quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010 – Serra, a saudável surpresa

Nas eleições de 2010 brotaram das urnas saudáveis surpresas, que evidenciam aquele mínimo de maturidade política de parcela do eleitorado, no aprendizado, ainda que lento e gradual, do exercício pleno da cidadania. No plano nacional, a principal dessas saudáveis surpresas foi, sem dúvida, a necessidade de um segundo turno na disputa para presidente da República. O ex-governador paulista José Serra, candidato do PSDB, chegar ao segundo turno é uma evidência de que parte do eleitorado soube impor limites à colossal popularidade do presidente Lula, a reboque da qual decolou a candidatura de Dilma Rousseff, um arrematado exemplo de petista de ocasião, inocultavelmente despida de luz própria.
A vitória parcial de Dilma Rousseff acabou por soar a uma amarga derrota, diante do triunfalismo arrogante que permeou a sua candidatura, particularmente na reta final da campanha. Um triunfalismo turbinado pelo próprio Lula, que mandou às favas qualquer vestígio de escrúpulos, ao abdicar da liturgia do cargo e ficar reduzido a um cabo eleitoral, renunciando à postura de magistrado que sua condição de presidente deveria impor e a qual se curvou respeitosamente, em 2002, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, apesar de amigo pessoal de José Serra. Sob essa perspectiva, José Serra ressurgiu maior, muito maior, ao voltar à tona da adversidade na qual submergiu sua candidatura, no decorrer da disputa.

22 comentários:

  1. Puta merda BArarata, tu tá drogado????
    Dilma só ganhou pelo Fenômeno MArina Silva....

    ResponderExcluir
  2. Credo!!! Esses petralhas não respeitam ninguém. Nossa Senhora de Nazaré nos livre e guarde dessa gente.

    ResponderExcluir
  3. CHUUUUUPA TUCANADA !!!!!

    ResponderExcluir
  4. Às favas o "hômi" mandou todos os brasileiros desde quando foi eleito.Lembram-se quando cobrado sobre as promessas que fêz em campanha e não cumpridas?Sapecou:"Era tudo bravata para ganhar as eleições".É isso aí gente!

    ResponderExcluir
  5. Em todo o Brasil os PeTralhas estavam de salto alto, comemorando antes da hora, aqui não foi diferente. Agora é só manter, nem segurando a mão, o pé ou seja lá o que for do Jader eles ganharão no 2º turno. Estão desesperados.

    ResponderExcluir
  6. chamar o Serra de "saudável surpresa" foi demais. Vou dormir...

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com o anônimo das 13;20, quanto aos esclúpulos de Lula foi obra da sua aprovação. FHC se a tivesse faria o mesmo, usaria apenas vocabulário mais sofisticado e o povão não entederia.

    ResponderExcluir
  8. Os barões da comunicação inflaram o fenômeno Marina para levar a eleição para o segundo turno.

    ResponderExcluir
  9. O FHC ficou quieto porque ninguém o queria por perto, pois tirava e tira voto. Essa tucanada vendeu O Brasil, inclusive a Vale a preço de banana, enfiou o dinheiro ninguém sabe onde, tu ainda falas em agradável surpresa.

    ResponderExcluir
  10. O autor revoltado preferiu não se identificar, os motivos são óbvios! Cansei, vou votar no Serra.
    Desculpem amigos, vou votar no SERRA.

