosse sério e determinado assumiria a gestão da SESMA. Convocaria audiência pública popular urgente, junto à sociedade civil organizada, Câmara Municipal, CRM, OAB, SESPA, MPE e MPF e a imprensa (com a banda boa). Traria a público a podridão do rombo da secretaria que existe escondido nos subterrâneos do poder. Instauraria auditoria pública e responsabilizaria os malfeitores desse crime contra a humanidade. Entraria com ação judicial de improbidade contra o sócio de funerária e cemitério duciomar bosta e sua gangue. Mas o cara não tá nem aí, o que lhe interessa é poder, status e os holofotes da câmeras. Ou vocês acham que PSDB tem preocupação com o povo excluído?!

Anônimo disse...

Esse Zenaldo faz parte de um time de farsantes, despudorados, dissimulados e quadrilheiros!

Anônimo disse...

Mas não é o PT que "aparelha" suas administrações?

Anônimo disse...

Anônimo das 18:24, ninguém aqui duvida disso. Agora uma coisa não anula a outra. Petistas e tucanos tem como única diferença a cor das suas bandeiras, pois a ideologia é uníssona.

Anônimo disse...

O Zenaldo como presidente da Alepa,foi uma lástima.Empregou Pai,Mãe,Tia,Primos e etc... È só verificar quantos apadrinhados dele continuam no quadro de funcionários da Alepa.Vocês achariam que um Político dessa espécie teria capacidade de ser Prefeito de Belém? Olha aí ,no que está dando nessa gestão calabrosa.

Anônimo disse...

O novo Secretario de Saúde tem um curriculum impecável,porém como médico e professor universitário,não sabemos qual tempo terá para comandar uma Secretaria cheia de problemas graves.Já se passaram 6 meses e o Programa Saúde da Familia,continua do jeitinho que foi deixado pelo governo anterior,não sei por onde anda as 100 equipes do Saude da familia seria bom a midia fazer uma reportagem sobre o assunto.,pois cada equipe tem que ter 01 médico 01 enfermeiro 01 tecnico de enfermagem e os agentes comunitários,além claro de espaço fisico e material adequado para atender os usuarios,caso contrario vão continuar enviando pacientes para as unidades básicas pois os profissionais não são mágicos e é o que acontece.Tudo Mentira.!

Anônimo disse...

tens que fazer um comentário

Anônimo disse...

Os tucanos são especialistas em buscar pessoas ilustres e depois ficarem interferindo e inviabilizando a administração técnica e correta. Aí colocam quem é obediente e participa das jogadas. Roteiro conhecido e, pelos vistos, bem sucedido. Menos para o povo que depende da saúde pública estadual e municipal.Pena o Dr. Joaquim ter saído, como funcionário da SESMA fico mais uma vez desiludido e ansiando por me aposentar.

Anônimo disse...

Lamentavel a saida de um profissional do nivel do Dr. Joaquim Ramos,reconhecememos também que o médico que irá assumir o cargo de Secretario de Saude Dr. Yudi,tem muita experiencia em Programas da Atenção Básica,porem ele tem outros empregos como médico e professor universitário e ai está o X da questão,sobrará tempo para observar que a grande maioria de diretores das UBS são apenas cabos eleitorais de vereadores , muitos deles chegam a ficar 3hs apenas nas unidades. e os profissionais concursados que estão ocupando as vagas dos temporarios que não tem noção de como funcionam as diretrizes dos programas de saúde,e as Casas familias que continuam encaminhando pacientes para unidades basicas pois nas casas não tem material para trabalhar.A culpa do caos não poderá mais ser atribuida ao antigo prefeito 6 meses, são 180 dias, para quem prometeu que em 100 dias daria uma resposta impactante sobre a situação, já está com 80 dias de sobra.E se não derem oportunidade do novo Secretario fazer uma gestão tecnica,com autonomia para mudar onde for necessario,acabar com os comites,ele logo também estará saindo e ai o jeito vai ser colocar os vereadores para gerenciar a SESMA um em cada departamento e Unidades de Saude,Pronto Socorros,etc..e o Prefeito assume o cargo de Secretario,pronto ai estará tudo resolvido a população feliz,a saude uma maravilha,os profissionais de saude não precisarão mais fazer coleta pra comprar agua,receituario,remedios para os casos de extrema necessidade,usar seus aparelhos particulares de verificação de pressão, ausculta do Batimento cardiaco nas gestantes, enfim tudo será como preconiza o SUS>Uffa que bommmmm

Anônimo disse...

