quinta-feira, 23 de agosto de 2018

“COVATO” – O enredo, o elenco e os obstáculos


“Covato – Desenterre seus segredos” é um curta metragem inspirado em uma história real, que se passa nos anos 1970, em Santarém, no interior do Pará. O filme narra a prisão de um coveiro, acusado de vilipendiar os cadáveres sepultados no cemitério central da cidade. “Além de abordar um drama vivenciado pelo personagem principal em sua infância e que o motiva a cometer os crimes, o filme também traz uma sátira que lembra a atual conjuntura de corrupção vivenciada em nosso país”, resume Emanoel Loureiro. No filme, ele reconstruiu digitalmente o centro histórico de Santarém e resgatou uma coletânea de imagens da visita do presidente Ernesto Geisel à cidade, em agosto de 1977.
O personagem principal, o coveiro Antônio das Chagas, é interpretado, adulto, por Sandro Vidal e, criança, por Enzo Aguiar. Evandro Boa Morte faz o papel do coveiro durante a juventude. O cantor Ray Brito, que faz sucesso em Santarém, dá vida ao delegado responsável pela prisão do coveiro.
Diante da falta de apoio financeiro e de maiores recursos técnicos, Emanoel Loureiro narra as muitas dificuldades superadas para filmar “Covato – Desenterre seus segredos”, em relato que inclui até passagens paranormais. "Tive grandes dificuldades na filmagem desse curta, devido a vários fatores. Dentre eles, o pouco apoio financeiro e operacional. Mas, o maior mesmo, foi o fato de se tratar de um filme de época, onde carros antigos, roupas, acessórios e objetos de cena tinham que retratar com fidelidade os anos 70”, re corda. “Também foi difícil realizar as gravações no cemitério, uma vez que muitas cenas tiveram que ser feitas várias vezes, pois a câmera travava e desligava sozinha, ou a bateria esvaziava automaticamente, mesmo estando totalmente carregada. Resolvi buscar o auxílio de uma grande amiga, ligada aos assuntos espirituais, e aprendi que antes de fazer a filmagem, eu deveria primeiro pedir licença aos que ali habitam. Só depois disso, os fenômenos pararam, e conseguimos concluir as cenas”, acrescenta o cineasta.

Nenhum comentário :