quinta-feira, 13 de agosto de 2009

UNIMED – Médico desrespeita paciente

Coisa de moleque, ilustrativa do colapso da medicina, que se dá na esteira da mercantilização da profissão de médico. Esta é a melhor definição para a ignomínia protagonizada por um médico da Unimed Belém, José Augusto Rodrigues, ao tratar de forma inocultavelmente hostil um paciente, em um desrespeito que estendeu à mulher do cliente do plano de saúde, que acompanhava o marido, vítima de graves problemas respiratórios.
A priori, a grosseria do médico embutiu um deplorável agravante, diante da idade do casal. Ambos, marido e mulher, são procuradores de Justiça. – ele, já aposentado e agora no exercício da advocacia, tem 73 anos; ela tem 62 e ainda está no exercício da profissão. Os dois têm um casal de filhos, dos quais o mais velho é médico, e um neto, do casamento do primogênito. Nada, porém, foi capaz de sensibilizar o médico.
A postura do médico José Augusto Rodrigues é tanto mais execrável diante das circunstâncias. Quem vai a médico, habitualmente, está emocionalmente fragilizado. A não ser, naturalmente, que o faça preventivamente. O que certamente não é o caso do paciente vítima da sucessão de grosserias do plantonista da Unimed. De resto, pelo que cobra dos seus clientes, a Unimed tem a obrigação de ser mais seletiva e criteriosa em suas contratações. O que obviamente não ocorre, pelo que se deduz desse episódio. Mais grosseiro e torpemente cruel do que foi o médico José Augusto Rodrigues com seu idoso paciente, impossível.

23 comentários:

  1. Esse médico não é filho do dono do Supermercado Líder?

    ResponderExcluir
  2. Barata, esse médico casca grossa é cardiologista?

    ResponderExcluir
  3. A cada dia que passa a UNIMED se espelha no atendimento prestado aos cidadãos pelo SUS. Apesar dos cidadãos pagarem seus impostos, recebem tratamento médico inadequado e geralmente com uma dose extra de grosseria. Pois na UNIMED a coisa tá desse jeito. Quem duvidar que vá na Emergência da DOCA quando a cidade passa, por exemplo, por um surto de gripe ou das famosas viroses (falta de conhecimento para elaboração de um disgnóstico) Neste caso da UNIMED tem o agravante pois seus associados pagam valores altos por um plano de saúde que nâo os trata com o devido respeito. Eles fazem comerciais muito bonitinhos mas a prática só deixa a dejejar. Segurados, vamos mudar de plano ou vamos mudar a UNIMED pra melhor.
    Parabéns, Barata, por seres o porta-voz de todos os cidadãos desse Estado.
    O CORISCO

    ResponderExcluir
  4. Em junho, meu filho de 18 anos, aparentemente com uma fisura no osso do braço, dirigiu-se a UNIMED da Doca( a unidade de urgencia e emergência da BR estava com o raio-X quebrado.. pode??), e não pude acompanhá-lo, e aos ser atendido por um traumatologista que agora não recordo o nome, pediu-lhe exames radiologicos por achar que havia algo em seu braço. O médico sentiu-se ofendido, pediu o raio X e depois recusou-se a atendê-lo porque meu filho havia pedido somente o exame. Tive que travar por telefone uma briga ferrenha com funcionarios da administração para que meu filho fosse atendido, mas ele recusou-se terminantemente... outro médico acabou por atendê-lo, e isto porque ameacei levar o caso ao conhecimento da ANS e processá-los. O SUS está ficando chique perto da UNIMED.

    ResponderExcluir
  5. Barata, isso é porque ainda não as filas para conseguir uma autorização para realização de procedimentos , exames e internaçoes. Primeiro, tem uma fila para voce pegar uma Senha, depois que consegue pegar a senha, entra noutra fila, propriamente dita para conseguir a autorização. O SUS perde! Recorrer a quem?

    ResponderExcluir
  6. Quer dizer que a propaganda da Unimed é enganosa?

    ResponderExcluir
  7. O problema não se trata na verdade da UNIMED. O verdadeiro problema são alguns médiquinhos arrogantes, cheios de epáfia que se comportam como se fossem Id Amim Dada.Eles existem no SUS,na Unimede,particular ou em qualquer lugar e precisam ter seus nomes expostos ao ridículo pra ver se tomam vergonha na cara.

    ResponderExcluir
  8. O que a Unimed tem a ver com Ana Júlia e com SUS? NADA. Agora, tem uma coisa, o casal e qualquer prejudicado pela Unimed Belém não depende de ouvidoria do plano, pode recorrer a Agencia Nacional de Saúde Suplementar e encaminhar a queixa. Eles não dão mole. Aliás, essa Agência de controle publicou nesta semana no Estado de SP a avaliação dos planos de saúde. A Unimed Belém é a penúltima no ranque nacional!!! Quase fona.
    Aogra diretor posar de bacana em coluna social, receber medalha de lata todo mundo vê, qualidade de atendimento que é bom, cadê?
    Estou trocando de plano, pra ontem.

