quinta-feira, 23 de maio de 2013

CNMP – “Um homem probo de berço”

        Um homem probo de berço.” Assim uma fonte do próprio MPE, o Ministério Público do Estado do Pará, define Nelson Medrado, o promotor de Justiça, promovido, por antiguidade, a procurador de Justiça. Simples, avesso às pompas e circunstâncias do poder, ele também se notabilizou, ao longo da carreira, pelo intransigente cumprimento do dever. Como bem sabe, por exemplo, o atual prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB). Quando deputado estadual pelo PTB e presidente da Alepa, a Assembleia Legislativa do Pará, Zenaldo disparou um telefonema para a Livraria Colares, identificando-se e pedindo para falar com Medrado, que fazia uma fiscalização naquele estabelecimento comercial, de cujos donos seria parente ou amigo íntimo. Sem alterar o tom de voz, Medrado mandou dizer que estava ocupado, prosseguiu com a fiscalização e ignorou solenemente a tentativa de carteiraço.
        O respeito à lei e o zelo pela probidade administrativa é uma marca na carreira de Nelson Medrado. Por isso, pelo menos para quem o conhece minimamente, não surpreendeu seu destemor ao investigar, sem amarras, as falcatruas registradas na Alepa, a Assembleia Legislativa do Pará, que levou, no que lhe competia, às últimas conseqüências. Não faltam relatos, nos bastidores, sob previsíveis pressões em defesa da tradicional leniência diante dos malfeitos, que costuma pavimentar a impunidade. Previsivelmente em vão, em se tratando de Nelson Medrado, que ainda assim é generoso o suficiente para dividir os méritos capitalizados pela sua decidida atuação.
        O apreço de Nelson Medrado pela probidade, pelo rigor ético, decorre, como ele já teve oportunidade de relatar, da própria formação familiar. “Quando jovem, cheguei a ter meu pai como demasiadamente exigente, encrenqueiro, até. Com a maturidade, compreendi que, a seu modo, ele apenas queria as coisas feitas de forma certa, correta, sem desvios éticos”, conta. O filho, como se constata, soube honrar o legado de dignidade – pessoal e profissionalmente.

7 comentários :

Guilherme disse...

Esse sim, viu Paulo Chaves, é de boa cepa!

Anônimo disse...

Esse é Gente Boa que não precisa nem do cartão dos japas.

Anônimo disse...

Manifestação urgente em favor desse promotor, que honra a instituição, Já fez tanto pela população, denunciando poderosos canalhas, defendendo o bem público. Tá na hora do povo retribuir.

Anônimo disse...

Lembra muito a história daquele senhor que chegou a presidencia do STF, que tá incomodando a máfia togada.

Anônimo disse...

Promotor que honra a instituição, Já fez tanto pela população, denunciando poderosos canalhas, defendendo o bem público. Dr. Sávio nada fará. Continua funcionário com cargo de nível superior sem qualquer graduação de nível superior.
Denuncie os vampiros do bem público. Confiamos no senhor.

Anônimo disse...

Se fosse numa coréia, japão, argentina ou outro país onde o povo tem cultura e informação, o pau já teria quebrado. Como é no Brasil e no Pará, vamos votar no tiririca, pior que tá não fica.

Anônimo disse...

Dr. Medrado, se candidate a governador. É nossa última esperança de vermos alguma pessoa honrada ocupando aquela cadeira, e fazendo alguma coisa pelo povo.