segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

ZENALDO – As digitais de Simão Jatene

        Sobrepondo conveniências político-partidárias ao discurso de austeridade, o secretariado o novo prefeito eleito de Belém ainda inclui dois nomes facilmente identificados como parte da cota do governador Simão Jatene (PSDB), o Simão Preguiça (foto), na partilha política da máquina administrativa municipal. Os dois nomes contemplados são Rosa Maria Chaves da Cunha, irmã da primeira-dama, Ana Maria Chaves da Cunha Jatene, e de Heliana da Silva Jatene, ex-mulher e mãe dos filhos de Simão Jatene.
        Arquiteta, com mestrado em planejamento e desenvolvimento, Rosa Maria Chaves da Cunha foi abrigada na Codem, a Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém. No primeiro mandato de Simão Jatene como governador, de 2003 a 2006, ela foi secretária estadual de Educação e superintendente do Detran, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará. Dessa época resultou uma ação judicial por improbidade administrativa, movida pelo Ministério Público, na esteira da qual ela teve declarada a indisponibilidade dos seus bens, a exemplo do que ocorreu com seu irmão, Philadelpho Machado e Cunha Júnior, secretário adjunto da Seduc, a Secretaria de Estado de Educação, da qual era secretária a ilustre irmã.
        A Heliana da Silva Jatene coube a Fumbel, a Fundação Cultural do Município de Belém. Ela é graduada em ciências sociais pela UFPA, a Universidade Federal do Pará, com mestrado em sociologia pela Unicamp, a Universidade de Campinas. No primeiro mandato do ex-marido, ela foi diretora-geral da Escola do Governo, notabilizando-se não por eventuais méritos como administradora, mas por patrocinar o mais acintoso nepotismo. Na ocasião, Heliana abrigou na Escola de Governo a maioria das suas irmãs, além de um vasto leque de apaniguados. De resto, revelou-se escandalosamente prepotente, permitindo-se atribuir a comissionados tarefas próprias de um boy, como, por exemplo, buscar seu talonário de cheques no banco.

Um comentário :

Anônimo disse...

Família mamando unida, tem ainda uma teúda e manteúda que, está fora do game,a madame soube das viagens no primeiro mandato e cortou a concorrente.e o zépovinho acreditooouuu.