quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010 – A volta por cima do tucano

Vença ou perca o confronto direto com o poste que Lula ungiu como candidata do PT, José Serra fatalmente passará para a posteridade como um candidato em tudo e por tudo superior a sua oponente, porque seus méritos estão lastreados pela sua trajetória impoluta como homem público. Ao contrário de Dilma Rousseff, sua competência evidencia-se pelo seu currículo e não depende do estelionato eleitoral patrocinado pelo atual inquilino do Palácio do Planalto. Um avalista que, do ponto de vista da moralidade pública, deixa muito a desejar. Lula, convém recordar, foi protagonista de um dos mais corruptos governos da história recente do Brasil, embora blindado pela popularidade. Seu carisma, que justifica sua popularidade, intimidou a oposição e o deixou a salvo de um impeachment, diante do mensalão, o mais ruidoso dos escândalos que pontuaram seu governo. Um governo, diga-se, que tornou sistêmica a corrupção.
A pergunta que não quer calar, diante da necessidade de um segundo turno na eleição presidencial, é singela. Pela condição de boneco de ventríloquo, que parece ser, e sem a liderança que permitiu Lula se sobrepor às sandices dos radicais do PT, perdura a indagação, à espera de uma resposta convincente: se eleita, Dilma Rousseff conseguirá governar com a independência que se exige de um presidente, ou será refém do lulismo, que se sobrepõe ao próprio petismo?

8 comentários:

  1. Não adianta Barata. Podes dizer o que quiseres, a Dilma é uma grande mulher. inteligente, íntegra e muito popular. Só deu 2º turno por causa das baixarias patrocinadas pelo Zé Chirico, que não tem vergonha, e agora se dia quase alma gêmea da Marina. Isto sim que é ser cara de pau

    ResponderExcluir
  2. Ah, assim não dá. O José Serra, que quis ser chamado de Zé, ser considerado surpresa saudável. O PSDB falar de aposentado? Falar de salário? Só uma pergunta? Havia pobre nesse país antes do governo Lula/Dilma? Ao que parece, não! Será que só agora o PSDB e companhia "lembraram" que pobre tem que ter vez, tem que ter vida??? Agora é tarde. Tenha santa paciência, Barata!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eta tucanada elitista e PRECONCEITUOSA !

    ResponderExcluir
  4. Mesmo que ele vença o Congresso Brasileiro já não é mais o mesmo, é só dar uma olhada nos novos eleitos. E tem mais não esqueça que FHC inventou a reeleição e tenho certeza que se ele tivesse a mesma aceitação de Lula, inventava o 3º mandato.

    ResponderExcluir
  5. Isso que é passar um verniz de moralidade e de estadista no candidato Serra.

    ResponderExcluir
  6. O Serra é o velho travestido de novo. Ele representa um projeto esgotado na América Latina, que é o projeto neoliberal, um projeto das elites que o povo não quer nem ouvir falar mais. POrtanto,
    Chega de venda do patrimônio público!!
    Chega de privatização de serviços Públicos!!
    Chega de ataque aos direitos adquiridos dos trabalhadores!!

    ResponderExcluir
  7. Ah! Petralhas. Vocês não se emendam. Calma, calma, tomem vossos remédios controlados, que o Poste do Lula Lelé está tombando.
    A quadrilha do PT vai ficar descontrolada sem o chefe no Poder.

    ResponderExcluir
  8. Isso é que eu chamo de esforço sobrenatural para construir em torno de Serra o mito de salvador da pátria. Mas, eu quero lembrar que o Serra possui um avalista sim, e se chama FHC. Porém, como a era FHC não traz boas lembranças ao povo brasileiro, o Serra esconde da sua campanha o ex-presidente. Essa é a grande verdade!

    ResponderExcluir