    Cansei!Basta! Vou votar no Serra, do PSDB.
    Cansei de ir ao supermercado e encontrá-lo cheio. O alimento está barato demais. O salário dos pobres aumentou, e qualquer um agora se mete a comprar, carne, queijo, presunto, hambúrguer e iogurte.
    Cansei dos bares e restaurantes lotados nos fins de semana. Se sobra algum, a gentalha toda vai para a noite. Cansei dessa demagogia.
    Cansei de ir em Shopping e ver a pobreza comprando e desfilando com seus celulares. O governo reduziu os impostos para os computadores. A Internet virou coisa de qualquer um. Pode? Até o filho da manicure, pedreiro, catador de papel, agora navega.
    Cansei dos estacionamentos sem vaga. Com essa coisa de juro a juro baixo, todo mundo tem carro, até a minha empregada. É uma vergonha! Como dizia o Boris Casoy. Com o Serra os congestionamentos vão acabar, porque como em S.Paulo, vai instalar postos de pedágio nas estradas brasileiras a cada 35 km e cobrar caro.
    Cansei da moda banalizada. Agora, qualquer um pode botar uma confecção. Tem até crédito oferecido pelo governo. O que era exclusivo da Oscar Freire, agora, se vende até no camelô da 25 de Março e no Braz.
    Vergonha, vergonha, vergonha!!!!
    Cansei de ir em banco e ver aquela fila de idosos no Caixa Preferencial, todos trabalhando de office-boys.
    Cansei dessa coisa de biodiesel, de agricultura familiar. O caseiro do meu sítio agora virou ?empreendedor? no Nordeste. Pode? Cansei dessa coisa assistencialista de Bolsa Família. Esse dinheiro poderia ser utilizado para abater a dívida dos empresários de comunicação (Globo, SBT,Band, RedeTV, CNT, Fôlha SP, Estadão, etc.). A coitada da Veja passando dificuldade e esse governo alimentando gabiru em Pernambuco. É o fim do mundo.
    Cansei dessa história de PROUNI, que botou esses tipinhos, sem berço, na universidade. Até índio, agora, vira médico e advogado. É um desrespeito? Meus filhos, que foram bem criados, precisam conviver e competir com essa raça.
    Cansei dessa história de Luz para Todos. Os capiaus, agora, vão assistir TV até tarde. E, lógico, vão acordar ao meio-dia. Quem vai cuidar da lavoura do Brasil? Diga aí, seu Lula!!!
    Cansei dessa história de facilitar a construção e a compra da casa própria (73% da população, hoje, tem casa própria, segundo pesquisas recentes do IBGE). E os coitados que vivem de cobrar aluguéis? O que será deles? Cansei dessa palhaçada da desvalorização do dólar. Agora, qualquer um tem MP3, celular e câmera digital. Qualquer umazinha, aqui do prédio, vai passar férias no Exterior. É o fim! Vou votar no Serra.
    Cansei, vou votar no Serra, porque quero de volta as emoções fortes do governo de FHC, quero investir no dólar em disparada e aproveitar a inflação. Investir em ações de Estatais quase de graça e vender com altos lucros. Chega dessa baboseria politicamente correta, dessa hipocrisia de cooperação. O motor da vida é a disputa, o risco. Quem pode, pode, quem não pode, se sacode. Tenho culpa eu, se meu pai era mais esperto que os outros para ganhar dinheiro comprando ações de Estatais quase de graça.
    Eles que vão trabalhar, vagabundos, porque no capitalismo vence quem tem mais competência. É o único jeito de organizar a sociedade, de mostrar quem é superior e quem é inferior.
    Eu ia anular, mas cansei. Basta! Vou votar no SERRA. Quero ver essa gentalha no lugar que lhe é devido.
    Quero minha felicidade de volta.

    ResponderExcluir
  11. Para o politizado anônimo das 21:09 e demais leitores deste blog:

    http://www.youtube.com/watch?v=grbeuBaY9Kk&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  12. Se a era FHC foi fabulosa , então por que será que o serra esconde o FHC de sua campanha???

    ResponderExcluir
  13. Essa tucanalha quer voltar ao poder para vender o que não deu tempo, como: petrobras, banco do Brasil e caixa econômica. Tá ligado. E ainda, ressuscitar a Alca e fazer coro pró imperialista junto com a Colombia.

    ResponderExcluir
  14. Ao anônimo das 18:59, que quis ser irônico e aos demais, podem ir tomar vossos remédios controlados, estão com medo de perderem os seus DASzinhos, não é mesmo? O povo não é burro, como vocês Petralhas querem induzí-los a ser.
    PT contra eleição do Tancredo Neves.
    PT contra Constituição de 1988.
    PT contra o Plano Real.
    PT contra a Bolsa Escola do FHC.
    PT contra a reeleição.
    PT contra a Lei de Resp. Fiscal.
    Vocês são do contra, não construíram nada de estruturante para o país, como nos últimos anos o FHC, o Itamar e até o Collor (amiguinho de vocês) construíram.
    Ora vão tomar o remédio controlado de vocês, que o Poste do Lula, começou a tombar.
    E viva o Brasil Decente, é 45, é Serra.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo, 18:59, essa ¨Cansei de ir ao supermercado e encontrá-lo cheio.¨ foi a melhor que os dilmistas criaram para dizer que só passa fome agora no Brasil quem é tão vagabundo que poderia, trabalhando apenas um dia, ter como comprar alimento para o mês todo. De fato, acho que essa mensagem foi criada pelo pessoal serrista e os dilmistas divulga por tolos que são.