Lamentavel a saida de um profissional do nivel do Dr. Joaquim Ramos,reconhecememos também que o médico que irá assumir o cargo de Secretario de Saude Dr. Yudi,tem muita experiencia em Programas da Atenção Básica,porem ele tem outros empregos como médico e professor universitário e ai está o X da questão,sobrará tempo para observar que a grande maioria de diretores das UBS são apenas cabos eleitorais de vereadores , muitos deles chegam a ficar 3hs apenas nas unidades. e os profissionais concursados que estão ocupando as vagas dos temporarios que não tem noção de como funcionam as diretrizes dos programas de saúde,e as Casas familias que continuam encaminhando pacientes para unidades basicas pois nas casas não tem material para trabalhar.A culpa do caos não poderá mais ser atribuida ao antigo prefeito 6 meses, são 180 dias, para quem prometeu que em 100 dias daria uma resposta impactante sobre a situação, já está com 80 dias de sobra.E se não derem oportunidade do novo Secretario fazer uma gestão tecnica,com autonomia para mudar onde for necessario,acabar com os comites,ele logo também estará saindo e ai o jeito vai ser colocar os vereadores para gerenciar a SESMA um em cada departamento e Unidades de Saude,Pronto Socorros,etc..e o Prefeito assume o cargo de Secretario,pronto ai estará tudo resolvido a população feliz,a saude uma maravilha,os profissionais de saude não precisarão mais fazer coleta pra comprar agua,receituario,remedios para os casos de extrema necessidade,usar seus aparelhos particulares de verificação de pressão, ausculta do Batimento cardiaco nas gestantes, enfim tudo será como preconiza o SUS>Uffa que bommmmm

Anônimo disse...

Infelizmente falta ao prefeito, assim como ao governador a verdadeira intenção de ter um SUS efetivo. Para esses estelionatários eleitorais saúde é marketing,propaganda enganosa e uma imensa e criminosa indiferença pelos mais vulneráveis. Aqueles de quem só querem saber na proximidade das eleições, aqueles que são massa de manobras baratas e que são os que elegem esses aventureiros sanguessugas como Jatene, Ana Julia, Jáder, Duciomar e Zenaldo.Tanto faz ser o Dr.Joaquim Ramos ou o Prof.Yugi, esses são coadjuvantes mais ou menos úteis aos verdadeiros interesses que rolam com os recursos da saúde. Digamos que esses secretários são comodities nesse mercado, sai um entra o outro mas o roteiro é o mesmo.Saudações desiludidas!

Anônimo disse...

Era o tripé do mau, com a exoneração da Coordenadora do Fundo Municipal de Saúde PATRÍCIA PASSOS DA COSTA, agora só resta duas articuladoras , pois as mesmas são consideradas frias, calculistas e acima de tudo hipócritas com o funcionário público, fornecedores e usuários da SESMA. Só resta a Diretora Administrativa e Financeira chamada LEILA MARIA CHAMMA DE CASTRO em dobradinha com a Diretora de Recursos Humanos SARAH PARANHOS DA SILVA GONÇALVES a tomarem o mesmo rumo. Essas três pessoas que prejudicaram e armaram uma casinha para o competente Dr. Joaquim Ramos renunciar o cargo. Muito cuidado Dr. Yudi, se o Sr. quiser implementar a sua filosofia de trabalho na área de saúde nunca deixe se levar por essas Diretoras do Mau, pois as mesmas podem fazer as mesmas barbaridades que fizeram com o ex-secretário.

Anônimo disse...

Ministério Publico Federal,a Saúde pede socorro, a população merece respeito,a gripe A está matando. as vacinas acabaram,como se explica tudo isso diante de tantos recursos para saude sendo aplicados em Plantões extras, façam uma auditoria urgente,na folha de pagamento, no fundo municipal,em toda a sesma,pois o povo aumenta mas não inventa.Obrigada Baratinha pela oportunidade de desabafar.

Anônimo disse...

Barata eu te amo muito mais se você colocar o que eu digo agora.
O Zenaldo é só CAPA o Guto e o Pinoquio, e as Secretárias todas borçais a Rosa Cunha da Codem só falta bater em todos os funcionários, um desses dias gritou tanto com o diretor Administrativo - Sergio, que o cara foi direto para Unimed que entregou o lugar.
Zenaldo, mande todas as mulheres da sua equipe, descerem do salto.

Anônimo disse...

