terça-feira, 18 de junho de 2013

PROTESTO - Pororoca de esperança

CHARLES ALCANTARA*

        A Almirante Barroso foi tomada por uma pororoca de gente, quase a totalidade jovens estudantes, na histórica tarde-noite de 17 de junho.
        Eu nunca havia cantado tantas vezes seguidas o hino nacional. Ontem, cantei-o até a garganta não aguentar mais.
        Sozinho, em meio à multidão e à profusão de vozes e caminhares, também me vi entoando o hino do Pará.
Foi lindo!
O que vai acontecer depois dessa manifestação?
        Não sei e nem quero me ocupar disto agora.
A passeata resolveu alguma coisa?
Mas quem disse que a passeata tinha a pretensão de resolver alguma coisa?
Passeatas não são feitas para resolver problemas, mas para denunciá-los, apontá-los.
E a onda de protestos no Brasil, que em Belém prefiro chamar de pororoca, não apenas denunciou problemas sociais graves e crônicos, como demonstrou que tem muita gente – mas muita gente mesmo – que não está mais disposta a aceitá-los como normais ou naturais.
        É maravilhoso ser mais um na multidão, ser diferente de todos e todas que ali caminhavam juntos e, ao mesmo tempo, ser igual a todos eles e todas elas.
        A pororoca deixou marcas, não de destruição, mas de esperança de dias melhores.
        Povo nas ruas é o maior temor dos políticos e dos “donos” do poder.
Povo nas ruas é o melhor antídoto contra os corruptos, demagogos e hipócritas que dominam a cena política nacional e local.
Povo nas ruas é a melhor – se não a única – forma de mudar o Brasil e o Pará.

* Charles Alcantara é servidor de carreira da Sefa, a Secretaria de Estado da Fazenda, e presidente do Sindifisco, o Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará. Este artigo está no Blog do Charles Alcantara e pode ser acessado pelo link abaixo:



6 comentários :

Anônimo disse...

Infelizmente, o povo é a única forma de segurar essa canalhice, a farra com o nosso dinheiro. Esperar por MP, TJE, TCE/TCM, STF, é melhor se enforcar. O judiciário, um dos maiores culpados pela corrupção, não poderia ter um exemplo melhor prá seguir, as indicações de membros da corte suprema, são da presidência.

Anônimo disse...

Acredito que os Órgãos de Controle tem que ser fortalecido como parte das ações a serem realizadas no combate a corrupção. É preciso dar autonomia a esses Órgãos. Veja o exemplo dos Órgãos de controle interno, como a AGE, são comandados por políticos, tinha que ser de carreira e mais, tem que ter percentual fixo no orçamento, como ocorreu com a Defensoria Pública, observe que a Defensoria defende cidadãos contra o próprio Estado, por isso a autonomia orçamentária, agora imagine a AGE tendo que fiscalizar todo o Estado sem dinheiro pra nada e ainda sendo dirigida por pessoa de confiança direta do Governador é impossível funcionar, pois o resultado dos trabalhos seriam impactantes contra a própria gestão, o que por si só justifica a autonomia orçamentária. Quanto aos tribunais, esses nem vale comentar, pois são dirigidos por ex-políticos safados e canalhas que fecham os olhos pra tudo, é só ver o tempo de existência do TCE e perguntar quantas prestações de contas de governo foram reprovadas nesse período? Nenhuma claro.

Anônimo disse...

Charles,
Quando o sindicato vai divulgar o nomes das empresas que devem impostos para o povo? Quando o sindicato vai divulgar o nome daqueles que não pagam os impostos e declaram faturamento pífio em relação ao tamanho do empreendimento?Quando?Tá na hora!

Anônimo disse...

Baratinha, ainda vamos sentir muita falta de 1964! Baderna jamais.

Anônimo disse...

Ei de 64, naquela época não tinha redes sociais prá mobilizar o povo. A época de vocês milicos corruptos e covardes já passou. Agora é a vez do povo que paga toda essa porcaria prá esses bandidos do colarinho branco roubarem.

Anônimo disse...

E esses vagabundos do tce ainda contam com segurança de outros vagabundos da pm, pagos com nosso dinheiro.