quinta-feira, 13 de novembro de 2008

UFPA – O veto aos blogs

A comissão eleitoral também decidiu determinar à direção da UFPA que remova, do site da universidade, os links que facilitam o acesso aos blogs. Na ocasião, foram citados nominalmente o Blog do Barata, provisoriamente abrigado neste endereço, e o Tiquin (www.tiquin.blogspot.com), blog mantido por Edir Veiga, que exibe um passado algo desabonador, envolvendo a utilização de recursos públicos para um tour pela Europa, onde na época foi fazer proselitismo político a favor do PT. Edir Veiga vem a ser um dentista que tornou-se cientista político, por conta da complacência que deriva do compadrio, e que até passado recente era enfant gaté do atual reitor, mas hoje está alinhado com a candidatura do professor Carlos Maneschy.
A remoção dos links, pelo menos em tese, não impede o acesso aos blogs e, mantido um tratamento equânime, chega a soar a uma preocupação bizantina. Seja como for, é inusitada a preocupação da comissão eleitoral que, mesmo involuntariamente, pode abrir o precedente para interditos proibitórios, tão a gosto dos cúmplices retroativos da ditadura militar, mas na contramão do pluralismo que deve servir de combustível para uma instituição de ensino superior. Independentemente de juízos de valor, dos blogueiros que exercem essa função regularmente no Pará, pelo menos três tratam frequentemente da UFPA – eu, Juvêncio Arruda, editor do 5a Emenda (www.quintaemenda,blogspot.com), e Edir Veiga –, o que talvez explique a eventual existência de links.

6 comentários :

Anônimo disse...

acho bom, dão notícias ou informações sem verificar a verossidade das mesmas???

Anônimo disse...

É muito engraçado: muita gente que passou a vida criticando a ditadura vestiu a farda dos militares. Que vergonha!

Anônimo disse...

Jornalista Barata, faça-me o favor: o de quinta é blog da casa, feito por funcionário do gabinete do reitor e lá quem manda é Alex.
Não se compare a ele, nem brincando. Você é jornalista e independente, por isso querem lhe cassar.

Anônimo disse...

Mas o Juvêncio goza das benesses da UFPa, digo do Reitor e, por isso, só tem mesmo é que defende-lo a qualquer custo.
TODOS OS CANDIDATOS merecem respeito e cada qual que use do jogo limpo para alcançar seus objetivos.
Tudo tem que ser democrático e o voto é que deve definir tudo.

Anônimo disse...

Barata não tenha a duvida de que toda ação de coação feita nesta campanha parte exclusivamente de ordens pessoais da SOBERBA de ALEX que está fazendo questão de jogar seu curriculo no lixo e digo mais se este veto acontecer estará confirmado que tudo o que o BLOG DO BARATA E O BLOG DO TIQUIN publicaram até hoje é a pura verdade portanto nobre jornalista fique certo que faremos a denuncia se realmente isso vier a ocorrer nem que sejá preciso incomodar o MINISTRO DA EDUCAÇÃO.

Anônimo disse...

Barata, estou relendo 1968, o ano que nao acabou...