Barata eu te amo muito mais se você colocar o que eu digo agora.
O Zenaldo é só CAPA o Guto e o Pinoquio, e as Secretárias todas borçais a Rosa Cunha da Codem só falta bater em todos os funcionários, um desses dias gritou tanto com o diretor Administrativo - Sergio, que o cara foi direto para Unimed que entregou o lugar.
Zenaldo, mande todas as mulheres da sua equipe, descerem do salto.

Anônimo disse...

Concordo, com as dondocas com chefoses,na Sesma ninguem consegue falar com a Diretora de Recursos Humanos,só por agendamento e quando se consegue a muito custo o agendamento ela não comparece e as secretarias não atendem o celular da propria empresa.Tudo vai para o Juridico que só enrrola e nada resolve e os servidores ficam a ver navios.Nunca vi tanta falta de respeito!!!Só você Baratinha que nos escuta,para esse povo do Zenada, só existimos na hora de votar

Anônimo disse...

Verdade, o que o anônimo das 21h16 do dia 10/06/13,diz e tem razão, a equipe do Prefeito Zenaldo e do Secretário Guto, são moças bonitas só por fora,elas não tem um pingo de humildade com os pobres que procuram o Prefeito Zenaldo. Prefeito, procure as pessoas que sabem trabalhar e que são humildes no tratamento com o próximo,que já são funcionários da PMB, para fazerem parte da sua equipe, se já são funcionários, o senhor não vai gastar nada, se essa é a questão.
Pegue esse causa e experimete essa idéia

Anônimo disse...

Acredito que o Prefeito esteja tentando acertar, pois nunca havia tido uma secretaria de saúde que não puxasse uma bandeira politica, esta foi convocado um medico que com grande carater tentou melhorar a saude publica e acabou saindo frustrado por não conseguir, nunca esquecendo que era medico e tinha com juramento de etica, salvar vidas e não a deixa-la morrer, hoje coloca outro cara integro que nunca teve se quer um problema politico e administrativo em sua carreira, Ocorre que seu irmão GUTo esta atrapalhando seu governo é isso ele só vai ver mais tarde, quando novamente, esse secretario pedir exoneração por não concordar com tal modelo de administração engessada pela inercia de alguns diretores que se sente deus. uma vergonha abra o olho prefeito que iras acertar.

Anônimo disse...

Já trabalhei com varios secretarios de saúde em minha vida, nunca um cara honesto e integro como dr joaquim, meus parabéns acredito que fez a melhor escolha para sua vida pessoal, e que a perda foi apenas para população e para o sus.

Anônimo disse...

O secretario Joaquim Ramos fez certo pegando o beco,dessa mata não sai coelho, o governo do Zenaldo é outra enganação.Na camara municipal os vereadores da base aliada defende o prefeito,faz critica ao DUDu, mas não pede para fazer auditoria nas contas públicas.No psm da 14 tá o caos,faltando medicamentos basicos,como até AS Infantil,remedio para pressão etc..
qunado chove alaga consultorio mdica e tem muitas infiltrações nas enfermaria.Até quando a população de belem vai continuar sofrendo.abraço

Anônimo disse...

É,com Jateve e Zénada o PARÁ cada vez pior.

Anônimo disse...

Procurem saber se existem como está o condicionamento de medicamentos nos departamentos da Sesma! tão num calorrrrrrrrrr..............

Anônimo disse...

Procurem saber se existem e como está o condicionamento de medicamentos nos departamentos da Sesma! tão num calorrrrrrrrrr..............vixe! quando procurarem um comprimido vão encontrar tudo líquido ou pastoso.

Anônimo disse...

Olha secretário vc abra o olho que tem gente nomeando puxa saco em setores que nem precisam de muita gente! tem setor na sesma que funcionava com 5 pessoas (3 concursados e 2 DAS) agora tem 7 ou 8 DAS; e quando o DR. Joaquim pediu o organograma e quis mexer, ficou só no quis! de tanto lutar preferiu entregar! e não esqueça toda a moeda tem dois lados! não vá olhando para a coroa e esquecendo que existe o outro lado " A CARA".

Anônimo disse...

Para governantes como Jatene e Zenaldo só tem utilidade os interesseiros ,fracos,irresponsáveis e sem compromisso ético. Exemplo é o secretário Hélio Franco, que na SESPA já não ilude ninguem.

Anônimo disse...

soube por fontes seguras q essa diretora administrativa Leila Chamma é uma louca que humilha e grita com seus funcionários e adora uma fofoquinha,quer mandar mais que o secretario.Dr Joaquim uma pessoa honesta não aguentou.com essa diretora o "S" do Zena Zenaldo é de Sofrimento...