    ResponderExcluir
  16. Esse anônimo das 15:31 do dia 10, é um comediante, quando fala: "E viva o Brasil Decente, é 45, é Serra"... digno de um stand up, ou do Zorra Total.
    NÃO ME FAÇA RIR, seus comentários são fantaziosos... PSDB decente????
    qua qua qua qua qua.... Como a verdade doe e arde nos olhos da tucanada

    ResponderExcluir
  17. Interessante atrelar o acesso ao consumo como tradução de democracia.
    O PT, para produzir o nível de consumo que gerou os tão decantados empregos e crescimento da classe média, ao invés de usar sua maioria parlamentar para fazer as reformas política, tributária e do sistema financeiro, intensificou o assistencialismo por ele tão criticada no passado não tão distante ( época do PDS ), mantendo um exército de carentes sob sua tutela, com o discurso maquiavélico que planta a semente da insegurança na continuidade do recebimento, pelas populações carentes, da esmola do governo.
    Enquanto isso, os bancos batem recorde de lucros, a carga tributária, além de enorme e perversa, por carregar inegável injustiça fiscal, mantém uma burocracia corrupta e gulosa que, em virtude de uma legislação complexa e fracionada, cria dificuldades para vender facilidades que, por fim, financiam os partidos e políticos a reproduzir práticas de aliciamento, como o mensalão do governo federal, enquanto alijam as inúmeras agremiações políticas representativas do pensamento plural da sociedade civil, de acesso a recursos imprescindíveis para que se façam ouvir pelo cidadão eleitor na hora de fazer suas escolhas, perpetuando assim a agnorância, pelo empobrecimento do debate de idéias, retardando o amadurecimento do estado democrático de direito e suas inestimáveis repercussões no desenvolvimento dos valores éticos de nossa civiliuzação.
    Não esqueçamos que Hitler também desenvolveu economicamente a Alemanha, antes do caos que se seguiu.
    É bom nós pensarmos melhor, antes de achar que o jogo de vale tudo é benéfico para a sociedade brasileira, inclusive àquelas pessoas usadas pelos governantes de plantão, para se perpetuar no poder.
    Não percamos de vista a experiência mexicana do PRI.
    Em tempo: o pior é que toda essa euforia desenvolvimentista populista preservou os ricos e vai penalizar os pobres, pois os recursos empregados nos programas sociais vêm do endividamento públicojunto aos bancos brasileiros, que cobram a maior taxa de juros do mundo.
    Parabens, PT. Vcs são imbatíveis, realmente!!!!

    ResponderExcluir
  18. É interessante o esforço para desconstruir o mito Lula e construir em torno do Serra o mito de salvador da pátria. Esse blog quer passar um verniz no Serra, e vender o velho travestido de novo para o povo. Mas todo mundo que o SERRA representa um projeto falido e esgotado na América Latina, que é o projeto Neliberal. Esse tempo de privatização de serviços, venda de patrimônio público e ataque aos direitos dos trabalhadores já passou. E o povo certamente não quer voltar ao passado.

    ResponderExcluir
  19. Todo mundo sabe que o modo tucano de governar é vendendo patrimônio público, privatizando serviços e flexibilizadno as leis trabalhistas. Por isso, é que os tucanos tem chiliques quando se fala em "privatização", e o Sera faz questão de esconder de sua campanha o FHC. Tá ligado.

    ResponderExcluir
  20. O problema dos tucanos é que so sabem governar vendendo o que não é deles (patrimônio público) e privatizando serviços. Com certeza se tomarem o comando do país, vão vender até o PRESAL. Alguém tem dúvida???

    ResponderExcluir
  21. Esses tucanos vendilhão de pátria, que no passado privatizaram serviços e rifaram quase todo o país( a VAlE DO RIO DOCE, a EMBRAER, a CSN e todo o setor elétrico). Agora querem voltar ao poder para terminarem o serviço, porque ainda tem: a PETROBRÁS, BANCO DO BRASIL, CAIXA ECONÔMICA, COREIOS E O PRESAL). Alguém tem dúvida???

    ResponderExcluir
  22. Para fugir ao estigma privatista que paira sobre os tucanos, o Serra anda falando até em estatização. Mas, todo mundo sabe que privatizar serviços e vender patrimônio público faz parte do modo tucano de governo. Em outras palavras, isso significa em caso de vitória dos tucanos JATENE/SERRA, por exemplo, a rifa da COSANPA e até do PRESAL.

    ResponderExcluir