    ResponderExcluir
  9. Os péssimos serviços prestados na Urgência da UNIMED passam desapercebidos pela grande imprensa, pelo fato de esta ser financiada pelos milionários anúncios publicitários da UNIMED. Assim, jornalões e emissoras de TV ficam quietinhos em casos como esse. Se fosse em um hospital público, viraria reportagem nacional. Parabéns Barata pela coragem e propriedade da postagem.

    ResponderExcluir
  10. O que está acontecendo com a Unimed, é reflexo de parte significativa de hospitais particulares e conveniados desta pobre cidade, quando resultante do proposital e até criminoso descaso e sucateamento dos ambulatórios e hospitais públicos, faz com que os usuários fiquem temerários e insatisfeitos, que acabam migrando para o setor privado de saúde, supermercados que tratam a doença como mercadoria, que em nenhum momento utilizam a prevenção como forma de promoção da qualidade de vida. Constata-se tanto no setor público como no privado o nivelamento por baixo, daí a superlotação, limites nas opções de tratamento principalmente de alta complexidade e na desumanidade no atendimento.
    Com ligeiras e pontuais diferenças, quase todos são iguais. Basta ir ao Porto Dias, Saúde da Mulher, ordem terceira, no matadouro infantil clinica pediátrica do Pará, além dos clássicos dos horrores: os PSM para ver o povão vilipendiado, padecer doente e financeiramente.

    ResponderExcluir
  11. No mercadão da doença, digo saúde da mulher, a demanda de paciente dá medo, ao contrario da oferta que no pronto atendiemento é tão acanhada que, chega-se a esperar cerca de 40 minutos ou mais de uma hora, para fazer uma simples medicaçao injetável ou um eltrocardiograma.

    ResponderExcluir
  12. AH!!!!! Se isso tivesse acontecido em um hospital ou emergencia do SUS, os Ptralhas do Liberal tinham feito amplas reportagens. Como não foi.....
    Minha filha caiu e com dores no braço fomos à Unimed. O médico muito solícito disse: só houve luxação, mas eu vou anestesiar o braço e pô-lo no lugar. E pôs MESMO!. Quebrou o braço da minha filha em três partes, e ela teve que ser operada na emergencia da Porto Dias, onde o médico que operou ficou horrorizado com as fraturas. Entrei com processo no CRM, fiz queixa para a ANS e até agora, passados dois anos, nada resolvido. Quanto à minha filha, não move mais o braço em angulo total. Infelizmente, não temos a quem recorrer pelos nossos direitos. Se vc atrasar seu pagamento, ninguém te atende. E quando paga em dias, ainda pega pela frente um médico barbeiro e incapacitado, que finalmente, somos nós cooperados que pagamos o salário.

    ResponderExcluir
  13. Má prática de médicos não tem a ver com ANS, sim com CRM. A diretoria mudou, quem sabe assim tenhamos sucesso em nossas queixas. Se não tivermos, resta o Ministério Público, na promotoria dos Direitos do Cidadão.
    É isso aí.
    Tem mais das 20:56: tú não és cooperado de coisa nenhuma.Como eu, tu só pagas a conta da alegria dos cooperados d aUNIMED.
    Diz que com o nosso dinheiro eles fazem no fim do ano sorteios milionários entre si. Nesse amigo invisível, bancado com nossa mensalidade, pagamos escoth, carro, tv de plasma, viagem e o escambau a quatro, mesmo que antes tenhamos chorado o braço de nossa filhinha quebrado em quatro partes por um idiota que podes crer não ficará de fora da festinha.

    ResponderExcluir
  14. Quando eu digo ninguém acredita. Em toda sala da UFPA há pelo menos 30% que depende de aprender nada, nem boas maneiras, só do papel chamado diploma. E para isso, colar, copiar, vale tudo. Com diploma na mão ele tem se dar bem na vida. O exemplo é clássico, Unimed e outra, não foi fundanda para cuidar doença coisa nenhuma, é uma forma tal qual a do Mac~edo para a cambada ficar milionária rapidinho. O cara apresentou o papel de diploma e aceitou receber o que querem pagar, estamos quites. E ter diploma ainda tem um caso bem simples: vamos fazer uma campanhar para que só a UFPA publique a relação de tudo que diplomou, turma por turma, curso por curso, ano por anos e um campanha que todo que tenha visto algum diploma pela cidade no nome de alguém que verifique se estão lista. Assim com, todo que se formou leia para saber se ainda lembra o nome dos que fizeram colação com juntos. Só vou dizer o tamanho do escândalo depois que isso acontecer.

