quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

SEGURANÇA – Polícias constituem poderes paralelos

Internauta, em comentário anônimo, faz uma inquietante observação, ao observar que, independentemente de governo, PM e Polícia Civil acabam por se constituir em poderes paralelos. Trata-se de um ponto de vista que merece uma atenta reflexão, diante da crise na qual submergiu a segurança pública no Pará, da qual é corolário a assustadora escalada da criminalidade no Estado e particularmente em Belém.
Contaminadas historicamente pela truculência, PM e Polícia Civil têm ainda como outro denominador comum a corrupção, em escalas diversas, mas que viceja com vigor em ambas as instituições e especialmente nas cúpulas delas. Essas cúpulas, blindadas pela omertà própria dos mafiosos, são verdadeiras castas, favorecidas por um ordenamento jurídico que facilita a impunidade das elites.

7 comentários:

  1. Acredito que a CORRUPÇÃO está em todas as esferas de poder e, infelizmente, disseminada em diversos setores da sociedade. O que dizer, por exemplo dos filhos da classe média atingidos pela violência, mas que por outro lado, seus pais acobertam suas "estripulias" em festas, excessos e que corrompem um guarda de trânsito, o delegado, o juíz? Chego a conclusão que nossa sociedade e instituições se perderam num vazio ético. Definitivamente, vivemos um mal estar da pós-modernidade. Quando vamos reagir? Sacudir as estruturas? sair desta inércia?
    Dizer não a mediocridade,a hipocrisia, a paralisia social? Ei, senhores e senhoras, deixem de assistir Big Brother e olhem ao seu redor e se importem mais com a essência das coisas e dos seres e menos com as aparências, assim poderemos começar a achar as respostas e soluções.

    ResponderExcluir
  2. 00:10 , sao esses meninos que alopram nas quadras de esprotes.se fossme filhos da periferia seriam chamados de integrantes de guans, mas como sao da classe media, sao apenas rebeldes...

    ResponderExcluir
  3. falae em big brother, cada vez mais nojento. carnes humanas expostas num shoping, é o fim...é a podirdão humana.Assisti um filme de de ficção cientifica com aquela cena. Não é mais ficção.A degradação do ser como um objeto de demonstração pública existe.O planeta dos macacos, mostrava os primatas aprisionando os seres humanos e colocando-os á exposição. A Globo conseguiu fazer isso em pleno século 21 e todos assistem como se fosse de fato uma diversão.A auto-degradação no seu mais deprimente perfil.

    ResponderExcluir
  4. Aproveito para concordar com a matéria. Em Portel, integrantes das "Polícias" vão samanalmente a casa de traficantes receber suas "pontas", fato que é do conhecimento de toda população da cidade. Quando há ou houver alguma ação repressão ao tráfico, quem não pode saber é os políciais local, pois, eles avisam antes os traficantes, como já aconteceu no passado.
    Em um "bar" localizado na 3 de maio com a Pariquis, tem um bar 24 horas, mas, é conhecido como " bar do pó", em que fregueses cheiram cocaina na mesa. Diariamente as viaturas da PM está lá para dá segurança ao dono do bar e para pegar a "ponta", até o delegado justiano já doi visto no local.
    Diante de tudo isso, a que reclamar?

    ResponderExcluir
  5. 11:03, essa é uma denuncia grave, mas como ja foi dito aqui, o pessoal do governo lê o blog e fica dando risada, se divertindo, então...essa denuncia nem vai ser apurada,melhor deixar quieto e passar longe do tal bar.pelo menos a gente avisa nossos filhos e fica atento pra eles nao se aproiximarem

    ResponderExcluir
  6. 9:54, SE ACALME, VOCE QUIS DIZER GANGS? NO RESTO EU CONCORDO, MAS CALMA, POR FAVOR, NAO SE IRRITE!

    ResponderExcluir
  7. 08:24, infelizmente, vc tem razão, matar bandido só, não vai resolver...

    ResponderExcluir