    ResponderExcluir
  15. Esqueça tudo que eu disse e leia o seguinte:
    ----------------------
    CAMPANHA SALARIAL/09 ANDES, Circular nº 062/09, Brasília, 7 de abril de 2009
    Tópico 4 -
    e) REVERSÃO DA CRESCENTE CRIMINALIZAÇÃO DO DIREITO DE DIVERGIR, BEM COMO COMBATE À PERSEGUIÇÃO ÀQUELES QUE LUTAM EM DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA;
    f) COMBATE AO ASSÉDIO MORAL DENUNCIANDO-O AO MINISTÉRIO PÚBLICO E AS DELEGACIAS DO TRABALHO COMO CAUSA CRESCENTE DE DOENÇAS FÍSICAS E PSÍQUICAS DOS DOCENTES;
    http://www.andes.org.br/pauta.doc
    ====================

    Isso é o comum nas universidades públicas brasileira. Imagine que tipo no geral se consegue formar ante uma situação tão triste, mas extremamente real. O seu Malato da UFPA é prova cabal disto. Alguns já relataram casos por aqui.

    ResponderExcluir
  16. Baratão!! tenta analisar o que o anônimo das 02:41 escreveu!

    ResponderExcluir
  17. quando se ve propaganda da unimed parece que se está no sétimo céu.Agora eu entendi, a pessoa pode morrer de raiva.Se for bonzinho e nao reclamar vai pro ´ceu.mas o 18:45 tem razão, nao é prerrogativa so da unimed.Uma vez minha mae precisou de ate4ndimento urgente em salinas e foi muito bem atendida por uma médica do sus.Aqui mesmo em belem existem medicos que tratam bem os usuarios do SUS, outros sao uns cavalos batizados.Na Unimed da Antonio Barreto tem edico que nem olha pra cara gente, igualzinho alguns do SUS.No ofir loiola tem medico grosso igual uma porta e outros que sao amados.Falta memso humanizaçao.É essa mania que médico tem de achar que é Deus.

    ResponderExcluir
  18. E se vc tiver um exame solicitado por médico particular, obrigatoriamente tem de fazer no laboratório da Unimed. Não posso optar onde quero realizar um exame????

    ResponderExcluir
  19. Vamos protestar, cancelem os seus contratos e de sua família com a UNIMED e vamos todos para os postos de saúde e pronto socorros municipais.

    ResponderExcluir
  20. CARO BARATA !!!!! MINHA ESPOSA ADERIU O PLANO DE SAÚDE DA UNIME. E AI ACONTECEU QUE Ao chegar na unimed cidade nova ela foi maltratada pela medica que faz avalição de pessoas que aderem o plano então, um pouca nervosa já que o horARIO QUE FOI PASSADO PELA VENDEDORA E QUE SERIA ATÉ AS 17HS, POREM AO CHEGAR LÁ O VIGILANTE INFORMOU OUTRO HS 16 HS ISSO É UMA SACANAGEM DA UNIMED QUE COLOCA FUNCIONARIOS MAU HUMORADOS PARA ATENDER SEUS CLIENTES!!!!

    ResponderExcluir
  21. ALO
    DR CESAR NEVES VAMOS FAZER UMA DEVASSA NA UNIMED TIRE ESSES MAUS PROFISSIONAIS DAI

    ResponderExcluir
  22. Olá, meu nome é Mariza.No mês de novembro passado precisei levar minha filha,que na epoca estava com 11 meses de idade, no Hospital geral da unimed(Domingos Marreiros),não tinha muita gente, e mesmo assim demorei pra ser atendida,e olha que estava com bebe de colo!Aquelas recepcionistas grossas não davam nem informação direito pra quem chegava,ou seja fui super mal atendida.A pediatra não queria passar o exame necessário pra minha filha que já estava com uma gripe forte a mais de 4 semanas!E quando eu e meu marido falamos que nossa filha já tinha sido consultada com uma médica do IPAMB, e que´a mesma disse que isso já era uma pneumonia, a pediatra da unimed teve a ousadia de falar que só ia pedir um RX se ela quisesse, pois pudia ser desnecessário!!Como desnecessário, se a criança já estava gripada e com febre que dava e passava, por mais de 4 semanas!!Eu achei um absurdo!E como eu já estava nervosa e prestes a fazer um barraco, ela logo mudou de assunto, e falou que iria pedir o exame pra tirar a dúvida!!Pode!
    E eu pago essa B...desde que a menina nasceu.Acho que seria melhor atendida na Saúde da Família!!

    ResponderExcluir
  23. ossou cliente da unimed belem nacional nao consigo ser atendida em nenhum lugar em brasilia mim jogam deum lado p/outro os medicos laboratorios

    ResponderExcluir